Saiba o que a nova campanha da categoria elétrica traz de novidade para os seus fãs, além do que rolou nos testes pré-temporada em Valência.
A Fórmula E está de volta nesse fim de semana (12 e 13) para dar o apagar das luzes inicial da temporada 2023/2024 com o E-Prix da Cidade do México, que acontecerá no Autódromo Hermanos Rodríguez, o único circuito fixo da programação.
Este ano traz mudanças quanto ao grid de equipes e pilotos, a inauguração de novos locais de prova e o retorno de outros. Confira abaixo tudo o que a campanha 2023/2024 da F-E reserva para os fãs da velocidade e da mobilidade elétrica.
Calendário
A temporada 10 da Fórmula E contará com um total de 16 etapas. A prova de abertura da rodada 2023/2024 será o E-Prix da Cidade do México, já nesse fim de semana. Vale lembrar que o país da América do Norte sediará a disputa inicial da série pela segunda vez, de forma consecutiva.
Duas semanas depois, ocorrerá a rodada dupla do E-Prix de Diriyah, na Arábia Saudita, com uma corrida na sexta-feira (26) e outra no sábado (27). Programado inicialmente para o dia 10 de fevereiro, o E-Prix de Hyderabad, na Índia, que estreou na temporada anterior, foi cancelado oficialmente, devido a problemas na negociação com o governo local.
Quase dois meses à frente, a F-E retorna ao Brasil para realizar o E-Prix de São Paulo, que acontecerá no dia 16 de março, no Sambódromo do Anhembi. Importante destacar que o evento em território brasileiro precederá a inauguração de duas provas da classe elétrica.
A primeira é o E-Prix de Tóquio, no Japão, previsto para o dia 30 de março, enquanto a segunda, nos dias 13 e 14 de abril, é o E-Prix de Misano, na Itália, que estreará em forma de rodada dupla, com duas corridas no mesmo final de semana. Como a última atividade da Fórmula E no mês de abril, o glamoroso E-Prix de Mônaco tomará lugar no dia 27.
No mês de maio (11 e 12), acontecerá o tradicional E-Prix duplo de Berlim, na Alemanha, antes do retorno de um país que ficou de fora do calendário da F-E por quatro temporadas: a China. Nos dias 25 e 26, será a estreia do E-Prix de Xangai, composto por duas corridas. Vale mencionar que Xangai será a quarta cidade chinesa a sediar uma disputa da Fórmula E, depois de Beijing, Hong Kong e Sanya.
Em junho (29 e 30), ocorrerá apenas a segunda edição do E-Prix de Portland, nos Estados Unidos, que, dessa vez, a prova em território americano se apresentará em forma de rodada dupla. Por fim, no mês de julho, o E-Prix duplo de Londres, na Inglaterra, encerrará com chave de ouro a campanha 2023/2024 da F-E.
Equipes e pilotos
Para a temporada 10, estão inscritas 11 equipes e 22 pilotos no grid da Fórmula E. A seguir, conheça os competidores, em ordem alfabética de escuderias.
ABT CUPRA
Após o seu retorno à categoria elétrica ano passado, a ABT, que ficou ausente do grid da F-E em apenas uma temporada (2021/2022), renovou o contrato do piloto suíço, Nico Müller, mas não o de Robin Frijns.
A equipe com sede em Kempten, na Alemanha, decidiu trazer de volta um piloto campeão: Lucas Di Grassi, este que correu e conquistou o campeonato de pilotos da rodada 2016/2017 pela ABT, quando a equipe ainda se chamava Audi Sport ABT Schaeffler.
Número dos pilotos:
Lucas Di Grassi – #11
Nico Müller – #51
Andretti
Assim como a equipe mencionada acima, a Andretti também não quis seguir com a mesma dupla de pilotos para este ano, mas optou por manter a escolha mais óbvia em seu line-up: o atual campeão, Jake Dennis.
O britânico de 28 anos segue para a sua quarta temporada na escuderia americana, enquanto André Lotterer deixou a equipe e agora se junta a David Beckmann como piloto reserva e de testes da TAG Heuer Porsche. Essa será a primeira vez que Lotterer ficará de fora do grid titular da Fórmula E, após competir em todas as temporadas até 2022/2023.
