Confira as principais informações da prova final da classe de resistência que decidirá os três títulos restantes deste ano.
Nesse final de semana (2 a 4 de novembro), o World Endurance Championship (WEC) realizará as 8 Horas do Bahrein, a sétima e última disputa do calendário 2023 que acontecerá no Circuito Internacional do Bahrein, localizado em Manama, capital do país do Oriente Médio.
A etapa no deserto de Sakhir é uma das mais antigas do WEC e figura no itinerário desde 2012, ano de estreia da categoria. A única rodada em que o Bahrein deixou de receber o Mundial de Endurance foi em 2018/2019, na chamada ‘Super Temporada’.
Quanto a duração, o evento no circuito bahreinita contou com competições de 6 horas em sete ocasiões: de 2012 a 2017 e, depois, em 2021, quando houve duas passagens consecutivas pelo país, com uma prova de 6 horas e, na semana seguinte, a inauguração das 8 horas do Bahrein.
Detalhes do grid
Segundo o Entry List, 36 carros participarão da final no Oriente Médio: 12 da divisão principal (Hypercar), 11 da LMP2 e 13 da LMGTE Am. Quanto aos brasileiros, estão confirmados apenas André Negrão (Alpine Elf/LMP2), Pietro Fittipaldi (JOTA/LMP2) e Daniel Serra (Kessel Racing/LMGTE Am).
O piloto paulista da Floyd Vanwall Racing de Hypercar, João Paulo de Oliveira, não estará presente no encerramento da campanha 2023 do WEC, devido a compromissos com a série de carros turismo Super GT, e será substituído pelo australiano Ryan Briscoe. Enquanto isso, Nico Müller, que ficou de fora das 6 Horas de Fuji por conta de uma lesão, retornará ao hipercarro 9X8 #94 da Peugeot Sport neste final de semana.
Abaixo, confira as principais informações sobre a corrida que fecha com chave de ouro a 11ª temporada do Campeonato Mundial de Endurance, como as características do traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros participantes, a lista de inscritos para o Teste de novatos e o Balanço de Performance (BOP) na Hypercar.
Características do circuito
O Circuito Internacional do Bahrein possui 5.412 km de extensão, 15 curvas (9-D e 6-E), sentido anti-horário e setores predominantes de média e baixa velocidade, com duas zonas de alta. As principais características do circuito são curvas técnicas de ângulos variados e superfície com presença de areia, fator que eleva o desgaste de pneus.
O trecho mais desafiador para os competidores é a sequências das curvas 9 e 10. Quando conectadas, se apresentam em forma de declive e com apex duplo, uma seção exigente quanto a linha de corrida e que não abre possibilidades para ultrapassagem, por ser estreita.
Ao todo, 48% do percurso no Circuito Internacional do Bahrein é feito com o acelerador totalmente pressionado. A zona que gera velocidades mais altas é a reta dos boxes, a primeira de três áreas disponíveis para o ganho de posições durante a volta.
Vencedores da etapa em 2022
Ano passado, a Toyota Gazoo Racing Europe de Hypercar dominou a etapa final da temporada. A equipe japonesa garantiu a sexta vitória consecutiva no Bahrein, com uma dobradinha 1-2 formada pelo GR010 #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e de José María López seguido do pole sitter #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e de Ryo Hirakawa. O A480 #36 da Alpine de André Negrão, Nicolas Lapierre e de Matthieu Vaxiviere completou o top 3.
Na LMP2, a escuderia WRT com o Oreca Gibson 07 #31 foi a vencedora com o trio de pilotos Sean Gelael, Robin Frijns e René Rast. Logo atrás vieram o #23 da United Autosports com Alex Lynn, Oliver Jarvis e Joshua Pierson, e o #38 da JOTA de Roberto Gonzalez, António Félix da Costa e William Stevens.
