Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um dos circuitos mais tradicionais do calendário.
A Fórmula 1 retorna às atividades nesse final de semana (16 a 18) para realizar o Grande Prêmio do Canadá, a oitava etapa da temporada que acontecerá em Montreal, maior metrópole da província de Quebec, localizada a oeste do país norte-americano.
Essa será a corrida em casa para o piloto da Aston Martin Cognizant, Lance Stroll, que terá apoio da maior parte das arquibancadas no domingo.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP canadense, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.
Além disso, saiba as características do traçado, informações dos compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.
Oracle Red Bull Racing (287 pts)
Max Verstappen #1: “É sempre bom voltar a Montreal, pois é uma ótima cidade e os fãs são maravilhosos lá. A pista é muito original e conseguimos passar sobre algumas zebras oldschool e o cenário também é muito legal.
“O acerto do carro deve ser um equilíbrio cuidadoso entre a velocidade em linha reta e a capacidade de percorrer bem as curvas. Claro, a vitória do ano passado ainda está em minha mente, então espero que possamos fazer algo semelhante nesse fim de semana.”
Sergio Perez #11: “Estou ansioso para voltar ao carro neste fim de semana. Eu sei o que devo fazer para voltar à forma de que sou capaz e, como equipe, sabemos como colocar o carro em uma janela onde terei melhor desempenho.
“Ao passar por momentos como este, é mais importante do que nunca trabalhar em equipe e todos nos apoiaremos para lutar pela vitória no Canadá. Tenho um carro fantástico e é sempre emocionante estar ao volante. Devo ser extremamente consistente em Montreal e, claro, ter um fim de semana completo.”
Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.
Mercedes-AMG Petronas (152 pts)
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe de equipe): “Agora vamos para Montreal. Com suas longas retas e curvas de baixa velocidade, mas não é uma pista que esperamos que se adapte ao nosso carro tão bem quanto Barcelona.
“Não importa onde esteja o verdadeiro ritmo do carro nesse fim de semana, buscaremos maximizar nosso resultado. As características do circuito também fornecerão mais oportunidades para aprender sobre o W14 e alimentar nosso caminho de desenvolvimento.
“A diferença para a Red Bull é grande e será preciso muito trabalho para reduzi-la. No entanto, estamos prontos para o desafio.”
Aston Martin Aramco Cognizant (134 pts)
Lance Stroll #18: “Estou muito animado para voltar a Montreal para a minha corrida em casa; é sempre especial para mim ver todo o apoio canadense na cidade em que cresci. Gilles Villeneuve é um circuito que também guarda boas lembranças para mim: ganhar sete posições para terminar nos pontos no ano passado foi memorável.
“Como a hierarquia das equipes tem mudado nas últimas corridas, será interessante ver o que as características do circuito fazem para a competitividade para cima e para baixo na ordem de grid neste fim de semana. As margens serão muito apertadas, então vamos nos esforçar muito para fazer um bom show para minha torcida.”
Fernando Alonso #14: “Tivemos uma rodada dupla movimentada com Mônaco e Espanha e saímos com 32 pontos como equipe. A atmosfera em Barcelona-Catalunha foi fenomenal, mas tivemos um sábado difícil e não tivemos ritmo no domingo para dar um show para os meus fãs.
“A seguir vem Montreal, que é um circuito histórico da Fórmula 1 e tenho boas lembranças de correr aqui. No ano passado por exemplo, larguei em segundo no grid depois de um treino classificatório caótico e molhado. Pode chover novamente neste ano, então estaremos de olho na previsão do tempo.
“O circuito é divertido e, embora as ultrapassagens possam ser difíceis, também pode gerar corridas surpreendentes, por isso estaremos preparados para tudo. Temos algumas atualizações esse fim de semana e nosso objetivo é marcar o máximo de pontos possível.”
Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari (100 pts)
Charles Leclerc #16: Não comentou.
Carlos Sainz #55: Não comentou.
Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Viemos para o Canadá sabendo que ainda há espaço para melhorias em termos de ritmo de corrida com o SF-23. No entanto, as atualizações introduzidas na última rodada na Espanha fizeram com que o carro se comportasse de forma mais consistente na corrida.
“No ano passado, nossos pilotos correram muito bem em Montreal, com Carlos terminando em segundo depois de colocar o vencedor sob pressão até a bandeirada, enquanto Charles abriu caminho desde a última fila do grid para conquistar o quinto lugar. Sempre tivemos muito apoio no Canadá e esperamos oferecer um forte desempenho para os nossos tifosi neste fim de semana.”
