Classe elite do turismo nacional segue para a disputa em um local de provas técnico, sinuoso e desafiador no quesito ultrapassagem.
A Stock Car Pro Series está de volta neste final de semana (22 a 24) para realizar a segunda etapa da temporada, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas, uma Sprint de 30 min + 1 volta no sábado com grid invertido entre os 12 melhores no classificatório, e a principal, com 50 min + 1 volta de duração, no domingo.
A cidade de Mogi Guaçu, que figura no itinerário desde 2017, receberá a Stock Car duas vezes neste ano, já que a categoria também correrá na fazenda Velocitta no dia 30 de julho, durante a quinta prova do calendário.
Vale mencionar também que a Stock Car Pro Series dividirá a pista de Mogi Guaçu com a FIA Fórmula 4 Brasil, esta que realizará a abertura de sua terceira campanha desde a inauguração, em 2022.
Informações do circuito
O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas (4-D e 8-E), fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.
O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.
O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.
Novidades
Em uma aparição única nesta temporada, o campeão da Stock Series de 2022, Vitor Baptista, retorna a Stock Car neste final de semana. O piloto paulista de 25 anos correrá pela Scuderia Chiarelli no Toyota Corolla #120, ao lado de Sergio Jimenez.
Vitor já competiu em provas avulsas da categoria principal anteriormente: em 2019, ao estrear na Stock Car Pro como substituto de Átila Abreu na TMG Racing na segunda etapa, na rodada dupla de Interlagos, em 2020, e na corrida de duplas, também no Templo do Esporte a Motor no Brasil, em 2022, como convidado de seu irmão mais novo, Felipe Baptista.
Em entrevista, Vitor falou sobre suas expectativas para a sua reaparição no grid mais alto do automobilismo brasileiro. “Estou muito feliz e muito ansioso com essa etapa. Faz um ano que não sento profissionalmente em um carro, em uma corrida importante, em uma categoria importante. Então, estou feliz demais com a oportunidade, vindo do nosso título de 2022 na Stock Series, e também com a chance dada pela Scuderia Chiarelli para poder correr no Velocitta.
“É um autódromo que gosto muito, que me identifico demais. Já conquistei várias vitórias, em categorias diferentes. Sou grato demais pela oportunidade e quero aproveitar. Vamos trabalhar forte no pré-corrida, nos relatórios de dados, no simulador, analisar tudo o que precisamos para chegarmos preparados no fim de semana e, quem sabe, não vem um pódio para nós.”
O que esperar
Os Reis da Pista do grid atual no Autódromo Velocitta são Thiago Camilo e Ricardo Zonta, que possuem um total de três vitórias no circuito do interior paulista. Apesar do bom retrospecto, o ano não começou bem para os dois pilotos, já que não fizeram um bom fim de semana na etapa de abertura da temporada, em Goiânia.
Dentre os mencionados, Zonta é o principal favorito a ganhar mais uma no Velocitta, juntamente com o atual bicampeão, Gabriel Casagrande, Júlio Campos e Felipe Baptista, que demonstraram consistência na primeira prova.
Os últimos vencedores da corrida 1 e 2 em Mogi Guaçu foram os pilotos da Eurofarma RC, Daniel Serra e Ricardo Maurício, respectivamente. Essa seria uma ótima façanha para repetir neste final de semana, já que a equipe sofreu uma passagem dolorosa por Goiânia e se encontra no fundo da tabela de classificação, com Ricardo com apenas 30 pontos e Serra zerado.
Nova variável na pista
Com um histórico de provas conturbadas, bem disputadas e de vencedores que geralmente largam da pole position, a etapa no Velocitta promete ser acirrada como sempre, desde o classificatório. A ativação do Safety Car também é frequente e poderá ocorrer durante as duas disputas.
Um fator que irá apimentar ainda mais a competição entre os pilotos é a previsão de chuva para os dias de corrida, que elevará o risco de abandonos e de perda de pontos preciosos para o campeonato.
Devido a natureza sinuosa e os trechos estreitos do circuito, se a chuva confirmar presença durante o fim de semana, será um desafio enorme para os competidores manter o carro intacto e longe do gramado. Tudo isso aumenta ainda mais a chance de nomes inesperados completarem o top 3 final após a bandeira quadriculada e da classificação virar de cabeça para baixo.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Gabriel Casagrande, 111 pts
2º – Júlio Campos, 105
3º – Felipe Baptista, 94
4º – Lucas Foresti, 91
5º – Bruno Baptista, 87
6º – Felipe Massa, 82
7º – Rubens Barrichello, 82
8º – Rafael Suzuki, 80
9º – Guilherme Salas, 65
10º – Enzo Elias, 58
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 20ºC e máxima de 26ºC. Períodos de sol com muitas nuvens e 90% de possibilidade de chuva.
Sábado – Mínima de 18ºC e máxima de 25ºC. Céu nublado, com 40% de chance de chover.
Domingo – Mínima de 18ºC e máxima de 26ºC. Intervalos de sol entre nuvens, com 90% de chance de precipitação.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação do final de semana
Sexta-feira, 22 de março
08h00 – Stock Car Pro Series – Treino de Novatos
09h00 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 23 de março
11h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
15h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 24 de março
12h30 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
Transmissão
A segunda etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”