Tivemos, neste domingo (17/09/2023), o GP de Singapura (Cingapura) de FÓRMULA 1, diretamente de Marina Bay! UAU! Já delineada como uma etapa no mínimo curiosa, desde a sexta-feira – onde foi visível alguma dificuldade da RED BULL com o acerto dos carros e tivemos um treino classificatório muito interessante, com surpresas importantes e vimos os dois carros da Red Bull eliminados no Q2. Na pole position CARLOS SAINZ, seguido de Russell e Leclerc. Max Verstappen partiu da 11ª colocação. Stroll, em virtude das consequências da batida no treino classificatório, não participou da prova!
LARGADA
Largada sem incidentes, com Sainz segurando muito bem a liderança. A estratégia da Ferrari quanto ao Leclerc funcionou (ôh milagre) e com pneus macios, conseguiu facilmente ultrapassar Russell antes mesmo da primeira curva. Hamilton acabou forçando muito a tentativa de ultrapassagem para cima de Norris e acabou cortando caminho, assumiu a terceira colocação, mas em seguida foi obrigado a devolver as posições. Ao final das primeiras voltas tínhamos: Sainz, Leclerc, Russell, Norris e Hamilton no TOP5. Tsunoda acabou tocado por Perez e abandonou.
CORRIDA
Corrida seguiu, com as Ferraris executando suas estratégias e assegurando as duas primeiras posições. Na volta 22 a primeira intervenção do safety car em virtude de batida de Sargeant da Williams. Todos aproveitaram para executar suas trocas de pneus e Leclerc acabou atrapalhado com a entrada de Hamilton nos boxes, perdendo boas posições. Verstappen (com compostos duros) e Perez não efetuaram suas paradas e seguiram em pista. Max assumiu naquele momento a segunda colocação, mas com pneus desgastados, caiu para 4º logo em seguida – volta 25.
E QUE FINAL DE PROVA! QUE FINAL! Sainz, Norris, Russell e Hamilton colados nas últimas voltas! E ao final, impecável no final de semana, deu ele… CARLOS SAINZ da FERRARI! Sem falhas do piloto e da equipe, com pit-stop perfeito e ritmo estratégico, vitória do piloto #55. Leclerc, que acabou se complicando no pit-stop, ainda foi engolido pelas Mercedes – que fizeram parada adicional para colocarem pneus médios nas voltas finais. Norris, também em corrida muito consistente e aproveitando das disputas entre Mercedes e Leclerc, ficou com uma segunda posição SENSACIONAL para a McLaren. Russell, vinha em terceiro e nas ultimas curvas acabou errando e bateu, com isto, Hamilton completou o pódio – Leclerc assumiu a quarta colocação.
Verstappen, largando em 11º, iniciou a tentativa de recuperação e na 6ª volta, com um pouco de dificuldade para ultrapassar Magnussen, assumiu a 8ª colocação. Chegou a figurar em 2º, mas após a parada de box (na volta 40) retornou apenas em 15º. Na continuidade da prova recuperou MUITAS posições e ao final terminou em uma BELÍSSIMA QUINTA COLOCAÇÃO! UAU! Max, sendo Max, apesar de todas as dificuldades e até mesmo possível erro de estratégia durante a prova. Gasly (em boa prova), Piastri, Perez, Lawson e Magnusen completaram o TOP10.
No campeonato, claro, segue MAX VERSTAPPEN tranquilo com 374 pontos. Perez soma 223, seguido de Hamilton com 180. Alonso com 170 e Sainz, agora com 142, fecham o TOP5. Veja a CLASSIFICAÇÃO completa aqui!
RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA
A próxima etapa será entre os dias 22 e 24/09/2023, com o GP da Japão (Suzuka) – válido pela 16ª ETAPA da temporada. Calendário completo aqui!
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A programação completa você encontra aqui:
SIGA A GENTE
- APP para ANDROID (com notificações/lembretes) – Instalar!
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!