BWT Alpine (40 pts)
Esteban Ocon #31: “O circuito Gilles Villeuneuve é uma ótima pista e eu realmente gosto de pilotar lá. A maioria das curvas em Montreal vem como uma dupla mudança de direção, o que requer uma boa capacidade de resposta do carro, então o ajuste é muito importante. Há também as paredes que tornam a condução excitante e nos mantêm alertas.
“A superfície da pista no Canadá costuma ser bastante lisa, mas a degradação dos pneus na corrida costuma ser relativamente alta, pois usamos os pneus mais macios. Combinado com a natureza stop-and-go do traçado, isso melhora as chances de ultrapassagem, o que pode torná-lo um GP divertido. Estávamos em sexto aqui no ano passado, então vamos tentar igualar ou melhorar isso dessa vez.”
Pierre Gasly #10: “Depois de correr em um circuito mais convencional em Barcelona, voltamos para uma pista de rua em Montreal. É um lugar legal para correr: muito veloz com grandes zonas de frenagem e curvas rápidas.
“Tenho me preparado no simulador em Enstone, tudo parece bom e estou ansioso para estar na pista na sexta-feira. A previsão do tempo parece interessante, pois a chuva é provável, então vamos continuar prontos para todas as condições e ver o que podemos alcançar.”
Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.
McLaren (17 pts)
Lando Norris #4: “Mal posso esperar para voltar a correr no Canadá. A Espanha foi uma corrida difícil, mas havia muito a tirar para mim e para a equipe, incluindo a positividade da P3 do grid de largada garantida na classificação.
“Após uma rodada dupla, voltei ao MTC [McLaren Technology Center] com meus engenheiros em preparação para este fim de semana. O circuito Gilles Villenueve pode ser desafiador com suas chicanes de frenagem pesada, mas também pode ser muito divertido de percorrer. Estou animado com isso e espero que possamos marcar alguns pontos.”
Oscar Piastri #81: “Estamos de volta às corridas depois de uma semana de trabalho duro na fábrica. Tenho me preparado para o fim de semana com meus engenheiros, então me sinto pronto para fazer a minha estreia no circuito Gilles Villenueve.
“Há muito a conquistar nesta temporada e estamos trabalhando bastante para melhorar nosso ritmo de corrida. Daremos tudo de nós no Canadá e esperamos ter um fim de semana de corrida positivo.”
Andrea Stella (chefe de equipe): “Saímos da Espanha com um resultado nada satisfatório. Claro que ficamos muito felizes em começar a corrida com os dois carros entre os 10 primeiros, após uma boa sessão de classificação. A corrida se mostrou mais difícil em termos de ritmo e devido ao incidente de Lando na curva 1. Apesar de tudo, retemos o aprendizado e vamos correr de novo.
“Montreal é uma pista que muitos pilotos gostam; é outro circuito desafiador, rápido, mas com curvas de baixa velocidade e muita frenagem. Estamos na trajetória certa como equipe para uma base de longo prazo e sabemos que os resultados começarão a chegar assim que melhorarmos o carro. Enquanto isso, vamos tentar extrair o máximo do próximo GP no Canadá.”
MoneyGram Haas (8 pts)
Kevin Magnussen #20: “Pessoalmente, gosto da maioria dos circuitos antigos, aqueles que têm um pouco mais de personalidade e não são tão planos e largos quanto muitos dos mais novos. O Circuito Gilles Villeneuve é definitivamente um clássico e é uma pista muito boa para correr com a longa reta oposta.
“Sempre há boas oportunidades de ultrapassagem e nunca é uma corrida monótona. Muitas vezes também há uma boa chance do clima mudar e, geralmente, há uma ótima atmosfera no Grande Prêmio do Canadá.”
Nico Hulkenberg #27: “Montreal é uma das minhas pistas favoritas, com um fluxo muito bom e uma ótima mistura de circuito de rua e traçado de autódromo. Ao redor da pista, você pode ver o quanto o Canadá ama a Fórmula 1. A cidade inteira abraça a corrida e os locais nos dão as boas-vindas.”
Guenther Steiner (chefe de equipe): “No Canadá, é difícil encontrar uma data em que não esteja nevando e não esteja no meio das corridas europeias, pois você não pode fazer isso antes de começarmos a correr na Europa porque sempre há uma chance de ainda estar nevando ou pelo menos frio lá.
