Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida que abre a segunda metade da temporada, em uma pista que possui uma característica em especial.
A Fórmula 1 retoma a temporada nesse fim de semana (25 a 27), para realizar o Grande Prêmio da Holanda, a décima terceira etapa do calendário que acontecerá no Circuito de Zandvoort, localizado na província da Holanda do Norte, nos Países Baixos.
O GP na Europa Ocidental marca o retorno da categoria mais alta do automobilismo mundial às pistas após as férias de verão, um intervalo para as equipes e pilotos que durou três semanas.
Vale mencionar que a prova holandesa é o apagar das luzes inicial de uma rodada dupla (duas corridas em dois finais de semana consecutivos), já que nos dias 1, 2 e 3 de setembro, acontecerá o GP da Itália, em Monza.
O GP da Holanda será a segunda corrida em casa seguida para Max Verstappen, depois do GP da Bélgica. O competidor #1 da Red Bull Racing terá o apoio de mais de 90% das arquibancadas. Esse fato trará uma motivação extra para Verstappen, em um fim de semana que o atual bicampeão pode igualar mais um recorde (detalhes no final da matéria).
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP holandês, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.
Além disso, saiba as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.
Oracle Red Bull Racing (503 pts)
Max Verstappen #1: “Zandvoort é uma pista incrível e, claro, os fãs também. As férias de verão foram muito boas, passei bastante tempo relaxando com os amigos. Estou animado para começar a segunda metade da temporada e não há melhor maneira de começar do que na Holanda.
“Parece que o tempo pode ser instável nesse fim de semana, mas não me importo de qualquer maneira, molhado ou seco, faremos o nosso melhor para garantir o máximo de pontos.”
Sergio Perez #11: “Tive ótimas férias de verão, entre voltar ao México com minha família e treinar duro. Estive na fábrica com meus engenheiros esta semana, é sempre bom recuperar o atraso depois do intervalo e fizemos uma preparação muito boa para o fim de semana e estamos totalmente prontos para isso.
“Quero continuar de onde parei em Spa e estar consistentemente no pódio e desafiar pelo resto da temporada. Zandvoort será uma corrida complicada, o pelotão está ficando mais acirrado, mas continuamos pressionando e pressionando como equipe e tentaremos dar o nosso melhor e entregar um bom resultado, independentemente do clima.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Mercedes-AMG Petronas (247 pts)
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “É bom voltar ao trabalho. As férias de verão são importantes para que todos possam tirar uma folga bem merecida, mas somos pilotos e amamos a emoção de competir. Voltamos recarregados e prontos para a segunda metade da temporada. Há muito pelo que lutar. Também impulsionaremos o desenvolvimento para 2024.
“Esses são desafios pelos quais estamos empolgas, começando neste fim de semana. Zandvoort é um lugar fantástico para retomar a temporada; é uma pista desafiadora com um toque old-school, curvas inclinadas e seções de alta velocidade com ondulações.
“Há sempre uma atmosfera incrível entre os apaixonados torcedores holandeses e é sempre uma celebração fantástica do nosso esporte. Tenho certeza de que este ano não será diferente e estou animado para chegar lá.”
Aston Martin Aramco Cognizant (196 pts)
Lance Stroll #18: Não comentou até o momento.
Fernando Alonso #14: Não comentou até o momento
Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari (191 pts)
Charles Leclerc #16: “A equipe fez um trabalho incrível na Bélgica para trazer atualizações antes do previsto e nos permitir avançar mais rápido do que pensávamos. Foi bom terminar a primeira parte da temporada com um pódio e espero que possamos maximizar o nosso pacote também a partir desse fim de semana em Zandvoort.”
Carlos Sainz #55: “Antes do intervalo, em Spa-Francorchamps, apesar do meu abandono, o ritmo do SF-23 estava bom, algo que tirei de positivo na Bélgica. Porém, precisamos continuar nos esforçando para garantir que voltaremos fortes na Holanda e que teremos uma boa segunda metade de temporada.”
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Recarregamos as baterias e estamos prontos para correr novamente. Podemos fazê-lo graças a uma forte exibição na Bélgica que terminou com um merecido pódio para Charles, que foi possível graças a uma excelente preparação e a uma corrida bem executada em termos de estratégia, ritmo, gestão de pneus e paragens nas boxes.