Na divisão LMGTE Am, a Project 1 ocupou as posições mais altas do pódio, com o Porsche 911 RSR – 19 #46 de Matteo Cairoli, Mikkel Pedersen e de Nicolas Leutwiler, logo à frente do atual #56 guiado pelo trio PJ Hyett, Gunnar Jeannette e Ben Barnicoat. A P3 ficou com o trio da Ferrari 488 GTE Evo #85 da equipe feminina Iron Dames, formado por Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy.
Expectativas dos pilotos brasileiros
Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): “Vamos ao Bahrein neste final de semana para o encerramento da temporada do WEC. É um lugar que eu tenho um carinho especial, já que fiz lá meu primeiro GP de Fórmula 1.
“Sobre o final de semana, o carro é rápido e temos mostrado bons desempenhos ao longo do ano, então a expectativa é positiva. Vamos batalhar para terminar a última etapa do campeonato no pódio.”
André Negrão (Alpine ELF LMP2 #35): “No Bahrein tem de tudo: retas longas, curvas fechadas, curvas amplas, subidas, descidas. O desgaste. dos pneus é grande, pois andamos com o pé no fundo em metade da corrida. Em compensação, é um circuito que oferece boas oportunidades de ultrapassagem.
“Como a corrida começa à tarde e acaba à noite, temos que estar preparados também para essa mudança climática radical.”
Daniel Serra (Kessel Racing #57): “As 8 Horas do Bahrein é a última etapa do ano e marca a despedida da Ferrari 488 GTE, que não será mais utilizada a partir de 2024.
“O circuito do Bahrein é um local de provas muito quente, com um desgaste alto de pneus, devido a pista abrasiva. Temos muitas coisas para testar durante os treinos e entender pensando nessa longa corrida.
“Eu não participo do WEC desde Monza, então estou feliz por estar de volta e ansioso pra ir para ver como o carro vai se comportar. Gosto do circuito e espero ir bem aqui.”
Novidades
O Teste de Novatos
No dia seguinte as 8 Horas do Bahrein (5 de novembro), ocorrerá o Teste de Novatos do WEC, um dia exclusivamente dedicado a pilotos estreantes que desejam uma vaga como titular na próxima temporada.
O teste será dividido em duas partes: duas horas de treinos livres pela manhã e uma corrida de três horas à tarde. Abaixo, confira a lista de inscritos para o Teste de Novatos do Campeonato Mundial de Endurance, no formato carro, equipe e pilotos participantes:
Hypercar
GR010 Hybrid LMH #7 (Toyota Gazoo Racing Europe) – Josh Pierson, Jack Hawksworth e Ben Barnicot, acompanhados pelo titular José María López;
499P LMH #51 (Ferrari AF Corse) – Lilou Wadoux e Robert Shwartzman;
V-Series R LMDh #2 (Cadillac Racing) – Nicolas Varrone e Kyffin Simpson;
963 LMDh #5 (Porsche Penske Motorsport) – Thomas Preining;
9X8 LMH #93 (Peugeot Sport) – Stoffel Vandoorne e Mikkel Jensen;
9X8 LMH #94 (Peugeot Sport) – Stoffel Vandoorne e Malthe Jakobsen;
Vandervell 680 LMH #4 (Floyd Vanwall Racing) – Job van Uitert, acompanhado pelo titular Esteban Guerrieri;
963 LMDh #38 (Hertz Team JOTA) – Pietro Fittipaldi;
963 LMDh #99 (Proton Competition) – Rene Binder e Julien Andlauer;
LMP2 (carro padrão, Oreca 07-Gibson)
#9 (Prema Racing) – PJ Hyett, Paul-Loup Chatin e Harry Tincknell;
#34 (Inter Europol Competition) – Clement Novolak;
#23 (United Autosports) – Daniel Schneider (piloto brasileiro);
#28 (JOTA) – a confirmar;
#41 (WRT) – Valentino Rossi (heptacampeão de MotoGP).
