E Indy500 é Indy500! Não importa a situação de momento da categoria, do campeonato, do UNIVERSO… o maior espetáculo da terra SEMPRE irá te surpreender, do início ao fim! Não importa sua crença ou fé, entenda… assim como a “varinha escolhe seu bruxo”, INDIANAPOLIS escolhe quem nela pisa e quem dela sai rei ou rainha! E não seria diferente disto a 107ª EDIÇÃO das 500 Milhas de Indianapolis neste domingo (28/05/2023)! Já na largada ficou evidente que a Indy500 (2023) não queria mesmo Graham Rahal por lá e já demonstrava isto deste os treinos classificatórios, onde Rahal foi eliminado no BUMP Day! Mas o destino insistiu e Rahal entrou em pista com o carro #24 de Stefan Wilson (fraturado). Mas, na saída para as voltas de apresentação, o carro de Rahal ficou parado e foi levado para a garagem! Ainda conseguiu retornar à pista, fez prova bem discreta e não completou a corrida, abandonando após se envolver no acidente que causou a última bandeira vermelha.
Mas, sobre os destaques positivos, já no início da prova alguns pilotos se tornavam, por seus desempenhos em pista, favoritos. Em especial Alex Palou (pole position), Pato O’Ward, Ferrucci, Rosenqvist, VeeKay e até mesmo Marcus Ericsson, que vinham com apresentações consistentes! Mas, praticamente na metade da prova, VeeKay se atrapalhou na saida de uma das paradas de box e acabou acertando Palou, que bateu no muro do pitlane e perdeu muito tempo com reparos. VeeKay retornou para a pista e acabou punido com um drive-through, terminando a corrida apenas em 10º. Já Alex Palou, despencou para o final do grid e iniciou uma prova de recuperação sensacional, conseguindo ainda terminar na 4ª posição.
Rosenqvist, que liderou 33 voltas das 200, acabou batendo e abandonou na volta 183, causando a primeira bandeira vermelha. Ao rodar, Rosenqvist foi ainda acertado por Kirkwood, que capotou e se arrastou pena pista de cabeça para baixo. Ainda, uma roda traseira voou em direção à arquibancada e felizmente apenas atingiu um carro estacionado (0_o). E assim, a disputa pela vitória parecia estar entre Pato O’Ward (que liderava), Marcus Ericsson e Newgarden, porém com Rossi e Ferrucci observando bem de perto.
A relargada aconteceu quando faltavam 8 voltas para o fim e Newgarden, de forma brilhante, tomou ultrapassou Ericsson e Pato, para assumir a liderança da prova. Ericsson ultrapassou Pato, que ao tentar retomar a segunda colocação momentos depois, acabou rodando e foi ao muro! Um pouco mais atrás também Pagenaud foi acertado por McLaughlin e rodou. Canapino acabou se assustando, bateu no muro e sem controle algum do carro, percorreu vários metros acompanhando o muro e bateu no carro parado de Pato O’Ward – cena realmente inusitada! Mais uma bandeira vermelha foi acionada!
A relargada aconteceu quando faltavam 4 voltas para o final e tínhamos Newgarden na liderança, seguido de Ericsson, Ferrucci, Rossi e Palou (o_0). Ericsson conseguiu ultrapassar Newgarden e parecia que tudo estava definido, mas… mas… no pelotão de trás, novo acidente entre Pedersen, Graham Rahal e Ed Carpenter. A direção de prova seguiu com o objetivo de terminar a prova em bandeira verde e assim, acionou mais uma vez a bandeira VERMELHA. Nos boxes de Ericsson a revolta era visível, já que tínhamos o piloto da Ganassi na liderança, seguido de Newgarden, Ferrucci e Rossi.
E a bandeira VERDE foi acionada, juntamente com a BRANCA, na última volta! Ericsson largou bem e manteve-se em primeiro, mas, NEWGARDEN – em dia inspirado e após largar em 17º – usou bem o vácuo na reta oposta para tomar a liderança e VENCER, VENCER, VENCER a 107ª edição das 500 MILHAS DE Indianapolis! Newgarden comemorou MUITO e inclusive INVADIU a arquibancada para comemorar com a TORCIDA, em uma cena de extrema emoção!
Ericsson, Ferrucci (em uma prova sensacional), Alex Palou (em uma recuperação incrível) e Rossi fecharam o TOP5. Dixon, com problemas no carro durante a prova, acabou em 6º e não liderou em momento algum. Destaque para Callum Ilott, que largou em 27º e terminou em 12º – chegou a liderar, entre estratégias e paralisações. Já em relação aos nossos representantes, Helio Castroneves sofreu com o desempenho da sua Meyer Shank, como esperado e terminou em 15º. Já o nosso Tony Kanaan, em sua última participação da FÓRMULA INDY, fez bela prova, com direito a ultrapassagem pela grama, mas sofreu muito com o acerto do carro – terminando em 16º a sua última participação em uma INDY500. Sentiremos sua falta Tony!
Tivemos 14 pilotos liderando a corrida, com 53 trocas de liderança entre eles. Sete carros foram punidos durante a prova e tivemos cinco paralisações (entre Amarelas e Vermelhas) ao todo. E depois da magia INDY500, retornando à realidade, temos como líder da temporada Alex Palou com 219 pontos. Ericsson com 199 e Pato com 185 fecham o TOP3. Em seguida aparecem Newgarden com 182 e Dixon com 162. Classificação completa aqui!
RESULTADO FINAL
MELHORES MOMENTOS
TUDO SOBRE A INDY 500 2023
Aqui você tem acesso as resultados de todas as sessões que ocorreram nesta edição das 500 milhas de indianapolis:
PRÓXIMA ETAPA
E o próximo encontro será já na próxima semana, sem descanso, em Detroit (04/06/2023). Calendário completo aqui!
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“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!