Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do apagar das luzes inicial da temporada.
A Fórmula 1 está de volta às pistas neste final de semana (28 de fevereiro a 2 de março), para realizar o Grande Prêmio do Bahrein, a etapa de abertura do calendário 2024 que acontecerá em Sakhir, área desértica ao sul do país asiático.
A 74ª campanha da categoria mais alta do automobilismo será histórica. Com o retorno do GP da China após quatro anos fora do itinerário, por conta de restrições de saúde e segurança contra o coronavírus, a F1 contará com um número recorde de corridas: 24 no total.
Além disso, há outras novidades, como o novo formato das Sprint Races e as recentes mudanças aplicadas no regulamento. Quanto ao grid de pilotos, nada mudou da campanha 2023 para cá. Todos os pilotos permanecem nas equipes pra quem correram no ano passado, algo inédito desde muito tempo.
O GP do Bahrein será a primeira de duas provas que acontecerão de quinta-feira a sábado, em respeito ao Ramadã, período sagrado para os muçulmanos em que os domingos são guardados. A segunda ocasião será na disputa seguinte, na Arábia Saudita, outro país de maioria muçulmana.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP barenho, em ordem decrescente da classificação final do campeonato de construtores de 2023. Saiba também as características do traçado, as informações técnicas sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.
Oracle Red Bull Racing
Max Verstappen #1: “Tivemos alguns bons dias de testes e aprendemos muito com o carro. É claro que não queremos nos precipitar e ainda precisamos ter certeza de que faremos tudo certo para ter um primeiro lugar no fim de semana. No geral, estou animado por começar a temporada e começar a correr novamente.”
Sergio Perez #11: “Finalmente chegou a hora de correr e estou realmente ansioso por este fim de semana. Tivemos uma performance sólida nos testes, maximizamos tudo o que podíamos e o carro estava muito bom, fiquei feliz com ele e sentimos que a confiabilidade está lá.
“Tomamos uma nova direção com o RB20 e estou animado para entrar no carro em um ambiente competitivo e ver como nos saímos. Não estou focando muito à frente, pois quero me sentir confortável com o carro e levar as coisas corrida a corrida. Espero que 2024 seja uma batalha acirrada entre as equipes, o que pode tornar as coisas divertidas.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Mercedes-AMG Petronas
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Uma nova temporada traz novas oportunidades e é emocionante iniciar uma nova campanha com todo o drama que ela inevitavelmente trará. Nosso principal objetivo até 2024 é, portanto, claro: criar uma plataforma consistente e estável.
“A Red Bull, como era de se esperar, parece estar na frente do pelotão. O grupo de perseguidores parece apertado. Em breve teremos uma ideia de onde nos posicionamos nisso, e a tarefa que temos pela frente é fechar a lacuna que nos separa deles.
“Os pilotos estão muito mais satisfeitos com o equilíbrio geral. A plataforma básica está funcionando como esperávamos. A comparações com nossas simulações parece ser precisa. Tudo isso é encorajador. Ao longo dessas duas primeiras corridas, teremos uma compreensão muito melhor do trabalho que realizamos.”
Scuderia Ferrari
Charles Leclerc #16: “No ano passado, o carro estava inconsistente em termos de desempenho, e não sabíamos como lidar com isso. Desta vez, identificamos as áreas onde precisamos melhorar e aquelas onde acreditamos que estamos em boa forma. Partimos de uma linha de base muito diferente e muito melhor do que na temporada passada.
“O rumo que tomamos na construção do SF-24 já estava estabelecido na parte final da última temporada, quando conseguimos fazer muitos progressos em termos de dirigibilidade, desempenho e consistência nas corridas.
“É por isso que espero que comecemos com a mesma hierarquia e posso contar com um nível que nos permita lutar pela vitória com mais frequência e aproveitar ao máximo qualquer oportunidade.”