LMGTE Am
C8 R #33 (Corvette Racing) – Antoine Doquin acompanhado pelo titular Nicky Catsburg;
Ferrari 488 GTE Evo #21 (AF Corse) – Christoph Ulrich;
Ferrari 488 GTE Evo #54 (AF Corse) – Nicola Marinangeli;
Ferrari 488 GTE Evo #83 (Richard Mille AF Corse) – Lorenzo Patrese.
Fim das divisões LMP2 e LMGTE Am
A final da temporada 2023 no Circuito Internacional do Bahrein marcará a despedida das divisões LMP2 e LMGTE Am do grid do WEC, como parte de uma reestruturação na classe mais alta de corridas de resistência da FIA.
A partir do ano que vem, a categoria de protótipos menos potentes será descontinuada, para dar lugar à várias equipes e montadoras que competirão na LMGT3, a especificação de carros turismo que substituirá a atual LMGTE Am.
BOP para a prova
Desta vez, haverá um Balanço de Performance duplo na Hypercar para as 8 Horas do Bahrein: a tradicional, para toda a divisão de hipercarros, e outro de plataforma, em que apenas a Cadillac Racing e a Porsche Penske Motorsport servirão, por utilizarem protótipos da especificação superior LMDh (Le Mans Daytona h). A seguir, confira as mudanças técnicas na classe principal:
Cadillac (LMDh)
Peso: -7 kg;
Potência: Nenhuma alteração;
Duração de energia: -1 MJ (Megajoules);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Ferrari
Peso: +11 kg;
Potência: -4 kW;
Duração de energia: Nenhuma alteração;
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Peugeot
Peso: -1 kg;
Potência: +4 kW;
Duração de energia: Nenhuma alteração;
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 135 km/h.
Porsche (LMDh)
Peso: -7 kg;
Potência: -2 kW;
Duração de energia: -1 MJ (Megajoule);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Toyota
Peso: Nenhuma alteração;
Potência: +2 kW;
Duração de energia: +4 MJ (Megajoules;
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Vanwall (motor a combustão)
Peso: Nenhuma alteração;
Potência: +8 kW;
Duração de energia: +5 MJ (Megajoules).
O que esperar
A prova de encerramento no Bahrein promete ser cheia de ação e disputas acirradas na pista, principalmente por ser a etapa que decidirá o título de pilotos da Hypercar, a equipe campeã na LMP2 e o trio campeão de competidores da categoria de protótipos de menor potência. A prova anterior, em Fuji, coroou a Toyota Gazoo Racing Europe campeã na classe principal, enquanto as 6 Horas de Monza entregou o título à Corvette Racing na LMGTE Am.
Matematicamente, os competidores de quatro carros tem a chance de conquistar o glamoroso título de pilotos na divisão principal de hipercarros: o trio do GR010 #8 da Toyota (133 pts), o GR010 #7 da montadora japonesa (118 pts), o grupo da Ferrari 499P #51 (102 pts) e o trio do outro hipercarro da escuderia italiana, o #50 (97 pts).
Caso consigam o caneco, os automobilistas do Toyota #8 Sébastien Buemi e Brendon Hartley se tornarão detentores do recorde de mais títulos conquistados na divisão principal do WEC, com um total de quatro.
Enquanto isso, na LMP2, a atual líder na tabela de equipes, WRT, chega à etapa de encerramento da temporada com 135 pontos, 33 de vantagem sobre a Inter Europol Competition e 34 acima da United Autosports, segunda e terceira colocadas na classificação, respectivamente.
Na tabela de pilotos, o trio do Oreca 07-Gibson #41 da escuderia belga Louis Delétraz, Robert Kubica e Rui Andrade lideram o campeonato e podem conquistar, com facilidade, os dois títulos restantes da LMP2, na temporada de despedida da categoria.
Transmissão
As 8 Horas do Bahrein contará com transmissão ao vivo pelo YOUTUBE DO BANDSPORTS, na íntegra, com a largada prevista para iniciar às 8h de sábado (horário de Brasília). A PROGRAMAÇÃO COMPLETA e os LINKS DE TRANSMISSÃO você encontra aqui!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”