Início Fórmula e FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix da Cidade do México –...

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix da Cidade do México – 2024

386
(Foto: Andrew Ferraro)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar do apagar das luzes inicial da décima temporada da classe.

A Fórmula E retorna às pistas nesse final de semana (12 e 13) para realizar o E-Prix da Cidade do México, a etapa de abertura da temporada 2023/2024, que acontecerá no clássico Autódromo Hermanos Rodríguez, na capital do país da América do Norte.

O México está presente no itinerário da categoria elétrica desde a segunda rodada (2015/2016), e é o terceiro país que mais sediou corridas da F-E com 8 (7 na Cidade do México e 1 em Puebla), atrás apenas da Alemanha (16), e dos Estados Unidos (13).

A primeira etapa da temporada 10 da Fórmula E ocorrerá na configuração de circuito mais recente do Autódromo Hermanos Rodríguez, que estreou na temporada passada e é a quarta variação de pista utilizada pela classe totalmente eletrificada da FIA até o momento.

Layout do circuito mexicano
(Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O traçado exclusivo da Fórmula E no Autódromo Hermanos Rodríguez possui 2.630 km de extensão, 19 curvas (12-D e 7-E) e fluxo no sentido horário. A prova terá um total de 36 voltas, o equivalente a uma distância percorrida de 94.680 km.

O circuito apresenta como características principais zonas predominantes de alta velocidade, com setores de média e baixa. Um fato curioso é que as curvas mais rápidas, 2 e 10, lembram curvas presentes nas pistas ovais utilizadas pela NASCAR e IndyCar (Fórmula Indy).

O Modo Ataque ficará localizado na curva 15, área da icônica seção Foro Sol, que é cercado por arquibancadas e a seção mais icônica do local de provas. A seção mais comum de uso do boost extra de potência pelos pilotos é a reta principal, a mais longa do traçado.

O trecho mais desafiador para os competidores é a sequência das curvas 9 e 10: a primeira parte exige uma frenagem forte, seguida de uma curva fechada em cotovelo, que não oferece margem para erros.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway)

Lucas Di Grassi #11 (ABT CUPRA): “O México é um lugar especial para mim, então será legal começar minha décima temporada justamente aqui. O público daqui ama as corridas, e o calor humano me faz sentir como se estivesse em casa, no Brasil.

“Voltar a competir pela ABT, que é minha base original na F-E, me diz que 2024 vai ser uma temporada de coisas muito positivas. É muito bom voltarmos a trabalhar juntos.”

Sergio Sette Camara (Foto: ERT Formula E Team/Divulgação)

Sergio Sette Camara #3 (ERT): “Enfim chegamos na primeira corrida da temporada no México. Essa é uma pista bem diferente das outras do campeonato. Assim como Monaco, corremos em um circuito que a Fórmula 1 também corre, mas, enquanto em Monte Carlo corremos no mesmo layout, aqui no Autódromo Hermanos Rodríguez utilizamos um traçado reduzido.

“O ar é bem rarefeito, e isso significa que o vácuo não faz muita diferença nas disputas. O setor 3 é bem especial, já que passamos por dentro das arquibancadas e realmente nos sentimos abraçados pela torcida.

“Ano passado, o carro apresentou uma boa performance aqui no México; esperamos conseguir obter um desempenho melhor desta vez e daremos tudo de nós neste final de semana.”

O que esperar do E-Prix no México
(Foto: Sam Bloxham)

Ano passado, a prova na Cidade do México foi cheia de ação: batalhas próximas devido ao ar rarefeito, vários abandonos por conta de batidas e falhas técnicas (total de 5), intervenção de Safety Car e bandeiras amarelas.

Tudo isso pode acontecer novamente neste fim de semana, devido a pista apresentar seções bem diversificadas. Completar todas as 36 voltas sem contatos com o muro ou com outros competidores é um grande desafio para os pilotos.

Na temporada anterior, o atual campeão, Jake Dennis, largou em segundo e levou a melhor em território mexicano, seguido de Pascal Wehrlein e do brasileiro Lucas Di Grassi, que largou na pole e obteve o melhor resultado da Mahindra em 2023.

Com a ascenção dos trens-de-força da Jaguar do final da rodada 2022/2023 até os testes pré-temporada, a equipe Jaguar TCS Racing e sua cliente, Ensivison Racing, são as principais favoritas à vitória no México.

Apesar disso, a TAG Heuer Porsche e a Andretti também tem chances de vencer a primeira corrida deste ano, já que os motores da Porsche também apresentaram um bom desempenho até aqui.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá o E-Prix da Cidade do México de Fórmula E ao vivo, neste sábado, a partir de 16h30, de acordo com o horário de Brasília.