Carlos Sainz #55: “Conseguimos um bom entendimento do SF-24, que parece ser um carro confiável. Na semana passada pudemos testar tudo o que planejamos fazer e nos sentimos prontos para a primeira corrida no Bahrein. Isso é uma grande melhoria em relação a onde estávamos no ano passado, quando tínhamos muitas dúvidas e questões que lutamos para responder.
“Considerando que estamos partindo de uma base mais sólida, acho lógico acreditar que podemos vencer mais do que na temporada passada. Isso significa mais pódios, mas espero que também signifique que estaremos na disputa por mais vitórias.”
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Depois que o SF-24 completou mais de sete distâncias de corrida durante os testes, quando todas as equipes correram de acordo com seus próprios programas, finalmente chegou a hora de todos mostrarem sua mão. A partir dos treinos livres de quinta-feira, começaremos a ter uma ideia da hierarquia e a ver os resultados do trabalho que nós e as outras equipes fizemos.
“Charles e Carlos se sentiram confortáveis ao volante do SF-24, que é exatamente o que pretendíamos alcançar ao projetá-lo. Enfrentamos os adversários difíceis de sempre e vamos adotar a mesma abordagem que adotamos na fase final da época passada. Não devemos ter medo de ousar se acreditamos que pode fazer a diferença no que diz respeito a desempenho.
“O carro parece competitivo, o Charles e o Carlos estão em ótima forma, o clima da equipe está bem focado e estamos determinados a conseguir um bom resultado.”
McLaren
Lando Norris #4: “Finalmente chegou a primeira corrida da temporada. Estou ansioso para começar minha sexta campanha na Fórmula 1 e com a equipe. Terminamos o campeonato de 2023 em alta, então esperamos manter o ritmo.
“Foi ótimo estar de volta ao volante de um carro de F1 na semana passada. Os testes com o MCL38 correram bem e aprendemos muito, mas sempre há algo a mais para nos acostumarmos em um carro novo. Agradeço à equipe pelo seu trabalho árduo em colocar o carro de 2024 na pista.”
Oscar Piastri #81: “Estou animado para começar a minha segunda temporada na Fórmula 1. É ótimo estar de volta ao carro e o MCL38 é bom. A semana passada nos testes foi produtiva. Aprendemos muito sobre o carro, mas é aí que realmente descobrimos como nos comparamos à concorrência.
“A equipe fez um trabalho fantástico durante o inverno e estamos todos muito felizes por voltar a correr. Creio que teremos uma temporada divertida pela frente.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Estamos ansiosos para voltar a correr. Na semana passada tivemos três dias produtivos de testes, e pudemos trabalhar com o MCL38 para otimizar o desempenho e não deixar surgir problemas de confiabilidade antes do fim de semana de corrida. Reunimos muitos dados antes do início da temporada aqui no Bahrein.
“A equipe trabalhou incansavelmente fora da temporada para construir o MCL38 e nos preparar para a primeira corrida do ano. Temos uma longa temporada pela frente e o nosso objetivo é continuar a construir a trajetória ascendente que estabelecemos em 2023.
“Tanto Lando quanto Oscar têm trabalhado em estreita colaboração com suas equipes de engenharia nos últimos meses e chegam nesta temporada preparados e prontos para dar tudo de si.
“Não estamos em posição de fazer quaisquer previsões sobre a nossa competitividade, uma vez que os testes são difíceis de ler, mas estamos empenhados em oferecer o nosso melhor desempenho em todos os aspectos das nossas operações.”
Aston Martin Aramco
Lance Stroll #18: Não comentou até o momento.
Fernando Alonso #14: Não comentou até o momento.
Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.
BWT Alpine
Esteban Ocon #31: “Depois de três dias intensos de testes pré-temporada e um longo inverno de treinos em preparação para a campanha 2024, estou ansioso para voltar ao volante. Mesmo sendo apenas testes, estive envolvido em algumas brigas roda a roda durante o final de uma das sessões, que viu vários carros em uma corrida de arrancada até a Curva 1. Foi divertido e aguçou meu apetite por mais.
