Início Destaque WEC – Prólogo das 6 Horas de Fuji – 2023

WEC – Prólogo das 6 Horas de Fuji – 2023

1419
(Foto: Harry Parvin/Focus Pack Media)
Confira as principais informações da penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance, na casa da atual líder na divisão de Hipercarros.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta nesse final de semana (8 a 10) para realizar as 6 Horas de Fuji, a sexta prova do calendário que acontecerá no lendário Fuji International Speedway, localizado na cidade de Oyama, no Japão, a 100 km de Tóquio.

O clássico circuito japonês faz parte da rota do Mundial de Endurance desde a temporada inaugural, em 2012, e, desde então, permanece no itinerário da principal categoria de resistência da FIA. A única vez em que a competição em terras japonesas não aconteceu foi em 2021, quando foi cancelada devido a restrições por conta da pandemia de COVID-19.

O evento diante do Monte Fuji será a corrida em casa para as equipes Toyota Gazoo Racing Europe (Hypercar) e D’Station Racing (LMGTE Am), e para os pilotos Kamui Kobayashi, Ryo Hirakawa, Hiroschi Kozumi, Takeshi Kimura, Kei Cozzolino, Satoshi Hoshino e Tomonobu Fujii. Ao todo, 36 carros estarão presentes no grid em Fuji: 12 da Hypercar, 11 da LMP2 e 13 da LMGTE Am.

Abaixo, confira as principais informações sobre a sexta prova da temporada do Campeonato Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado, as expectativas dos pilotos brasileiros e as novidades para a competição.

Características do circuito

O Fuji International Speedway possui 4.563 km de extensão, 16 curvas (10-D e 6-E), sentido horário e setores predominantes de alta e média velocidade, com algumas zonas de baixa. As principais características do circuito são mudanças de elevação acentuadas e seções rápidas seguidas de curvas técnicas lentas, principalmente no terceiro setor.

A pista japonesa oferece uma das maiores retas do automobilismo mundial, com quase 1,5 km de comprimento (1.475 m): a dos boxes. Essa parte do traçado leva os hipercarros a alcançarem velocidades acima de 310 km/h, e é onde os pilotos podem se beneficiar do vácuo gerado pelo carro à frente para fazer ultrapassagens.

Os trechos mais desafiadores são as sequências das curvas 10, 11 e 12 e 13, 14 e 15. A primeira mencionada surge após a zona de alta velocidade com início na curva 7, e configura-se em uma frenagem forte que exige uma linha de condução precisa para ser feita sem sair do asfalto.

A segunda sequência, que vem logo depois, é uma curva de média seguida de duas outras de ângulos diferentes, onde a 15 apresenta um apex mais fechado e ainda mais técnico, pois é fácil perder a trajetória ideal. Ao todo, 41% do percurso em Fuji Speedway é feito com o acelerador totalmente pressionado.

Vencedores da etapa em 2022
(Foto: Marius Hecker/Focus Pack Media)

Ano passado, as 6 Horas de Fuji foi uma prova fluida, sem intervenções de Safety Car ou bandeira vermelha. Na classe Hypercar, a pole position foi conquistada pela Toyota Gazoo Racing Europe, com o carro #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López.

Após manter a liderança durante a disputa e apenas trocar os GR010s de posição, a equipe japonesa fez bonito em casa ao vencer com dobradinha 1-2 no pódio. O terceiro lugar na classe principal ficou com a Alpine e seu A480 #36 comandado pelo brasileiro André Negrão, e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.

Na divisão LMP2, a equipe WRT com o trio Sean Gelael, Robin Frijns e Dries Vanthoor no Oreca Gibson #31, superou a pole sitter JOTA e seu carro #38 guiado por Roberto Gonzales, António Félix da Costa e Will Stevens, após uma batalha intensa.

A equipe TF Sport levou a melhor na LMGTE Am, ao liderar o grid de largada na classe de turismo e transformar a posição inicial privilegiada em uma bela vitória. Os vencedores foram o trio Ben Keating, Henrique Chaves e Marco Sorensen no Aston Martin Vantage #33, que deram uma volta na Ferrari 488 #85 da escuderia feminina Iron Dames, P2 ao final da etapa graças ao trio Rahel Frey, Michelle Gatting e Sarah Bovy.

Expectativas dos pilotos brasileiros
André Negrão (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

André Negrão (Alpine ELF LMP2 #35): É sempre bom correr em uma pista que te traz boas recordações, onde você foi bem-sucedido. Fuji é um lugar especial para mim. Estou otimista para esta prova após a melhora de desempenho dos nossos carros demonstrada em Monza, na etapa anterior.

Fuji tem o complicador de ser uma pista larga e com curvas desafiadoras, ainda mais no último setor. Cabe ao piloto trabalhar da melhor maneira possível para não perder tempo durante a volta.”

“Temos que confirmar esse avanço na parte técnica com um bom resultado em Fuji. A temporada não começou da maneira que gostaríamos, então nossa meta agora é terminar o ano com resultados positivos.”

Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): A gente vem de uma vitória incrível em Monza, na última etapa, mas agora vamos para Fuji, uma pista onde eu nunca corri, buscando manter este bom momento no campeonato.

“A equipe tem feito um grande trabalho durante a temporada e o carro tem sido rápido em vários tipos de circuitos. Então, nosso objetivo neste final de semana é seguir andando entre os primeiros para brigar por mais uma vitória.”