“Mesmo que, como sempre, estejamos focados em nossos próprios esforços, sabemos que, em uma volta curta como Zandvoort, as diferenças entre as equipes atrás da Red Bull serão ainda menores do que em Spa. A qualificação é muito importante nesta pista e as dez primeiras posições do grid serão disputadas ao milésimo de segundo.
“Será um fim de semana muito movimentado e esperamos um tempo limpo na pista durante a corrida para permitir que Charles e Carlos tirem o máximo proveito do SF-23.”
McLaren (103 pts)
Lando Norris #4: “Me diverti muito durante as férias de verão, passando um tempo com amigos e família e, claro, também joguei golfe. Agora estou me sentindo revigorado e pronto para correr novamente enquanto seguimos direto para uma rodada dupla.
“Primeiro, Zandvoort é um circuito muito divertido de percorrer, com muitas inclinações, permitindo diferentes linhas de corrida. Há sempre uma ótima atmosfera lá também, o que torna o fim de semana ainda mais emocionante.
“A equipe fez um ótimo trabalho melhorando o carro durante a primeira parte da temporada e voltei à fábrica esta semana trabalhando para tentar garantir que possamos manter esse ritmo. Apesar de ser uma pista desafiadora, pretendemos dar o nosso melhor e continuar conquistando pontos.”
Oscar Piastri #81: “Estou ansioso para voltar às pistas depois das férias de verão, depois de passar um bom período aproveitando o sol. Me sinto recarregado antes de entrar na segunda metade da temporada.
“Zandvoort é uma pista nova para mim, então tenho trabalhado duro no simulador com os engenheiros para estar o mais preparado possível para o fim de semana. Estou animado em voltar ao carro e ver toda a torcida Papaya nas arquibancadas. Vamos levar bons resultados para casa.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “As férias de verão acabaram e é hora de voltar a correr. Tem sido bom para a equipe tirar um tempo de folga antes das últimas 10 corridas da temporada, após os esforços na primeira metade deste ano. As corridas nos permitiram alcançar bons resultados, mas também destacaram algumas áreas onde precisamos melhorar.
“Zandvoort é uma das pistas mais curtas do ano, mas repleta de curvas interessantes. O circuito apresenta uma natureza única e ondulada através das dunas de areia e é um percurso desafiador. Graças ao trabalho incansável da equipe, fizemos melhorias significativas desde então e pretendemos começar a segunda metade da campanha 2023 com uma nota positiva.”
BWT Alpine (57 pts)
Esteban Ocon #31: “As últimas semanas foram realmente agradáveis com amigos e familiares na França. É sempre bom poder respirar e recarregar as baterias depois de uma primeira parte de temporada muito intensa. É claro que mantive contato com a equipe e sei que estamos todos ansiosos para voltar a correr neste fim de semana em Zandvoort.
“Durante o intervalo, também aproveitei para treinar forte e me preparar para as próximas corridas e estive no simulador deles em Enstone no início desta semana. Estou pronto e animado para voltar a correr.”
Pierre Gasly #10: “Definitivamente, estou me sentindo pronto para correr novamente. Foi bom finalmente ter uma recompensa digna com um troféu em Spa da Sprint Race em terceiro lugar. Foi um bom impulso para a equipe e temos que focar em mais momentos como esse.
“Dito isto, a corrida principal foi decepcionante e uma oportunidade perdida, já que algumas coisas simplesmente não aconteceram do nosso jeito. Aquele fim de semana é uma espécie de exemplo de como minha temporada tem sido: às vezes muito boa e às vezes muito infeliz, com alguns níveis de desempenho não sendo convertidos em grandes resultados.
“Tudo o que podemos fazer é focar e trabalhar duro. Estou confiante de que os resultados virão. Temos dez corridas restantes para mostrar o que podemos fazer para nos colocar novamente em uma posição mais representativa no campeonato, tanto na classificação de Pilotos quanto de Construtores na minha primeira temporada com a equipe.”