“A sessão de testes no Bahrein foi extremamente valiosa e aprendemos muito sobre o A524. O carro melhorou do primeiro ao último dia de testes, por isso esperamos ver melhorias semelhantes ao longo do fim de semana de corrida. Sabemos no que estamos trabalhando e devemos extrair o máximo do nosso pacote para nos dar a melhor chance possível de sair com algo ao final da primeira etapa.
“É difícil avaliar a hierarquia após um cronograma de testes tão curto, com equipes executando diferentes programas e cargas de combustível. Nós apenas nos concentramos em nós mesmos e coletamos o máximo de dados possível.”
Pierre Gasly #10: “O início de uma temporada de Fórmula 1 é sempre uma sensação única. Estou sempre muito animado com isso, pois é quando toda a conversa e expectativa param e nós simplesmente entramos na pista e corremos mais uma vez. Estou em ótima forma física e mental. Tive um período de entressafra fantástico e me sinto pronto para o desafio da temporada de 24 corridas em meu segundo ano com a Alpine.
“Bahrein é uma ótima pista. Existem várias oportunidades de ultrapassagem, por isso é emocionante. No ano passado, marquei pontos depois de um desempenho muito forte no domingo na minha primeira corrida pela Alpine. Veremos como o fim de semana de corrida se desenrola desta vez. Estou ansioso para alinhar no grid mais uma vez e correr.”
Bruno Farmin (chefe de equipe): “Estamos ansiosos pelo início da temporada no Bahrein neste fim de semana. Tivemos um teste produtivo de três dias aqui na semana passada, onde aprendemos mais sobre o A524. Aceitar os desafios faz parte das corridas de Fórmula 1 e é importante que todos nós nos esforcemos muito para desenvolver o A524 nas próximas semanas e meses.
“O carro tem uma boa base, que podemos e iremos desenvolver ao longo da temporada. Fiquei muito satisfeito em ver a união da equipe nas últimas semanas e meses para atingir vários marcos, que culminaram com o carro na pista na semana passada. E é esse trabalho árduo que continuará para que possamos continuar progredindo.”
Williams Racing
Alex Albon #23: “Não tivemos um teste pré-temporada fácil, mas fizemos progressos. Ainda há trabalho a fazer para maximizar o carro que temos. Estes poucos dias entre o teste e a corrida foram gastos na compreensão do pacote e especialmente nas áreas em que precisamos trabalhar. Iremos para o TL1 com algumas ideias novas e tentaremos maximizar o fim de semana da melhor forma possível.”
Logan Sargeant #2: “Desde os testes, estou ansioso para voltar ao FW46 e finalmente correr pela primeira vez nesta temporada. É claro que todos teriam gostado de mais dias de testes, mas como equipe maximizamos os três dias da melhor maneira possível, progredindo na direção certa.
“Vamos tentar aproveitar o que aprendemos durante os testes e colocar o carro numa boa janela antes da qualificação. Espero que possamos começar a temporada com um fim de semana positivo para a equipe.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Visa Cash App RB
Yuki Tsunoda #22: “Estamos prestes a correr depois de três dias sólidos de testes para nós, embora, com todas as equipes a executar programas diferentes, não possamos dizer onde estamos em termos de desempenho. Passamos o tempo trabalhando na compreensão do carro.
“O trabalho que fizemos foi de alta qualidade; completamos muitas voltas de forma confiável e alcançamos o que nos propusemos a fazer sem grandes problemas, o que é ótimo. Foi muito produtivo e obtivemos respostas em muitas áreas onde tínhamos dúvidas.
“Eu não diria que demos um grande passo em comparação com a última corrida e o último teste de 2023 em Abu Dhabi, mas isso se deve em parte porque trouxemos atualizações para lá que já estavam voltadas para 2024. Há muitas áreas que podemos explorar com este carro e o nosso principal objetivo aqui será extrair dele o máximo de desempenho possível.”