“Como sempre nesta temporada, não sabemos onde estamos, indo de corrida em corrida, é difícil prever. Não estamos apenas prevendo a nós mesmos, mas também precisamos prever nossos adversários, pois tudo está tão próximo que há muita competição em poucos décimos.
“Precisamos ir para Montreal, fazer o nosso melhor e trabalhar em nosso ritmo de corrida, pois terminamos onde não queríamos na Espanha. O Grande Prêmio do Canadá é um grande evento, os fãs sempre se divertem e são muito bons, então estou realmente ansioso por esse final de semana.”
Alfa Romeo Stake (8 pts)
Valtteri Bottas #77: “Foi bom ver a equipe em boa forma em Barcelona depois de algumas corridas difíceis. Da minha parte, os estragos no assoalho causados por alguns detritos durante a primeira volta me impediram de extrair todo o potencial do C43, o que foi lamentável dado o ritmo encorajador que o meu companheiro de equipe mostrou. No entanto, é um novo fim de semana de corrida e uma chance de voltar à pista.
“Passei o tempo desde Barcelona trabalhando no simulador e voltando para casa na Finlândia, e me sinto pronto para os desafios que virão. Gostei de correr aqui em Montreal no passado e estou ansioso por este fim de semana. Sabemos que nosso carro tem potencial para ir bem, e esse será nosso objetivo a partir de sexta-feira: adicionar novos pontos à nossa contagem.”
Guanyu Zhou #24: “Voltar de Barcelona com pontos foi certamente recompensador e uma boa motivação para toda a equipe continuar com o extenso trabalho feito até agora, dentro e fora da pista. Estou muito feliz por voltar ao Canadá esta semana, tenho ótimas lembranças da minha primeira vez aqui há um ano e estou ansioso para fazer mais algumas.
“Fizemos um bom progresso na Espanha, graças a nossa boa gestão de pneus e escolhas estratégicas. Mesmo que a pista seja diferente de Barcelona, esperamos conseguir acompanhar as performances mostradas lá. Se estivermos no nosso melhor desde o Treino Livre 1, poderemos nos classificar em uma posição favorável e estender nossa sequência de pontos no domingo.”
Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “O resultado positivo em Barcelona foi uma prova importante do esforço feito pela equipe ao longo das últimas semanas, tanto na pista quanto em Hinwil, e como todos estamos ansiosos para lutar pelos pontos com regularidade. O resultado que trouxemos para casa nos deixou ainda mais motivados, e retomamos os trabalhos desde já para buscar o rendimento extra que pode fazer a diferença.
“Vamos para Montreal com confiança: tivemos um dos nossos melhores resultados da temporada passada aqui, e o objetivo, claro, é repeti-lo. O ritmo que mostramos ao longo do fim de semana na Espanha foi promissor e é uma confirmação de que as atualizações que trouxemos estão nos levando na direção certa. Mesmo assim, somos capazes de conseguir mais.”
Scuderia AlphaTauri (2 pts)
Yuki Tsunoda #22: “O circuito Gilles Villeneuve é difícil, divertido e a atmosfera é ótima; é um circuito de rua, mas parece mais um traçado permanente, old school, um pouco como Suzuka, pois assim que você sai da linha branca, acaba na grama.
“Em termos de acerto do carro é complicado, porque você precisa de baixo arrasto e alta pressão aerodinâmica. Na verdade, lembro que a corrida do ano passado no Canadá foi um ponto de virada em minha compreensão do carro. Lutei muito nos treinos livres, mas consegui melhorar e ficar muito mais forte na corrida.
“Junto com os engenheiros, conseguimos entender qual direção tomar, para deixar eu e o carro mais rápidos. A configuração que encontramos em Montreal ainda é a que usamos agora. O trabalho no simulador na semana passada confirmou isso e estou feliz com o trabalho feito para ajustar a configuração. Eu espero que dê certo.”
Nyck De Vries #21: “No ano passado estive no Canadá e vi de perto essa pista inusitada; é uma mistura de autódromo permanente com circuito de rua, mas este fim de semana será a primeira vez que eu realmente vou correr lá.
“Olhando no mapa, parece um local de prova simples, mas na verdade é bem complicado. Enquanto a maioria dos traçados em que corremos se misturam com os mesmos padrões de segurança, as áreas de escape, os freios e até a infraestrutura, o circuito Gilles Villeneuve ainda é único e tem seu próprio caráter especial.