Bruno Famin (chefe de equipe): “Tenho certeza de que toda a equipe gostou da recente paralisação de verão, pois tem sido uma temporada excepcionalmente movimentada até agora. Claramente, as semanas que antecederam o intervalo não foram fáceis para nós, mas agora é importante trabalharmos na melhoria de todas as áreas e apontarmos para os nossos resultados no caminho certo.
“Não há nenhuma mudança na estratégia ou nos objetivos da equipe, apenas uma mudança em algumas pessoas, conforme descrito antes do intervalo. Zandvoort é um recomeço emocionante para todos nós e tenho certeza de que todos na Alpine estão prontos para o desafio.”
Williams Racing (11 pts)
Alex Albon #23: “Foi bom aproveitar as férias de verão, mas estou ansioso para voltar à temporada. Zandvoort é uma corrida bastante intensa, sendo um circuito bastante complicado e técnico, sem muita margem para erros, mas ainda assim é uma pista muito divertida de pilotar, por isso estou ansioso por isso.
“Acho que a qualificação vai ser mais importante do que a corrida, já que as ultrapassagens são bastante difíceis por lá. É sempre divertido ir a Zandvoort porque os fãs têm muita energia, o que cria um bom ambiente.”
Logan Sargeant #2: “Estou muito animado por voltar ao carro neste fim de semana. Zandvoort é uma pista excelente e com uma ótima atmosfera, graças aos fãs. Mal posso esperar para começar a correr após as férias de verão.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
MoneyGram Haas (11 pts)
Kevin Magnussen #20: “Tive boas férias, apesar de não fazer muitas coisas além de ficar com a família, as meninas e apenas treinar. Portanto, era uma pausa necessária, mas estou pronto para voltar.
“Zandvoort é uma corrida completamente laranja, cheia de fãs holandeses e isso é ótimo. O clima lá é super especial, mas é claro que todos torcem pelo seu conterrâneo. Gosto da pista, é antiga e única e é uma daquelas em que você definitivamente gosta de dirigir um carro de Fórmula 1.
“Acho que está claro que não terminamos a primeira metade da temporada como queríamos, por isso estamos todos ansiosos para voltar. Vimos algumas equipes dando passos adiante e isso tem sido tanto motivador quanto irritante. Isso mostra que se eles conseguiram, nós também podemos e acho que é com essa mentalidade que vamos entrar na segunda metade deste ano.”
Nico Hulkenberg #27: “Eu me sinto descansado e recarregado. Para ser sincero, também me senti assim antes das férias de verão, mas foram três boas semanas de bons momentos com a família e amigos.
“Corri muito em Zandvoort em outras categorias. Acho que é uma ótima pista, realmente uma montanha-russa com muitas mudanças de elevação, inclinações e uma boa mistura de tudo, então estou ansioso para correr nela em um carro de Fórmula 1 pela primeira vez.”
Guenther Steiner (chefe de equipe): “As férias foram muito boas. Fui passar alguns dias na Sicília e depois fiz algumas caminhada e foi um bom momento com a família, apenas tentando descansar um pouco.
“Temos algumas atualizações para Zandvoort: nos dutos de freio e na asa dianteira, mas a equipe está trabalhando a todo vapor para fazer algumas modificações no carro que serão lançadas no final do ano e não posso dar um cronograma exato.
“Continuamos trabalhando e há duas razões para isso. Em primeiro lugar, tentar fazer o carro andar mais rápido como sempre faz com as atualizações, mas também saber a direção do VF-24, que é tão importante, senão mais importante. Há muito trabalho duro acontecendo, é quase tão intenso quanto em dezembro desenvolvendo o novo carro.”
Alfa Romeo Stake (9 pts)
Valtteri Bottas #77: “Foi bom tirar uma folga depois de uma primeira metade de temporada intensa. Passei o intervalo entre a Finlândia e o Colorado, onde pude reiniciar e treinar, mas a vontade de voltar às corridas está no auge e posso mal posso esperar para enfrentar a segunda metade da temporada.
“Tenho gostado de correr em Zandvoort nos últimos anos, tendo também subido ao pódio aqui em 2021: os organizadores fizeram um trabalho brilhante e os fãs deram um grande espetáculo; é como correr num grande festival.