Daniel Ricciardo #3: “Finalmente é hora de voltar a correr. Mal posso esperar para ser honesto. Ao contrário do ano passado, desta vez foi bom ter feito uma pré-época adequada. Depois de 2022, precisei daquela folga, então foi ótimo saltar no meio da temporada, mas em termos de estar totalmente preparado, este ano foi a melhor maneira de me preparar.
“Como todo mundo, só tive algumas horas de testes no carro deste ano. É natural que um carro novo seja uma melhoria em relação ao anterior, mas o que conta é a nossa posição em comparação com todos os outros. Passamos muitas horas estudando todos os dados dos três dias na pista, para sabermos o que queremos fazer assim que entrarmos nos Treinos Livres.
“Gosto do Bahrein, é uma pista bonita e um bom lugar para começar a temporada. É bastante desafiador, especialmente para os pneus traseiros, pois a pista é muito acidentada. Tive bons momentos lá, nunca subi no pódio, mas marquei muitos pontos.”
Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.
Stake Kick Sauber
Valtteri Bottas #77: “Estou realmente ansioso para voltar às corridas: não há nenhuma sensação assim e nenhuma quantidade de testes chegará perto do que você experimenta nas batalhas roda a roda. Acreditamos que a hierarquia no grid estará muito próxima mais uma vez, e estamos cientes de que precisaremos extrair o máximo de tudo.”
Guanyu Zhou #24: “Finalmente chegou a hora de correr novamente e mal consigo conter minha empolgação. É disso que se trata o automobilismo, e há algo ainda mais especial na primeira corrida da temporada, numa grande pista sob os holofotes. Tenho ótimas lembranças do Bahrein, da minha primeira corrida na F1, e sempre me dá um sorriso voltar ao grid aqui.
“Estamos felizes com o que alcançamos nos testes, embora saibamos que é apenas o começo de um longo caminho. Temos que continuar melhorando, não apenas aqui neste fim de semana, mas em todas as corridas que temos pela frente: se fizermos isso, poderemos nos divertir muito na batalha com nossos concorrentes. Cada sessão é uma oportunidade e temos que aproveitar ao máximo todas elas.”
Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “O início de uma nova temporada é sempre um momento importante e cheio de expectativa: é o culminar de meses de esforço coletivo de todos na equipe e a primeira vez que conseguimos um confronto significativo com os nossos rivais. Estamos satisfeitos com o trabalho que fizemos durante o inverno e nos testes: atingimos todos os nossos objetivos durante os três dias de pista, sem problemas significativos.
“Agora temos uma base sólida e tudo dependerá do que construiremos sobre ela. Precisamos continuar progredindo, trazer atualizações que nos permitam avançar e maximizar tudo o que pudermos em cada sessão. Também precisamos estar conscientes da longa temporada que nos espera; cada sessão, cada fim de semana de corrida pode ser aquele que oferece a melhor oportunidade de pontuar bem.”
MoneyGram Haas
Kevin Magnussen #20: “Podemos ficar felizes com os testes. O objetivo era trabalhar em corridas longas com alto consumo de combustível, coisas relacionadas às corridas, abordando nosso principal problema do ano passado, e acho que fizemos progressos. Não quero criar expectativas; penso que ainda temos muito trabalho a fazer, mas chegamos a algum lugar com o trabalho que fizemos durante esse período.
“O Bahrein é um circuito complicado, especialmente para os pneus traseiros e a degradação dos compostos é normalmente bastante elevada, por isso, conseguir preservar os pneus aqui é um bom sinal. A gestão dos pneus não é fácil, por isso é um bom lugar para testarmos esse quesito. Estou ansioso para ver onde estaremos na corrida, esse é sempre o teste final para ver se progredimos ou não. Todos estão de bom humor, e há um clima muito bom na equipe que eu não sentia há algum tempo.”
