Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito e o que esperar da disputa inaugural em solo americano.
A Fórmula E retorna às pistas nesse final de semana (23 e 24) para realizar a estreia do E-Prix de Portland, a décima segunda etapa do campeonato 2022/2023 que acontecerá no Circuito Internacional de Portland, que fica no estado de Oregon, a noroeste dos Estados Unidos.
O E-Prix inaugural é a primeira e única prova nos EUA da atual temporada, já que o E-Prix tradicional em Nova Iorque não entrou no itinerário da categoria neste ano. Portland também se torna a quarta cidade estadunidense a receber a Fórmula E, depois de Miami, Long Beach e da ‘Grande Maçã’ (NY), além de sediar a nona visita da classe eletrificada ao país.
Essa será a corrida em casa para a Avalanche Andretti, que terá apoio de grande parte da torcida. A escuderia se encontra fora da disputa pelo topo entre as equipes, posição em que estava no início do ano, e precisa transformar todo o apoio dos fãs nas arquibancadas em um resultado que a faça voltar ao grupo de dianteira.
Layout do circuito americano
O Circuito Internacional de Portland possui 3.190 km de extensão, 12 curvas (8-D e 4-E), fluxo no sentido horário e trechos predominantes de alta velocidade, com apenas três seções de baixa. A prova terá 28 voltas, o equivalente a uma distância de 89.320 km.
O gerenciamento de energia será o principal desafio para os pilotos, já que o traçado americano oferece poucas zonas de frenagem, vários trechos de média velocidade e duas retas longas. Por outro lado, devido a superfície de asfalto, o desgaste de pneus será uma preocupação a menos para os competidores.
Diferente dos outros locais de prova americanos que receberam a Fórmula E, esse traçado não é urbano, mas permanente, e costuma receber tradicionalmente corridas da IndyCar (Fórmula Indy) e da NASCAR Xfinity Series.
Uma característica marcante dessa pista é a superfície plana em quase toda a sua extensão; isso facilitará o aproveitamento do vácuo do carro à frente pelos corredores, uma estratégia que será vital para uma boa escalada de posições durante o E-Prix.
O Modo Ataque ficará localizado no canto da curva 7, uma área que precede um longo trecho rápido que pode ser o principal ponto de ativação do impulso extra durante a corrida.
Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Portland é uma pista que certamente traz boas lembranças para o fã brasileiro, com vários grandes nomes brilhando em outras categorias por lá. Porém, passado à parte, não será um desafio fácil. Esse será o traçado mais rápido da temporada, com retas muito longas e curvas de alta velocidade.
“Será um pouco como uma versão extrema de Valência (Circuito Ricardo Tormo). Então, esperamos que a corrida tenha muitas ultrapassagens e mudanças de liderança. Acho que os pilotos também aproveitarão ao máximo o vácuo, o que será muito importante para nós. Estou ansioso por essa corrida.”
Situação no campeonato: P16 – 18 Pontos
Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “Estou animado em voltar a correr em um autódromo. Nos circuitos permanentes temos o benefício de usufruir de pistas largas e, no caso de necessidade, uma área de escape é sempre bem-vinda. Fora isso a pista é bem veloz e me identifico muito com esse tipo de circuito.
“Nossa equipe tem evoluído bastante o desempenho dos carros e, principalmente em situações de classificação, estamos dando vários passos à frente do que no início da temporada. Nosso grande desafio ainda é o gerenciamento de energia durante as corridas, porém, com base em nossos testes de simulador, acredito que aqui em Portland poderemos encontrar uma situação que nos favoreça.”
Situação no campeonato: P19 – 10 Pontos
O que esperar do E-Prix em Oregon
O E-Prix na terra do Tio Sam será mais uma novidade que levará as equipes do grid rumo ao desconhecido, assim como as provas inaugurais em Hyderabad, Cidade do Cabo e São Paulo. A batalha entre os competidores será intensa, já que o piloto e a escuderia que vencerem em Portland entrarão para a história por vencerem o E-Prix inaugural nos EUA.
As chances de interrupções da prova por conta de incidentes e de entradas de Safety Car são menores em comparação com circuitos de rua, já que há áreas de escape e trechos mais largos no local de provas americano.
Situação dos campeonatos
Na classificação de pilotos, por enquanto, Pascal Wehrlein segue na liderança com 134 pontos, apenas 1 de vantagem sobre o segundo colocado, Jake Dennis, que se encontra com 133. O ocupante da terceira posição é Nick Cassidy, que possui 128 pontos ao todo.
Wehrlein chega a quarta etapa da temporada focado em finalizar bem a única corrida do final de semana, para impedir que Dennis, seu principal rival no campeonato, tome a liderança na tabela.
Jake se recuperou nas últimas duas etapas em Jacarta, voltou a brigar pela ponta e, com apenas 1 ponto a menos em relação a Pascal, buscará concluir o E-Prix na frente do piloto alemão da Porsche para assumir a P1 no campeonato de pilotos.
Na classificação de equipes, a TAG Heuer Porsche mantém a liderança, com 212 pontos, seguida da Envision Racing, que possui 190 e da terceira colocada Jaguar TCS Racing, com 171 pontos.
Transmissão no Brasil
O canal BandSports transmitirá o E-Prix de Portland no sábado, ao vivo, a partir de 21h (horário de Brasília).
PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”