Para o lugar de Lotterer, a Andretti contratou o francês Norman Nato, que estreou na classe pela Venturi, na rodada 2020/2021, ficou de fora do grid titular no ano seguinte e voltou à F-E na temporada passada, como parceiro de Sacha Fenestraz na Nissan.
Número dos pilotos:
Jake Dennis – #1
Norman Nato – #17
DS PENSKE
A DS PENSKE chega à décima campanha da Fórmula E com um line-up inalterado para este ano, ao manter os pilotos campeões, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne em sua formação. Essa foi uma atitude esperada, pois tanto Vergne quanto Vandoorne entregaram bons resultados para a escuderia francesa.
Em 2022/2023, a dupla garantiu o quinto lugar na classificação final de equipes para a antiga Dragon Racing (que passou as últimas sete temporadas na lanterna), enquanto Vergne levou a escuderia a ocupar o pódio três vezes na temporada.
Número dos pilotos:
Jean-Éric Vergne – #25
Stoffel Vandoorne – #2
Envision Racing
Para este ano, a atual vencedora do campeonato de equipes, Envision Racing, renovou o contrato do campeão da temporada 2015/2016, Sébastien Buemi, e, com a “promoção” de Nick Cassidy à escuderia principal da Jaguar, contratou de volta Robin Frijns.
Assim, a dupla experiente Buemi e Frijns correrá junta pela primeira vez na Fórmula E, mas isso será um desafio para Sébastien. O suíço precisa superar o novo parceiro na Envision, este que sempre obteve excelentes resultados no carro da equipe britânica.
Número dos pilotos:
Robin Frijns – #4
Sébastien Buemi – #16
ERT
Devido ao fim da parceria com a montadora chinesa NIO após sete temporadas consecutivas, a antiga NIO 333 mudou completamente a sua identidade visual. A equipe com sede na China passa a se chamar ERT e a produzir os próprios trens-de-força de seus carros.
Apesar da mudança radical, a escuderia manteve a mesma formação de pilotos do ano passado. O brasileiro Sergio Sette Camara e o britânico Dan Ticktum seguem na escalação titular, ao tirarem a equipe das duas últimas posições do grid, onde estava de 2018/2019 a 2021/2022.
Número dos pilotos:
Dan Ticktum – #33
Sergio Sette Camara – #3
Jaguar TCS Racing
Ao vir de uma temporada de altos e baixos mas de sucesso no final, a atual vice-campeã, Jaguar TCS Racing, manteve Mitch Evans no line-up e decidiu contratar o vice-campeão do ano passado, Nick Cassidy.
O novo integrante da escuderia britânica correu na Envision (equipe cliente da Jaguar) nas últimas três temporadas, e assume o lugar de Sam Bird. Ao possuir Evans e Cassidy em sua escalação, a Jaguar promete ser uma das maiores forças neste ano, já que os dois pilotos conquistaram tanto vitórias quanto pódios em 2022/2023.
Número dos pilotos:
Mitch Evans – #9
Nick Cassidy – #37
Mahindra Racing
A Mahindra Racing é uma das únicas escuderias a chegar com um line-up de pilotos totalmente novo para a décima temporada da Fórmula E. A equipe indiana puxou o suíço Edoardo Mortara da Maserati MSG Racing e contratou o ex-Fórmula 1 e campeão da rodada 2020/2021, Nyck De Vries.
Ao concluir a campanha anterior em penúltimo lugar na classificação, a Mahindra precisou de uma revitalização em seu line-up e viu como uma solução combinar a experiência de Mortara com o histórico vitorioso de De Vries na categoria elétrica.
Número dos pilotos:
Edoardo Mortara – #48
Nyck De Vries – #21
Maserati MSG Racing
Após um retorno positivo ao mundo das corridas no ano passado, a Maserati disputará a sua segunda temporada na F-E com 50% de seu grid titular renovado. Enquanto Max Günther segue na equipe monegasca depois de conquistar vitória e pódios, o ex-piloto de Fórmula 2, Jehan Daruvala, faz a sua estreia na classe eletrificada da FIA.
Daruvala passou boa parte de sua carreira recente em monopostos, ao competir na Fórmula 3 e em quatro temporadas da F2, onde acumulou 4 vitórias e 19 pódios. Vale mencionar que Jehan deixou o Programa de Pilotos da Red Bull no final de 2023, justamente para se unir à Maserati na Fórmula E.
