Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da quarta etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da quarta etapa da temporada – 2023

357
(Foto: Victor Eleutério/Vicar)
Classe elite do turismo brasileiro segue para um local de provas tradicional e que está de volta ao calendário após um ano ausente.

A Stock Car Pro Series retorna nesse final de semana (16 a 18) para realizar a quarta etapa da temporada no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, município da zona oeste do Paraná. O evento contará com duas corridas no domingo, uma seguida da outra, com duração de 30 min + 1 volta cada.

O circuito de Cascavel recebeu a Stock Car pela última vez em 2021, na 5ª etapa do calendário, quando Thiago Camilo foi o vencedor da corrida 1, seguido de César Ramos e de Gabriel Casagrande, e Átila Abreu levou a P1 na segunda prova, logo à frente de Ricardo Zonta e de Gabriel Casagrande, este último que correrá em casa novamente nesse fim de semana.

O autódromo paranaense recebeu 25 etapas da Stock Car Pro desde o ano de estreia da categoria, em 1979. De lá pra cá, o local de provas esteve ausente do itinerário entre 1982 e 1990, 1993 e 2011 e fora da programação do ano passado.

A última ausência (2022) foi por conta de uma reforma necessária na pista, para aumentar a segurança e fazê-la alcançar o atual padrão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA). A superfície do asfalto foi completamente refeita e as áreas de escape, melhoradas.

Informações do circuito
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo Zilmar Beux possui 3.058 km de extensão, 7 curvas (2-D e 5-E) e fluxo no sentido anti-horário. O traçado tem como características principais a presença de aclives e declives fortes, curvas abertas e trechos predominantes de alta velocidade.

A parte mais famosa do circuito é a ampla curva 2, chamada de Bacião, que lembra uma seção de pistas da NASCAR, ao ser feita com 100% do acelerador. Nesse ponto, os carros podem alcançar velocidades acima de 170 km/h, o que é um verdadeiro teste de resistência para os componentes do motor e para os pneus.

O traçado no Paraná apresenta duas longas retas: a dos boxes, que termina com um aclive acentuado que lembra a do Circuito das Américas (COTA) e, a segunda, que vem logo em seguida. Curiosamente, o acesso para esses dois trechos de alta velocidade são duas curvas rápidas, o que torna o circuito de Cascavel um dos mais velozes do calendário deste ano.

Previsão da Fras-le e Fremax
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

A pista de Cascavel é rápida e usa pouco os freios, é o que comentou André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car. “É um circuito bem rápido, que utiliza pouco o sistema de freios. A curva do Bacião é desafiadora, mas só usa o freio na entrada para direcionar o carro e manter a tangência. Assim, não há desafios, tanto em termos de intensidade quanto de temperatura.”

A curva mais exigente do traçado com os freios é a de número 6. Os carros se aproximam dela, em subida, a cerca de 200 km/h, e em uma frenagem forte de dois segundos, na qual o carro percorre cerca de 110 metros enquanto as pastilhas da Fras-le fazem o atrito com os discos da Fremax e reduzem a velocidade em 75 km/h neste espaço de tempo. O contorno, à esquerda, é feito a cerca de 125 km/h.

Com informações da assesoria de imprensa da Fras-le e da Fremax.

Expectativas do último vencedor em Cascavel
Átila Abreu comemorando a vitória da Corrida 2 em Cascavel, na temporada 2021 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Na última corrida da Stock Car no Autódromo Zilmar Beux, Átila Abreu levou o troféu de P1 da segunda disputa, ao segurar Ricardo Zonta nas voltas finais. Assim, o piloto #51 da Shell V-Power conquistou a sua primeira vitória pela equipe Pole Motorsport.

Em entrevista exclusiva ao TDT, Átila falou sobre as características do circuito e as suas expectativas para a prova em território paranaense.

Estou muito animado para voltar a Cascavel. Eu cheguei a correr na pista com a BMW [da EMS Racing] após o recapeamento do asfalto há umas semanas atrás. Pude testar a nova superfície e ver as mudanças no circuito, que é o meu favorito do calendário, principalmente por conquistar minha primeira vitória nele com a Pole em 2021.

