Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Japão – 2023

390
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos clássicos mais conhecidos e admirados pelos fãs de automobilismo.

Nesse final de semana (22, 23 e 24), a Fórmula 1 está de volta para realizar o Grande Prêmio do Japão, a décima sexta etapa da temporada, no icônico Circuito de Suzuka, localizado na região central do país asiático, próximo à província de Mile.

O GP do Japão será a corrida em casa para o piloto da AlphaTauri, Yuki Tsunoda, que contará com a maior parte da torcida nas arquibancadas pela segunda vez, desde sua estreia na Fórmula 1 em 2021.

Vale lembrar que a etapa em Suzuka é a segunda de três passagens consecutivas pela Ásia, após Singapura e antes do GP do Catar, este que acontecerá daqui a duas semanas.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP japonês, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa disputa trará, a matemática para a conquista do título antecipado pela Red Bull Racing, as informações dos compostos de pneus para o fim de semana e a previsão do tempo para os três dias de competição.

Oracle Red Bull Racing (597 pts)
(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen #1:Estou ansioso para correr em Suzuka, é sempre muito divertido correr lá, pois tem muitas curvas de alta velocidade. Também tenho boas lembranças da pista: vencer meu segundo campeonato, conseguir um ótimo resultado em 2022, com uma dobradinha 1-2 e até de 2014, quando pilotei no Treino Livre 1 pela primeira vez.

Precisamos fazer tudo certo neste fim de semana e, claro, o objetivo é vencer. Após a corrida em Singapura, a equipe está bastante motivada para o GP do Japão.”

Sergio Perez #11:Singapura foi um fim de semana infeliz e doloroso, então espero que estejamos de volta à forma para o Japão, onde podemos ser mais fortes.

No ano passado fiz uma prova divertida em Suzuka sob condições difíceis, lutando com Charles [Leclerc] até a última volta e essas são as corridas que você adora. O primeiro setor é um dos melhores para pilotar durante toda a temporada, é complicado, mas ótimo.

Suzuka é um circuito que todos amamos e acho que o carro voltará ao seu forte desempenho. Esperamos que os problemas que tivemos em Marina Bay não continuem a nos afetar. Precisamos voltar à vitória neste fim de semana; estou confiante e ansioso por isso.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (289 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):O Japão é sempre um evento único com fãs muito apaixonados. A pista é incrivelmente desafiadora e os pilotos adoram correr nela. As margens eram muito próximas em Singapura, então desejamos uma performance competitiva em Suzuka.

Perdemos terreno no Campeonato de Construtores para a Ferrari na última corrida. No entanto, estamos olhando para frente e não para trás. Nosso foco é maximizar o pacote que temos e marcar o máximo de pontos possível. Se fizermos isso, estou confiante de que podemos ampliar nossa vantagem.”

Scuderia Ferrari (265 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: “Estou muito feliz pela equipe. Muito trabalho foi feito na corrida anterior para entender melhor o carro nas últimas semanas e tudo valeu a pena. Parabéns ao Carlos que fez um ótimo trabalho em Marina Bay.

É ótimo ver que demos um passo à frente em termos de desempenho no geral e esperamos poder mantê-lo neste final de semana no Japão.

Carlos Sainz #55:O GP de Singapura foi um fim de semana incrível desde o início. A equipe mereceu a vitória pelo enorme trabalho que realizou e tenho orgulho de dedicá-la a todos eles e aos tifosi. Agora começamos a nos preparar para correr em Suzuka e tentaremos obter outro forte resultado.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Passada a etapa de Singapura, nosso foco se volta para o Grande Prémio do Japão, uma das corridas mais emocionantes do calendário para equipes e pilotos. A pista de Suzuka é muito diferente de Monza e Marina Bay e nos dará a oportunidade de ver como o SF-23 se comporta em curvas de alta velocidade com uma configuração aerodinâmica média-baixa.

Enfrentaremos este fim de semana com a mesma abordagem que adotamos nas últimas corridas, onde fizemos mais progressos em termos de como operamos na pista. Esperamos mais uma vez somar muitos pontos, pois continuamos na briga pelo segundo lugar no Campeonato de Construtores.

Aston Martin Aramco Cognizant (217 pts)
(Foto: Mark Sutton/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou até o momento.

Fernando Alonso #14: Não comentou até o momento.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (139 pts)
(Foto: Andy Hone/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “P2 em Singapura foi um começo fantástico desta rodada dupla. A equipe trabalhou muito para continuar melhorando o carro e as atualizações deram certo na pista. Estou animado para levar o MCL60 e a pintura Stealth para o Japão e ver o que podemos fazer lá.

