Maior categoria brasileira de turismo segue para um local de provas clássico e que retorna após cinco anos ausente do calendário.
A Stock Car Pro Series está de volta nesse final de semana (19 a 21) para realizar a terceira etapa da temporada, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, município do Rio Grande do Sul. O evento contará com duas corridas no domingo, uma seguida da outra, com duração de 30 min + 1 volta cada.
O circuito de Tarumã recebeu a Stock Car pela última vez em 2017, na 10ª etapa, quando Daniel Serra venceu a corrida 1, seguido de Galid Osman e de Max Wilson, e Ricardo Maurício foi o P1 da segunda prova, logo a frente de Átila Abreu e de Márcio Campos.
A partir de 2018, o autódromo gaúcho precisou de uma revitalização, para se adequar às atuais normas de segurança da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e do esporte a motor internacional. Na reforma, houve ampliações e nivelamentos das áreas de escape, reposicionamento de barreiras, reconstrução de zebras e recapeamento da superfície da pista.
Esse fim de semana marcará o retorno da classe de turismo ao autódromo em Viamão e a 36ª vez em que o local de provas contemplará uma disputa da Stock Car Pro, desde quando sediou a etapa inaugural da categoria em 1979. Além disso, será a primeira passagem da Toyota pelo traçado de Tarumã, enquanto a Chevrolet correu em todas as 35 edições do GP.
Informações do circuito
O Autódromo Internacional de Tarumã possui 3.039 km de extensão, 9 curvas (4-D e 5-E) e fluxo no sentido anti-horário. O traçado tem como características principais aclives e declives acentuados, curvas abertas e trechos predominantes de média e alta velocidade.
A seção mais famosa e desafiadora do circuito é a curva 7, conhecida como Tala Larga, que costuma gerar incidentes durante as corridas. Isso ocorre pelo fato de ser difícil manter o carro longe do gramado ao percorrê-la.
Outra parte técnica da pista de Tarumã é a curva 9: o modo como os competidores entram e saem dela define o quanto de velocidade eles alcançarão ao percorrer a reta dos boxes, que se encontra em uma subida. Essa é uma particularidade também presente em Interlagos, com a curva 12 (Junção).
Previsão da Fras-le e Fremax
O circuito internacional de Tarumã desafia a coragem dos pilotos, o acerto dos carros e os pneus, mas não os freios; é o que explicou André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car. “Tarumã é uma pista de alta velocidade, com curvas rápidas. Por isso, o uso do freio é mais para o controle do carro e posicionamento em entradas de curva.
“Esse local de prova não exige muito do sistema de frenagem e as temperaturas de discos e pastilhas de freio não atingem patamares muito elevados. A única exceção é a Curva do Laço (curva 4), que exige mais e é a única do traçado contornada a menos de 100 km/h”, disse Brezolin.
Das nove curvas do traçado, oito são contornadas a velocidades acima dos 115 km/h. A sequência das curvas 1 e 2, é feita a mais de 180 km/h. Como André afirmou, a curva 4 é a seção onde os discos Fremax e as pastilhas Fras-le terão a maior carga de trabalho na pista: os carros se aproximam da freada a cerca de 220 km/h e reduzem para 80 km/h antes do contorno fechado à esquerda.
Com informações da assesoria de imprensa da Fras-le e da Fremax.
Expectativas do último vencedor em Tarumã
A vitória mais recente no Autódromo de Tarumã foi a de Ricardo Maurício na corrida 2, que viu as luzes se apagarem da P16, escalou o pelotão e ultrapassou o líder Felipe Fraga nas voltas finais. Assim, o piloto #90 garantiu a segunda P1 consecutiva para a equipe Eurofarma, depois de Daniel Serra levar a melhor na primeira disputa.
Em entrevista exclusiva ao TDT, Ricardo falou sobre as suas expectativas para esse fim de semana no circuito gaúcho. “Tarumã é uma pista que não andamos desde 2017, mas ela é de alta velocidade, com apenas uma curva de baixa, feita em segunda marcha, sendo uma das mais rápidas dos circuitos brasileiros, junto com Cascavel.
