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STOCK CAR – O que esperar da sexta etapa da temporada – 2023

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(Foto: Marcelo Machado de Melo)
Classe mais alta de automobilismo nacional segue para uma disputa em um circuito técnico e exigente para o sistema de freios.

A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (4, 5 e 6), para realizar a sexta etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

Essa será a primeira de duas competições da classe de turismo no circuito Velocitta neste ano, já que a pista paulista também receberá a décima prova da programação, prevista para o final de outubro, após a disputa de retorno à Argentina.

Nesse final de semana, a Stock Car terá a companhia de duas categorias de apoio: da Fórmula 4 Brasil e da Copa Shell Hyundai HB20, que realizarão a terceira e quarta etapas de seus respectivos campeonatos. Além disso, Felipe Fraga estará de volta ao carro #88 da Blau Motorsport, após estar ausente da etapa anterior em Interlagos por conta de compromissos fora do país.

Na última passagem por Mogi Guaçu, em setembro de 2022, Felipe Lapenna venceu a corrida 1 e garantiu a sua primeira vitória na Stock Car Pro, seguido de Bruno Baptista e de Thiago Camilo. Na corrida 2, Ricardo Maurício alcançou o topo do pódio, logo à frente de Julian Santero e de Ricardo Zonta, estes que completaram o top 3.

Informações do circuito

O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas (4-D e 8-E), fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.

O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.

O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.

Previsão da Fras-le e Fremax
(Foto: Luís França/P1 Media Relations)

O Velocitta é um circuito técnico e exigente para o sistema de frenagem: cerca de 25% do tempo de volta é feito com o piloto usando os freios. O engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax, André Brezolin, falou sobre o impacto que o circuito em Mogi Guaçu traz para os componentes de redução de velocidade.

Como o Velocitta é um autódromo que oferece freadas em descidas, isso exige bastante do freio dianteiro com frenagens fortes e temperaturas elevadas. O freio tem uma grande importância por conta disso, então ele pode ser decisivo para os resultados, já que esse pode ser o diferencial para conseguir boas ultrapassagens em um circuito difícil de ultrapassar.

Expectativas do último vencedor em Mogi Guaçu
Ricardo Maurício no pódio da corrida 2 da 8ª etapa da temporada 2022 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Na última disputa da Stock Car Pro no Autódromo Velocitta, ano passado, Ricardo Maurício venceu a segunda corrida no circuito paulista, ao largar fora dos 10 primeiros, escalar o pelotão, assumir a liderança nos minutos finais e vencer com mais de 4s de vantagem sobre o segundo colocado.

Em entrevista exclusiva ao TDT, Ricardo falou sobre as suas expectativas para a prova e mais. “O Velocitta é uma pista com frenagens bem fortes, mesmo não tendo retas longas; é um local de provas bem técnico e tem setores que são em descida, como a curva 1 e na seção do saca-rolhas. O clima geralmente é quente, o que é mais um ponto desafiador em um circuito que usa muito os pneus, por demandar tração.

“Além da nova fornecedora de pneus [Hankook] que ainda não usamos no Velocitta, ano passado estávamos com uma asa traseira diferente e, dessa vez, temos um pouco mais de pressão aerodinâmica.

“Os carros da Toyota também estavam mais fortes da última vez em Mogi Guaçu, por terem packs mais avançados. Assim, esperamos que nesse final de semana nossos Chevrolet Cruze estejam mais equiparados com os carros da montadora japonesa e que consigamos trazer mais pontos para a equipe.

Novidades

Eurofarma com pintura especial

(Foto: Divulgação)

A equipe Eurofarma RC correrá em Mogi Guaçu com um layout de pintura branca nos Chevrolet Cruze de Daniel Serra e de Ricardo Maurício, em apoio a campanha Agosto Dourado, que faz referência aos bancos de aleitamento materno.

A gigante da indústria farmacêutica criou o primeiro banco de leite privado desenvolvido por uma empresa do setor: o Lactare, que já coletou mais de 7 mil litros de leite materno desde 2019, ano de fundação do banco.

A pintura branca permanecerá nos carros #29 e #90 da equipe Eurofarma RC durante as próximas duas etapas da Stock Car do mês de agosto: neste fim de semana no Velocitta e em Goiânia, entre os dias 25 e 27.

O que esperar
(Foto: Marcelo Machado de Melo)

O Rei da Pista do grid atual no Autódromo Velocitta é Thiago Camilo, que possui 3 vitórias no traçado do interior paulista: duas P1s em 2019 e uma dois anos depois. O piloto #21 da Ipiranga Racing também lidera o campeonato de pilotos e é o principal favorito a vitória nesse fim de semana.

Além de Camilo, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta, que possuem 2 vitórias cada no Velocitta, são os outros cotados a subirem no ponto mais alto do pódio ao final das duas disputas.

Um fato curioso que vale mencionar é que as corridas no circuito em Mogi Guaçu costumam ser conturbadas, receber intervenção do carro de segurança (Safety Car) e gerar ocupantes inéditos no topo do pódio.

Na primeira passagem da Stock Car Pro no Velocitta em 2022, durante a quarta etapa, Matías Rossi venceu pela primeira vez na carreira no traçado do interior de São Paulo, enquanto Felipe Lapenna fez o mesmo alguns meses depois, quando corria pela Hot Car Competições.

Diante de uma temporada que se mostra competitiva e imprevisível até aqui, é esperado novos competidores no top 3 final. Além disso, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta buscarão ampliar o número de P1s no circuito de Mogi Guaçu para igualar ou até superar o Rei da Pista e atual líder da classificação, Thiago Camilo.

Além de Barrichello e Zonta, Thiago terá outro adversário para segurar: o principal rival no campeonato, Gabriel Casagrande, este que se encontra em segundo lugar na tabela e pode tomar a liderança do competidor do Corolla #21.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Thiago Camilo, 151 pts
2º – Gabriel Casagrande, 134
3º – Daniel Serra, 131
4º – Cesar Ramos, 114
5º – Rubens Barrichello, 108
6º – Ricardo Zonta, 104
7º – Guilherme Salas, 96
8º – Felipe Baptista, 95
9º – Rafael Suzuki, 93
10º – Ricardo Maurício, 92

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 16ºC e máxima de 29ºC. Céu aberto, ensolarado.

Sábado – Mínima de 16ºC e máxima de 28ºC. Tempo ensolarado.

Domingo – Mínima de 15ºC e máxima de 29ºC. Céu aberto, ensolarado.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 4 de agosto
12h – Treino Livre 1

Sábado, 5 de agosto
8h45 – Treino Livre 2
13h – Classificação

Domingo, 6 de agosto
11h30 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
12h10 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Transmissão

A sexta etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.

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