O GP do Japão é sempre algo que anseio. A atmosfera é incrível e os fãs sempre dão tudo de si com criatividade, o que adoro ver. O circuito de Suzuka pode ser desafiador, mas o traçado é o que o torna realmente divertido. Vamos em busca de trazer mais pontos para casa.”

Oscar Piastri #81:Estou muito animado com meu primeiro Grande Prêmio no Japão e será ótimo explorar a cultura. Aprendi um pouco de japonês na escola, então estou curioso para ver o quanto vou lembrar disso. É claro que estou ansioso para ver nossos torcedores; um ótimo ambiente sempre aumenta a emoção de uma corrida.

O circuito parece muito legal. Suzuka é definitivamente uma pista onde todos querem pilotar, então estou ansioso para experimentá-la pela primeira vez neste fim de semana. Meu carro terá novamente a pintura do modo Stealth, bem como algumas peças novas, o que é emocionante.

Tive um bom ritmo em Singapura, subi 10 posições, então espero melhorar esse desempenho e terminar nos pontos novamente.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Fechamos a rodada dupla asiática em Suzuka para o Grande Prêmio do Japão. A atmosfera que os fãs trazem ao país é única, pois eles são apaixonados pelo esporte. Sempre recebemos uma recepção maravilhosa e é uma sensação especial vir aqui. O circuito também é um dos que os pilotos anseiam todos os anos.

Depois de um resultado positivo em Singapura, agora estamos focados em ver o que essas últimas atualizações podem fazer no Japão em ambos os carros. As condições em Suzuka podem tornar a corrida mais complicada e estamos de olho nisso.

Sabemos que fizemos grandes melhorias desde o início da temporada, por isso vamos continuar olhando para frente e fazer o nosso melhor para garantir mais uma boa pontuação para a equipe neste fim de semana.”

BWT Alpine (81 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31: “Adoro Suzuka e, para mim, é um dos destaques da temporada. A pista tem um fluxo muito bom e é um prazer pilotar lá. No passado, vimos que as ultrapassagens nem sempre são fáceis em comparação com outras pistas, mas a corrida é sempre boa.

Nós, pilotos, sempre precisamos encontrar ritmo rapidamente em Suzuka, principalmente nos Ss do Setor 1. Depois de descobrir isso, o tempo da volta melhorará e o circuito se tornará muito divertido de percorrer.

Tive um ótimo resultado aqui no ano passado, com um forte quarto lugar e mal posso esperar para correr na frente dos apaixonados fãs japoneses que sempre tornam o GP do Japão uma experiência incrível.”

Pierre Gasly #10: “Suzuka é uma das minhas pistas favoritas do calendário, então espero realmente que possamos ir lá e ter um ótimo desempenho. É um circuito que todos nós, pilotos, amamos, pois é rápido, tem algumas combinações de curvas desafiadoras e geralmente oferece boas corridas.

O Japão é um lugar muito especial para mim desde os meus dias de Super Fórmula, pois passei muito tempo em Tóquio, Osaka e Nagoya durante minha temporada em 2017. O volume de apoio dos fãs é incrível, bem especial e caloroso. Mal posso esperar para experimentá-lo novamente neste fim de semana, onde pretendo alcançar pontos consecutivos na pista.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (21 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Adoro vir para o Japão. Suzuka é uma das minhas pistas favoritas e adoro a comida e a cultura do país. Suzuka deve ser uma boa pista para nós e será mais adequada para o nosso carro em comparação com pistas anteriores, como Singapura. Espero que possamos fazer um bom trabalho e ter um fim de semana agradável.”

Logan Sargeant #2:Estou realmente ansioso por este fim de semana, sendo a minha primeira corrida em Suzuka; é uma pista icônica que mal posso esperar para pilotar. Espero que seja um fim de semana melhor para nós e estou bastante animado para participar desse GP.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (12 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Suzuka é uma pista legal, de altíssima velocidade e o fluxo da pista é incrível. Eu também acho que houve algumas batalhas incríveis ao longo dos anos aqui na Fórmula 1.

Há muita história de Senna aqui e aquela era da Fórmula 1 onde a história foi realmente feita, por exemplo, com aquele incidente na primeira volta entre Senna e Prost. Acho que é bom ter uma variedade de corridas de Fórmula 1, então não é tudo igual. Suzuka é única nesse sentido e acho isso ótimo.

A cultura dos fãs no Japão é outra coisa e a F1 é muito celebrada lá, com muitos produtos, chapéus e bandeiras feitos em casa. Eles realmente gostam disso e isso é sempre legal de ver com certeza.”