João Paulo de Oliveira (Floyd Vanwall Racing #4): Não comentou.

Novidades
Vandoorne no 9X8 #94
Stoffel Vandoorne (Foto: Peugeot Sport/Divulgação)

A Peugeot Sport anunciou que o piloto reserva da equipe, Stoffel Vandoorne, correrá na penúltima etapa do campeonato em território japonês. O belga, campeão de Fórmula E, substituirá Nico Müller, este que sofreu uma lesão durante o intervalo entre a etapa passada e a desse final de semana em Fuji.

Assim, Vandoorne dividirá o hipercarro 9X8 número #94 da escuderia francesa com o francês Loïc Duvale e o americano Gustavo Menezes. Além disso, pela primeira vez na temporada atual, Stoffel participará de uma etapa do WEC como titular na classe principal (Hypercar).

Ausência de Daniel Serra

O piloto brasileiro da equipe Kessel Racing, Daniel Serra, não disputará as 6 Horas de Fuji, devido a problemas com a sua entrada no Japão. O anúncio foi feito pelo proprietário e piloto da CarGuy Racing (patrocinadora principal da Kessel), Takeshi Kimura, e o substituto de Serra será o conterrâneo de Takeshi: Ritomo Miyata.


Ritomo Miyata (Foto: Divulgação)

Esse fim de semana será a estreia do competidor japonês no WEC, que correrá em casa por dois motivos: além de nascer no país asiático, Miyata conhece bem o circuito. A sua vitória em Fuji Speedway no Autobacs SUPER GT Series GT500 450 km deste ano mostra a sua familiaridade com a lendária pista.

Ritomo se juntará aos titulares na Kessel Scott Huffake e Takeshi Kimura, na Ferrari 488 GTE EVO número #57 da escuderia suíça.

As 6 Horas de Fuji será a segunda etapa consecutiva da campanha 2023 do World Endurance Championship que Daniel Serra não participará, após perder a disputa em Monza por compromissos com a Stock Car.

BOP para a prova
(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

Confira o Balanço de Performance aplicado na divisão Hypercar para as 6 Horas de Fuji:

Cadillac (LMDh)

Peso: +7 kg;

Potência: +7 kW;

Duração de energia: +4 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari

Peso: +7 kg;

Potência: +7 kW;

Duração de energia: +5 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Glickenhaus (motor a combustão)

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: Nenhuma alteração;

Duração de energia: -11 MJ (Megajoules).

Peugeot

Peso: -8 kg;

Potência: Nenhuma alteração;

Duração de energia: -7 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 135 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: +5 kg;

Potência: +8 kW;

Duração de energia: +7 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: +7 kW;

Duração de energia: -1 MJ (Megajoules;

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Vanwall (motor a combustão)

Peso: Nenhuma alteração;

Potência: Nenhuma alteração;

Duração de energia: -10 MJ (Megajoules).

O que esperar
(Foto: Gabi Tomescu/Focus Pack Media)

Diante de quatro P1s em cinco corridas realizadas até o momento e o triunfo perfeito em Fuji na temporada passada, a Toyota é a principal favorita a vitória na divisão Hypercar neste ano no Japão.

Um fato que deixa claro o favoritismo da equipe asiática é o seu histórico: após nove edições das 6 Horas de Fuji, a TGRE venceu oito. A exceção foi em 2015, quando a dona da casa perdeu para a Porsche e o seu 919 Hybrid, o hipercarro que levou a montadora alemã a conquistar o tricampeonato no WEC (2015, 2016 e 2017).

Este ano, a única equipe capaz de atrapalhar os planos da Toyota de vencer em casa é a terceira colocada no campeonato (atrás dos dois GR010 Hybrid da montadora japonesa), Ferrari AF Corse.

A mais nova vencedora das 24 Horas de Le Mans está a apenas 23 pontos de distância da atual líder na Hypercar com o #51. Diante desse fato, uma vitória com dobradinha no pódio seria o suficiente para a Ferrari desbancar a TGRE e assumir a liderança do campeonato de hipercarros.

A LMP2 promete continuar o alto nível de competitividade apresentado até Monza, com cinco vencedores diferentes em cinco provas disputadas. A líder na tabela da divisão de protótipos menos potentes é a WRT com o Oreca Gibson 07 #41, com 110 pontos, 10 de vantagem sobre a P2 na classificação, Inter Europol Competition.

Enquanto isso, na classe LMGTE Am, a campeã por antecipação, Corvette Racing, lidera o campeonato com uma folga impressionante: 145 pontos sobre a ocupante da P2, Iron Dames, que se encontra com 67.

A montadora com mais vitórias em Fuji Speedway na LMGTE Am é a Aston Martin, que levou a melhor duas vezes na extinta GTE Pro e cinco na atual divisão, o que inclui a P1 no ano passado com a TF Sport.

A equipe cliente com mais chances de vencer com um Aston Martin Vantage GTE é a ORT by TF, que está na terceira posição no campeonato com o carro #25, a 2 pontos de distância da Iron Dames, o que pode mudar a favor da ORT nesse final de semana.

Transmissão

As 6 Horas de Fuji contará com transmissão ao vivo pelo BandSports, na íntegra, com início às 22h30 de sábado com a largada programada para 23h (horário de Brasília). PROGRAMAÇÃO COMPLETA e sempre atualizada você encontra aqui!