Nico Hulkenberg #27: “No geral, os testes pré-temporada foram bons e positivos. É sempre difícil, não quero ficar muito esperançoso, mas definitivamente melhoramos em certas áreas onde estávamos com dificuldades em 2023. É bom ver e sentir isso, mas era muito necessário.
“É muito cedo para dizer onde estamos em termos de hierarquia, mas foram dias divertidos e bem-sucedidos do ponto de vista da execução dos testes e da confiabilidade. Estou ansioso para começar a temporada e curioso para ver como tudo vai se desenrolar neste fim de semana.”
Ayao Komatsu (chefe de equipe): “Após a semana dos testes pré-temporada, acho que alcançamos nosso objetivo original de compreender o desempenho dos pneus, orientando a equipe de aerodinâmica para o plano de desenvolvimento futuro e, em seguida, aprovando o desempenho e a confiabilidade da qualificação. Acho que a maneira como trabalhamos durante os testes, focando primeiro no desempenho da corrida e depois na qualificação, é a que continuaremos a fazer.
“Portanto, no TL1, TL2 e TL3, não vamos jogar fora o que aprendemos aqui, temos as bases fundamentais aqui, então a próxima semana será mais sobre ajustes e talvez conseguir um melhor compromisso entre A qualificação e a corrida. No ano passado, conseguimos qualificar-nos em 8º, mas sabíamos que não correríamos lá, por isso podemos ajustar isso.
“Para mim, é bom testar em um local tão difícil como o Bahrein. Se olharmos para o ano passado, a parte traseira foi o nosso ponto fraco no VF-23, então prefiro expor isso aqui se tivermos um problema, e depois ajustar à medida que avançamos para outras pistas.”
Detalhes do circuito
O Circuito Internacional do Bahrein possui 5.412 km de extensão, 15 curvas (9-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 2004 e tem como principal característica a predominância de curvas de baixa e média velocidade, que exigem dos pilotos uma melhor estratégia nas frenagens e retomadas.
O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence ao ex-piloto Pedro de la Rosa, que cravou 1:31.447 com a McLaren durante a temporada 2005. Assim como no ano passado, a pista oferecerá três zonas de abertura de asa (DRS).
Por ser localizado no deserto, o maior desafio para as equipes nessa pista será lidar com a areia, fator que afeta a aderência e traz um maior desgaste para os pneus. Confira abaixo como é uma volta no traçado barenho, através do simulador/game F1 22.
O circuito do Bahrein também costuma ser uma dor de cabeça para os pilotos por conta das regras de limites de pista, que são rigorosas e responsáveis por deletarem vários tempos de volta durante a classificação.
O último vencedor nessa pista é Max Verstappen, que largou na pole, liderou a corrida de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente do parceiro de equipe, Sergio Perez, e de Fernando Alonso.
Informações sobre os pneus
O conjunto de pneus C1, C2 e C3 funcionam nesta pista particularmente abrasiva, onde tração e estabilidade de frenagem são fundamentais para o desempenho, tanto em voltas rápidas quanto em stints mais longos.
A evolução do circuito é limitado, com a temperatura sendo a maior influência: duas das três sessões de treinos livres acontecem no calor do dia, dificultando obter uma leitura representativa dos dados de corrida.
Outro fator que muitas vezes afeta os carros é o vento, que pode jogar areia na pista e tornar o equilíbrio imprevisível. A degradação térmica será significativa e pode ter um impacto decisivo no desempenho de corrida, enquanto o desgaste geralmente é limitado.
No ano passado, duas paradas utilizando o C1 e o C3 foram a estratégia preferida, com o C2 utilizado apenas pela equipe McLaren.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Quinta-feira:
Mínima de 15°C e Máxima de 20°C. Tempo aberto, ensolarado.
Sexta:
Mínima 15°C e Máxima 21°C. Tempo aberto, ensolarado.
Sábado:
Mínima de 16°C e Máxima de 21°C. Céu nublado, sem chuva.
Fonte: www.weather.com
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo sábado, ao meio-dia (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”