Nico Hulkenberg #27:O circuito de Suzuka flui muito bem: tem mudanças de elevação e é um desafio físico para o corpo. 130R, Degners e Spoon são curvas inacreditáveis ​​para se percorrer. É um local de provas onde sabemos que as condições podem ser bastante extremas e, geralmente, é uma corrida selvagem.

Quando você pensa em GP do Japão, você sempre tem em mente os fãs bem empolgados. É uma alegria entrar no circuito todas as manhãs porque eles alinham as estradas até o paddock e são muito gentis em trazer presentes para você. Ao longo dos anos, colecionei algumas lembranças muito legais. Vamos ver o que este fim de semana me reserva desta vez.”

Guenther Steiner (chefe de equipe): Não comentou.

Alfa Romeo Stake (10 pts)
(Foto: James Moy Photography Ltd/XPB Images/Alfa Romeo Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Estou muito ansioso para voltar a Suzuka neste fim de semana; é minha pista favorita e tenho muitas boas lembranças de corridas aqui no passado, especialmente de 2019, quando venci aqui. A atmosfera na pista é incrível e a dedicação e paixão dos fãs são fantásticas.

Singapura foi um fim de semana bastante difícil para nós, mas, como positivo, pudemos aprender mais sobre o pacote de atualizações, o que deve nos ajudar a dar mais um passo adiante no Japão. Vimos como todos os nossos concorrentes diretos progrediram recentemente, e esse também deve ser o nosso objetivo.

Ainda temos expectativas de somar mais pontos e avançar na classificação a partir dessa corrida no Japão. Se fizermos o nosso trabalho de casa e conseguirmos maximizar o potencial de nossas novas peças, estou confiante de que podemos conseguir isso.”

Guanyu Zhou #24: “O fim de semana em Singapura foi aquele em que tivemos uma largada muito difícil e terminamos com uma corrida decente; podemos não ter somado pontos, mas o desempenho foi bom, largando do pit-lane, e há indícios que nos deixam confiantes para as próximas corridas.

Estou ansioso por voltar ao caminho certo e continuar a trabalhar para extrair todo o potencial do nosso novo pacote no Japão. Esperamos dar um grande passo aqui, já que o traçado da pista foi concebido para se adequar melhor ao nosso carro.

Como sempre, muitas vezes é uma questão de centésimos de segundo quando se trata de fazer a diferença na pista. Devemos estar no topo do nosso jogo a partir de sexta-feira e continuar focados em maximizar o nosso desempenho.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “É bom voltar às corridas apenas uma semana depois de Singapura. Aprendemos muito sobre o nosso carro e as últimas atualizações lá, e temos uma sensação persistente de negócios pendentes, por isso queremos aproveitar a oportunidade para chegar e, imediatamente, corrigir as coisas.

Acreditamos que o nosso novo pacote aerodinâmico é um passo à frente e uma pista como Suzuka deve destacar um pouco mais os benefícios que trouxe. Singapura, especialmente com as mudanças que fizemos no carro de Zhou na manhã de domingo, nos ensinou muito sobre como configurar o carro com o pacote atual, e isso deve nos ajudar em todas as etapas daqui em diante.

A nossa confiança na pontuação permanece inalterada e continuamos determinados a ganhar o máximo de terreno possível na classificação de construtores. Todos, na pista e em Hinwil, estão trabalhando duro: confiamos no processo e no nosso trabalho.”

Scuderia AlphaTauri (5 pts)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Corro em Suzuka desde 2016 na Fórmula 4 e por isso vou encontrar muitas pessoas do meu passado lá neste fim de semana. Haverá muitos pilotos contra quem corri na F4 que agora são pilotos profissionais baseados no Japão, competindo na Super Fórmula e Super GT. Ainda temos um bom relacionamento e costumo jogar online com eles.

É bom para toda a equipe que o Liam [Lawson] tenha experiência em Suzuka, talvez até mais do que eu nas categorias superiores. Neste fim de semana, ele terá corrido três Grandes Prêmios, então terá mais conhecimento e esperamos um bom desempenho da equipe.

As atualizações que introduzimos em Singapura parecem funcionar, então talvez possamos apontar para os dez ou oito primeiros neste fim de semana. Precisamos somar mais pontos e toda a equipe está trabalhando para esse objetivo, com todos se esforçando para tentar alcançá-lo.”

Liam Lawson #40:Fiquei muito feliz por somar meus primeiros pontos na F1 em Singapura, em uma corrida difícil. Agora estou empolgado com Suzuka, que conheço muito bem, já que estou competindo no campeonato de Super Fórmula este ano. Testei e corri lá algumas vezes e adorei, pois é um circuito estilo old-school, com grama em toda a pista e sem muita margem para erros.