“A equipe trabalhou muito antes do intervalo, e analisou o nosso desempenho nas corridas mais recentes; embora não tenhamos marcado pontos, mostramos alguns sinais promissores no que diz respeito ao ritmo e estou confiante de que podemos lutar bem para voltar aos dez primeiros. Como sempre, será importante começar bem desde as primeiras sessões.”
Guanyu Zhou #24: “A paralisação de verão foi um momento agradável para mim: voltei à China para ver a família e os amigos e foi um modo de recarregar as baterias. Fazer uma pausa é sempre bom, principalmente em uma temporada tão agitada, mas estou muito ansioso para voltar a correr agora.
“Mostramos melhorias de ritmo nas últimas rodadas e precisamos continuar desenvolvendo isso: entramos no novo fim de semana de corrida e na segunda metade da temporada, prontos para dar o nosso melhor para conquistar pontos importantes e voltar para onde nós pertencemos.
“Será difícil e intenso, com as duas últimas corridas europeias antes de partirmos para o exterior para o resto da temporada, mas estou certo de que podemos alcançá-lo. Estou ansioso por correr numa pista como Zandvoort: como circuito, é bastante único e, espero, seremos capazes de dar um bom show para os fãs.”
Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Zandvoort marca nosso retorno de algumas semanas de folga e será importante começar a trabalhar imediatamente. Estamos motivados para voltar à pista e fazer o que fazemos de melhor.
“As últimas corridas antes do intervalo não corresponderam às nossas expectativas, mas agora deixamos tudo para trás, trabalhamos no que aprendemos até aqui e agora estamos ansiosos para começar a segunda metade da temporada.
“As duas provas consecutivas na Holanda e em Monza será movimentada, especialmente porque temos muitas atividades emocionantes dentro e fora da pista em ambos os fins de semana. Monza é, obviamente, uma corrida em casa tanto para nós como para a Alfa Romeo, mas também em Zandvoort teremos muitas atividades especiais que mal podemos esperar para revelar.
“O nosso foco, no entanto, permanece no caminho certo e na meta que estabelecemos para nós mesmos, para terminar à frente do pelotão que estamos lutando agora e conquistar a P7 no campeonato. Com dez corridas pela frente, ainda existem várias oportunidades para somar pontos. A batalha é acirrada e estamos confiantes de que temos condições de virar a mesa e sairmos vitoriosos dela.”
Scuderia AlphaTauri (3 pts)
Yuki Tsunoda #22: “Comecei a pausa indo para a ilha de Tenerife, só para relaxar, e depois passei seis dias treinando na Áustria, para garantir que estou na melhor forma possível para o resto da temporada. Fiz uma divisão clara entre tirar férias de verdade e depois treinar, o que é muito melhor do que tentar combinar os dois.
“Também passei algum tempo no simulador no início desta semana para me preparar para as próximas duas etapas. Já tivemos duas corridas em Zandvoort [2021 e 2022] e até cheguei ao Q3 no ano passado, mas nunca terminei, então isso é algo que quero corrigir neste fim de semana.
“Gosto da pista porque é técnica com algumas características únicas, como as curvas acentuadas e a mistura de curvas lentas e rápidas. É fisicamente bastante exigente. Não tenho certeza de como iremos nos apresentar aqui, porque mesmo que Spa tenha corrido bem, muito disso se deve à natureza específica do circuito e até mesmo ao clima.
“Zandvoort é um circuito muito diferente, de pressão aerodinâmica média a alta, mas espero que possamos ter outra boa corrida lá. Como a pista é muito estreita, o nosso foco principal será uma boa qualificação, algo com que temos lutado decentemente até agora nesta temporada.”
Daniel Ricciardo #3: “Estou muito empolgado para correr em Zandvoort, principalmente para começar a segunda metade da temporada. Só corri em dois GPs antes do intervalo, por isso, mesmo aproveitando um pouco das semanas de folga, passei a maior parte desse período treinando e aproveitando a chance de continuar melhorando minha forma física, para estar pronto para atacar na segunda parte da temporada.
“Eu realmente gostei de estar de volta e as duas corridas com a equipe foram incríveis. Agora estou com muita fome, motivado e me sinto do jeito que quero. É por isso que estou ansioso para começar a segunda metade do calendário em Zandvoort, que é uma pista muito rápida com uma atmosfera incrível.”
Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.
NOVIDADES PARA O GP
Robert Shwartzman no TL1
Como a primeira equipe a cumprir a regra de introduzir um de seus pilotos reservas em duas sessões de Treino Livre durante a temporada, a Ferrari escolheu o piloto israelense, Robert Shwartzman, para guiar o SF-23 no TL1 de sexta-feira.
Assim, Robert assumirá o carro de Carlos Sainz durante a primeira atividade de pista do GP da Holanda. Por enquanto, a Scuderia ainda não confirmou onde Shwartzman assumirá o cockpit do SF-23 de novo mas, segundo o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, Abu Dhabi é o local mais provável.
Verstappen prestes a igualar um recorde
Após vencer as últimas 8 corridas da temporada (Miami, Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria e Bélgica), Max Verstappen está a apenas uma finalização na P1 de igualar o recorde de Sebastian Vettel de mais vitórias consecutivas conquistadas na equipe Red Bull Racing.
Como favorito à vitória nesse fim de semana, por triunfar em Zandvoort desde o retorno do clássico circuito ao calendário da Fórmula 1, em 2021, Verstappen terá caminho livre (do ponto de vista de concorrência) para igualar o número de P1s de Vettel na RBR.
Detalhes do circuito
O circuito de Zandvoort possui 4.259 km de extensão, 14 curvas (10-D e 4-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1952 e a corrida terá um total de 72 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Lewis Hamilton, que cravou 1:11.097 na temporada 2021.
A pista possui como características principais a predominância de trechos de média velocidade, leves mudanças de elevação, ondulações e setores estreitos, esta última que dificulta as ultrapassagens.
O ponto mais viável para os pilotos na conquista de posições é a reta dos boxes, já que apresenta uma das duas zonas de abertura da asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta em Zandvoort, através do simulador/game F1 22.
Um trecho desafiador para os pilotos é a sequência das curvas 11 e 12, uma parte técnica que, se percorrida em uma linha tardia de frenagem, joga o carro para uma brita densa de cascalho.
Para este ano, a FIA adiantou a segunda zona de detecção do DRS em Zandvoort para mais perto da saída da curva 12, provavelmente para aumentar a briga por posições durante a corrida no domingo.
O traçado holandês tem como peculiaridade oferecer trechos inclinados: as curvas 1, 3, 13 e 14, algo que o diferencia dos outros circuitos do calendário. Em especial, a 14, chamada de Tarzan é a curva de maior inclinação positiva da pista, por ser a mais rápida.
Ano passado, Max Verstappen foi o grande vencedor do GP da Holanda, seguido de George Russell e de Charles Leclerc. O atual bicampeão triunfou em Zandvoort, após largar na pole, perder a liderança momentaneamente para Lewis Hamilton durante a sua terceira parada, na volta 57/72, e recuperar a P1 definitivamente quatro voltas depois.
Informações sobre os pneus
O composto indicado como C1 para o GP da Holanda é o P Zero Branco duro, C2 como P Zero Amarelo médio e C3 como P Zero Vermelho macio. Essa é a mesma escolha dos últimos dois anos, com a diferença de que o composto C1 atual é mais macio do que seus antecessores.
A maioria dos pilotos fez três pit stops no ano passado. No papel, a estratégia mais rápida é duas paradas, mas é possível ir para os boxes apenas uma vez com um bom gerenciamento dos pneus. Em 2022, a possibilidade de uma parada final para a troca por pneus macios aconteceu graças a um Safety Car.
O circuito de Zandvoort foi inaugurado em 1948 e está localizado entre as dunas de areia ao lado do Mar do Norte. Assim, a areia às vezes pode surgir na pista e reduzir a aderência dos pneus.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 14°C e Máxima de 20°C. Tempo nublado, com 11% de possibilidade de chuva leve.
Sábado:
Mínima 14°C e Máxima 19°C. Céu fechado, com 34% de chance de chover.
Domingo:
Mínima de 14°C e Máxima de 18°C. Tempo nublado, com 33% de possibilidade de chuva.
Fonte: www.bbc.com/weather
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”