A meta para este final de semana é passar para o Q3 e me classificar entre os 6 primeiros, já que Cascavel é uma pista de alta e oferece poucos pontos de ultrapassagem. Obviamente, quero brigar pelo pódio nas duas corridas e somar uma boa pontuação para a tabela do campeonato.”

Novidades

Corrida de número 300 para o piloto #90

Ricardo Maurício (Foto: Luís França)

Esse final de semana será especial para o piloto da Eurofarma RC, Ricardo Maurício. O paulista de 44 anos da equipe 11 vezes campeã completará 300 corridas na maior categoria de automobilismo do Brasil.

O competidor do Chevrolet Cruze número #90 comentou sobre o marco histórico que está prestes a alcançar no Autódromo Zilmar Beux. “O tempo passa rápido e é muito importante perceber que apesar de não ser o mais jovem do grid, ainda sou competitivo.

Isso é mérito de um conjunto de fatores: uma boa equipe, um patrocinador com o automobilismo em seu DNA, minha família e claro, a busca por uma mente e um corpo saudáveis.”

Em sua trajetória na Stock Car Pro Series, que teve início em 2004, Ricardinho já conquistou 36 vitórias, 87 pódios, 20 poles positions e 31 voltas mais rápidas, e é um dos pilotos mais bem sucedidos da história na classe elite de turismo.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

Os Reis da Pista do grid atual em Cascavel são Thiago Camilo, Átila Abreu e Marcos Gomes, com 3 vitórias cada. Entre esses três pilotos, Thiago se encontra em uma melhor posição na temporada até agora, como o atual líder do campeonato.

O piloto #21 da Ipiranga Racing soma 99 pontos na tabela, apenas 2 acima do dono da casa, Gabriel Casagrande, e 20 de vantagem sobre o atual bicampeão e ocupante da P3 na tabela, Rubens Barrichello.

Além de Thiago, Átila e Marcos, há dois pilotos que chegarão com tudo nessa etapa para subirem ao ponto mais alto do pódio: Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande. Zonta esteve perto de sua primeira vitória em Cascavel na temporada 2021, mas terminou atrás de Átila Abreu e buscará redenção: cruzar a linha de chegada em primeiro nesse fim de semana.

Casagrande terá o apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas e chega a sua única prova em casa deste ano para tomar a liderança do campeonato de Thiago Camilo, este que tem o objetivo de permanecer no topo da tabela de classificação ao final da corrida 2.

Devido à natureza veloz do circuito do Autódromo Zilmar Beux e do recapeamento do asfalto, a disputa no Paraná promete ser imprevisível, além do fato de que a Stock não corre no traçado há um pouco mais de um ano. Por isso, tudo pode acontecer nesse final de semana, inclusive, até um dos Reis da Pista se tornar o mais vezes vencedor em Cascavel.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Thiago Camilo, 99 pts
2º – Gabriel Casagrande, 97
3º – Rubens Barrichello, 79
4º – Cesar Ramos, 77
5º – Ricardo Maurício, 73
6º – Bruno Baptista, 69
7º – Daniel Serra, 68
8º – Guilherme Salas, 63
9º – Gaetano Di Mauro, 63
10º – Ricardo Zonta, 58

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 8ºC e máxima de 14ºC. Céu com algumas nuvens e intervalos de sol, com 20% de possibilidade de garoa.

Sábado – Mínima de 8ºC e máxima de 16ºC. Tempo ensolarado, sem chances de chuva.

Domingo – Mínima de 6ºC e máxima de 19ºC. Tempo aberto, sem possibilidade de chover.

Fonte: www.climatempo.com.br

Programação do final de semana

Sexta-feira, 16 de junho:
10:10 – Shakedown
13:00 – Treino Livre 1

Sábado, 17 de junho:
09:10 – Treino Livre 2
12:50 – Classificação

Domingo, 18 de junho:
11:13 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
11:51 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A quarta etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo, a partir de 11h10, pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!