Os carros da Super Fórmula são divertidos de pilotar e estão tão próximos da Fórmula 1 quanto qualquer outro, mas de uma forma única porque não é a mesma sensação de um F1. O carro da Super Fórmula é muito leve e super ágil, com downforce muito alto, então é muito divertido. Mas Suzuka será bem diferente no AT04.

Obviamente, Yuki terá um apoio incrível, mas tendo corrido lá este ano, e estou louco para ver alguns desses fãs da Super Fórmula também. Espero que possamos ser fortes neste GP e conhecer a pista razoavelmente bem, ajuda. Acho que em um carro de Fórmula 1, Suzuka é um dos melhores circuitos para se pilotar.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Segunda etapa da Williams com a pintura especial da Gulf

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

A Williams Racing segue para a sua segunda etapa da temporada sob as cores da patrocinadora Gulf Oil, esta que, com a equipe britânica, abriu uma votação para os fãs elegerem a melhor pintura especial para ser utilizada no FW45.

Assim os carros de Alex Albon e de Logan Sargeant chegarão no final de semana em Suzuka com o layout de pintura mais votado: o Bolder than Bold.

MATEMÁTICA PARA O TÍTULO ANTECIPADO
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Para comemorar o sexto título de construtores de sua história no domingo, a Red Bull Racing precisa terminar a corrida no domingo com uma vantagem de 309 pontos ou mais sobre seus adversários mais próximos, Mercedes e Ferrari.

Assim, para se tornar hexacampeã em Suzuka, a Red Bull precisa superar a Mercedes por um ponto ou mais e não ser superada pela Ferrari por 24 pontos ou acima.

Na etapa anterior, em Singapura, Max Verstappen largou na P11 e finalizou em quinto lugar, enquanto Sergio Perez saiu da P13 e concluiu na oitava posição. Isso mostra como o RB19 ainda permanece competitivo e pode voltar a ter o desempenho que apresentou durante toda a temporada (até Monza) neste fim de semana.

Detalhes do circuito
Circuito Internacional de Suzuka (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional de Suzuka possui 5.807 km de extensão, 18 curvas (10-D e 8-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1987 e a corrida terá um total de 53 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que marcou o tempo de 1:30.983, na temporada 2019.

A pista tem como características principais a predominância de trechos de média a alta velocidade, curvas de tangências e velocidades variadas, além de oferecer mudanças acentuadas de elevação. Confira abaixo como é uma volta no traçado japonês, através do simulador/game F1 22.

O principal desafio que Suzuka oferece é a famosa sequência dos S, formada pelas curvas 3, 4, 5 e 6. Devido à grama e às caixas de brita ao redor, perder a linha correta nesse trecho e sair da trajetória custa caro; retornar à pista é uma tarefa difícil.

A reta dos boxes é a parte que mais facilita as ultrapassagens no circuito japonês, já que carrega a única zona de abertura de asa móvel (DRS) do local. Depois disso, é difícil ganhar posições por conta dos trechos sinuosos e estreitos no decorrer da volta, salvo entre as curvas 14 e 15, a outra área de alta velocidade do traçado.

Ano passado, o vencedor da corrida asiática foi Max Verstappen, que largou na pole, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada seguido de Charles Leclerc e de Sergio Perez. Minutos após a bandeira final, Leclerc recebeu uma punição de +5s por cortar a última chicane, o que promoveu Sergio Perez à P2 e fez o monegasco cair para P3.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Em Suzuka as equipes terão C1 como P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio.

O GP do Japão poderá trazer algumas surpresas devido às altas temperaturas registadas na semana passada, com máximas de até 33 graus centígrados. Se isto continuar, a degradação dos pneus poderá ser um fator importante.

Em 2022, a corrida foi interrompida devido à chuva na primeira volta. O reinício ocorreu três horas depois, faltando apenas 45 minutos para o fim, devido à duração máxima permitida de um GP (quatro horas). No total foram 28 voltas completadas, com os pilotos utilizando apenas pneus Intermediários (I) e Full Wet (W).

O asfalto de Suzuka apresenta alguns dos mais altos níveis de rugosidade e abrasão da temporada. O desgaste e a degradação são fatores importantes na determinação do plano para os treinos livres, bem como na estratégia durante a disputa de domingo.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 20°C e Máxima de 27°C. Tempo nublado, com 40% de possibilidade de chuva.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 28°C. Céu com muitas nuvens, sem previsão de chuva.

Domingo:

Mínima de 20°C e Máxima de 27°C. Tempo nublado, com intervalos de sol entre nuvens.

Fonte: www.weather.com

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 02h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.