“Esse circuito sempre foi abrasivo, mas como recebeu reformas e estamos com um novo fornecedor de compostos para esta temporada, o desgaste de pneus ainda é uma incógnita. Gosto muito de Tarumã e vamos com tudo em busca de um bom resultado.”
Novidades
Ausência de Tony Kanaan
A Texaco Racing anunciou que Tony Kanaan não disputará a terceira etapa da temporada em Tarumã, por conta de compromissos com as 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy/IndyCar pela Arrow McLaren. O substituto de Tony será Arthur Leist, terceiro colocado na Stock Series, a categoria de acesso à Stock Car, no ano passado.
O piloto de 21 anos comentou sobre a oportunidade de estrear na categoria principal e em sua corrida em casa. “Agradeço a Texaco Racing, Full Time e ao Tony (Kanaan) por esta oportunidade incrível em minha carreira. Estou acostumado a guiar os carros da Texaco no automobilismo virtual, e agora vou fazer essa transição para o real.
“Acelerar o Stock em Tarumã será marcante porque é onde eu comecei a correr de kart e também onde nasceu a categoria. Para mim, gaúcho de Novo Hamburgo, vai ser um final de semana muito especial”, finalizou Leist.
O que esperar
Por estar fora do calendário da Stock Car por quase seis anos e devido às reformas no circuito, as duas corridas no Autódromo Internacional de Tarumã serão um mergulho no desconhecido. A maior parte dos pilotos já correram no traçado em Viamão anteriormente, mas será a primeira vez para todos com o carro da nova geração (GT4).
Os Reis da Pista em Tarumã são Cacá Bueno com 3 vitórias, Daniel Serra e Júlio Campos, estes com duas P1s cada. No momento, os três pilotos estão longe do grupo de dianteira, o que abre a possibilidade de outros competidores subirem ao lugar mais alto do pódio no domingo.
Os líderes no campeonato Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande, seguem para a disputa de número 3 motivados: Ricardinho foi o último vencedor da etapa, enquanto Casagrande disputará a 200ª prova de sua carreira na Stock.
O piloto #90 da Eurofarma RC soma 70 pontos na tabela, 4 acima de Gabriel e 6 de vantagem sobre Bruno Baptista, este que ocupa a terceira colocação.
Até o momento, apenas Daniel Serra, Thiago Camilo, Gabriel Casagrande e Ricardo Maurício conquistaram uma vitória nesta temporada, mas Tarumã sempre foi palco de vencedores inesperados e de punições pós-prova que destituíram pilotos do lugar mais desejado do pódio. Isso é o que pode acontecer após a bandeirada final em alguma das duas provas.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1º – Ricardo Maurício, 70 pts
2º – Gabriel Casagrande, 66
3º – Bruno Baptista, 64
4º – Gaetano Di Mauro, 54
5º – Daniel Serra, 53
6º – Rubens Barrichello, 53
7º – Thiago Camilo, 51
8º – Ricardo Zonta, 41
9º – Denis Navarro, 41
10º – Guilherme Salas, 39
Previsão do tempo
Sexta-feira – Mínima de 13ºC e máxima de 25ºC. Céu com algumas nuvens e intervalos de sol, sem previsão de chuva.
Sábado – Mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. Tempo com sol entre nuvens, sem possibilidade de chuva.
Domingo – Mínima de 16ºC e máxima de 23ºC. Céu nublado, com 20% de chance de chuva.
Fonte: www.climatempo.com.br
Programação do final de semana
Sexta-feira, 19 de maio
10h10 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
Sábado, 20 de maio
09h10 – Stock Car Pro Serires – Treino Livre 2
12h50 – Stock Car Pro Series – Classificação
Domingo, 21 de maio
12h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Transmissão
A terceira etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo, a partir de 12h40, pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.
PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”