Número dos pilotos:
Jehan Daruvala – #18
Maximilian Günther – #7
NEOM McLaren
Outra equipe que mudou apenas um integrante de sua escalação titular para a nova temporada foi a McLaren. A escuderia britânica manteve Jake Hughes, mas chamou o conterrâneo experiente, Sam Bird, para ocupar o lugar do tricampeão de DTM, René Rast.
Após duas temporadas completas na Fórmula E (2020/2021 e 2022/2023) e conquistar o único pódio da McLaren no ano de estreia da escuderia na classe, o automobilista alemão deixou a equipe com apenas a finalização no top 3 em Diriyah como bom retrospecto. Rast ficou fora da zona de pontos nas últimas 10 etapas da campanha anterior e foi superado pelo estreante Jake Hughes no campeonato de pilotos.
Devido ao fraco desempenho de René, a McLaren contratou Bird para trazer experiência e resultados consistentes para a equipe, com o objetivo de terminar a rodada deste ano longe do grupo de fundo do grid, já que finalizou 2022/2023 na oitava posição na tabela de equipes.
Número dos pilotos:
Jake Hughes – #5
Sam Bird – #8
Nissan
Assim como a ABT, a Nissan manteve o piloto que entregou o que precisava e trouxe de volta um piloto que fez sucesso na escuderia anteriormente. Enquanto Sacha Fenestraz permaneceu no line-up para este ano, Oliver Rowland retorna a equipe para quem correu de 2018/2019 a 2020/2021.
Rowland possui um bom histórico na Nissan, ao conquistar vitórias, pódios e outros grandes resultados para a equipe francesa. Esse bom histórico do piloto britânico poderá se repetir neste ano, mas Fenestraz também pode surpreender em sua segunda temporada como titular na Fórmula E.
Número dos pilotos:
Sacha Fenestraz – #23
Oliver Rowland – #22
TAG Heuer Porsche
Em sua quinta campanha na Fórmula E, a TAG Heuer Porsche competirá neste ano com os mesmos pilotos titulares de 2023: Pascal Wehrlein e António Félix da Costa. Uma das mais equilibradas da temporada anterior, a dupla conquistou um total de 4 vitórias e 3 pódios.
Apesar dos triunfos, a equipe alemã ficou longe de alcançar o seu principal objetivo: vencer o campeonato de pilotos e o de equipes, já que Jake Dennis com a Andretti (cliente da Porsche), apresentaram um desempenho mais forte e consistente.
Assim, a permanência no line-up é mais uma chance que Pascal e António tem para brigarem de forma mais consistente pelos dois canecos da Fórmula E.
Número dos pilotos:
Pascal Wehrlein – #94
António Félix da Costa – #13
Resumo dos testes pré-temporada em Valência
Entre os dias 23 a 27 de outubro, a Fórmula E realizou os testes pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, local de provas que já recebeu um E-Prix da categoria elétrica, na rodada 2020/2021.
Depois de 4.960 voltas e 16.745 km percorridos, a equipe que mais se destacou foi a Jaguar, que foi a mais rápida nos testes com seus dois carros, com Mitch Evans no topo da tabela geral, com o tempo de 1:24.474s, seguido do novo parceiro de equipe, Nick Cassidy, atrás por apenas 0.457s. Curiosamente, António Félix da Costa cravou o mesmo tempo mais rápido de Cassidy.
Importante lembrar que os trens-de-força da montadora com sede em Coventry (Inglaterra) apresentaram uma evolução de desempenho bem promissora no ano passado. Diante desse fato e do resultado geral dos testes em Valência, a Jaguar TCS Racing é a principal favorita ao título de 2023/2024, seguida da TAG Heuer Porsche e da Envision Racing.
Quanto às equipes dos brasileiros, a ERT de Sergio Sette Camara terminou em último lugar na tabela, enquanto a ABT CUPRA com Lucas Di Grassi também mostrou um desempenho ruim, ao ficar longe do top 10.
Transmissão
A décima temporada da Fórmula E terá transmissão ao vivo pelo canal BandSports na TV e, no streaming, pelo BandPlay.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”