“Trabalhei no simulador na semana passada, mas é difícil prever como serão as coisas, já que o pelotão intermediário é muito competitivo. A pista apresenta alguns desafios interessantes em termos de acerto do carro, mas o fim de semana é longo.
“Não vejo a hora de voltar para Montreal porque é uma grande cidade, na minha opinião uma mistura de América do Norte e Europa, principalmente França, claro pelo idioma.”
Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.
Williams Racing (1 pt)
Alex Albon #23: “Indo para o Canadá, é sempre um circuito complicado, no entanto, com mais downforce médio; isso deve nos servir um pouco mais do que nas últimas pistas. Estou ansioso para correr em Montreal, pois é uma atmosfera muito agradável na cidade.
“Temos uma atualização chegando para este fim de semana, então deve ser interessante ver como ela se sairá. Todos na fábrica fizeram um grande trabalho para preparar esse novo pacote aerodinâmico, então esperamos ter um bom resultado.”
Logan Sargeant #2: “Estou animado para ir ao Canadá pela primeira vez. Gilles Villeneuve é uma pista que eu queria pilotar desde pequeno, pois é um circuito difícil com as paredes muito próximas nas saídas das chicanes de alta velocidade. Espero que se adapte ao nosso carro para que possamos ter um bom fim de semana.”
James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.
Detalhes do circuito
O circuito Gilles Villeneuve possui 4.361 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1978 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Valtteri Bottas, que fez 1:13.078 na temporada 2019.
A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, apenas 3 curvas de baixa, com sentido de fluxo horário e chicanes rápidas. O principal ponto de ultrapassagem no Canadá é a reta que antecede aos boxes, a mais longa e a que detém uma das 3 zonas de abertura de asa móvel (DRS).
A maior parte dos setores da pista são formados por muros, o que reduz as margens de erro por parte dos pilotos. A barreira mais famosa da temporada também fica no traçado Gilles Villeneuve: The Wall of Champions, ou Muro dos Campeões, localizada do lado direito da reta principal. Confira abaixo como é uma volta no circuito canadense, através do simulador/game F1 22.
Essa pista exige um acerto de carro balanceado entre baixa pressão aerodinâmica, devido a algumas curvas lentas e chicanes de média velocidade, e foco em top speed, pois há quatro retas no traçado.
Uma curiosidade engraçada é que esse local de prova costuma receber invasores do reino animal em certos trechos: marmotas. Por três temporadas (2015, 2017 e 2019), os mamíferos invadiram o circuito no meio de atividades de pista em andamento.
Na temporada passada, o vencedor do GP canadense foi Max Verstappen, seguido de Carlos Sainz e de Lewis Hamilton. O piloto da Red Bull largou na pole e passou toda a disputa em uma batalha pela liderança com Sainz. O piloto da Ferrari chegou a ficar na P1 por várias voltas, mas não conseguiu segurar Verstappen e o alto desempenho em reta do RB18.
Informações sobre os pneus
Para o GP do Canadá, os compostos escolhidos são da gama mais macia: C3 como P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.
A velocidade média no circuito Gilles Villeneuve é relativamente baixa, graças às frequentes mudanças de direção causadas pela sucessão de curvas, com frenagens contínuas.
O composto mais macio costuma ser visto apenas na classificação, como foi o caso no ano passado, quando apenas os compostos médios e duros foram usados na corrida.
A estratégia preferida pela maioria dos pilotos era a de duas paradas, mas alguns optaram por uma parada única com um stint inicial muito longo no duro, especialmente aqueles que largaram na parte de trás do grid.
Com base nos dados do ano passado, o tempo médio gasto em um pit-stop é de 18,5 segundos, apesar dos mais de 400 metros de pit lane. Os pilotos que entram nos boxes cortam a última chicane e pulam a primeira curva, com a saída dos boxes já na curva 2.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 15°C e Máxima de 23°C. Tempo nublado, com 60% de chances de chuva.
Sábado:
Mínima 15°C e Máxima 21°C. Tempo fechado com pancadas de chuva no período do dia.
Domingo:
Mínima de 14°C e Máxima de 19°C. Céu nublado com sol entre nuvens e 70% de possibilidade de chuva.
Fonte: www.weather.gc.ca
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
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Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”