Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Berlim – 2023

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Berlim – 2023

674
(Foto: Simon Galloway)
Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, sobre o Teste de Novatos e o que esperar da disputa em território europeu.

A Fórmula E está de volta nesse fim de semana (22 e 23) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Berlim, a sétima e oitava etapas da temporada 2022/2023, que ocorrerá no Aeroporto desativado de Berlim Tempelhof, na Alemanha.

O E-Prix alemão é o pontapé inicial de duas passagens consecutivas da categoria pela Europa: a prova seguinte é o tradicional E-Prix de Mônaco, que acontecerá em maio.

Além disso, esse final de semana marca as duas corridas em casa para as equipes TAG Heuer Porsche e ABT CUPRA, e para os pilotos Pascal Wehrlein, André Lotterer, René Rast e Max Günther.

Vale lembrar que a etapa na Alemanha é a única do calendário que está presente na classe 100% elétrica desde o campeonato inaugural (2014/2015), mas recebeu duas disputas no mesmo fim de semana de forma inédita na rodada 2016/2017.

Layout do circuito alemão
Circuito de Berlim Tempelhof (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito de Berlim Tempelhof possui 2.355 km de extensão, 10 curvas (5-D e 5-E), fluxo no sentido anti-horário e a corrida terá um total de 40 voltas, o equivalente a uma distância de 94.200 km.

O traçado alemão tem como características principais uma superfície de concreto abrasiva (o único local desse tipo no itinerário) e a predominância de setores de média a alta velocidade.

A zona de ativação do Modo Ataque, a potência extra de 50 kW, ficará localizada na curva 6. A área que possibilita o boost adicional é diferente da grande maioria dos circuitos por ser mais aberta e por se apresentar em forma de cotovelo, ao invés do tradicional grampo.

Um fator importante para as equipes e pilotos observarem no circuito europeu é como os pneus da nova fornecedora de compostos da F-E, Hankook Tire, se comportarão na superfície de concreto de alta aderência do Aeroporto de Berlim Tempelhof.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway)

Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Berlim é um clássico da Fórmula E e estou ansioso para voltar à pista. Já ganhei lá muitas vezes, mas como equipe, precisamos fazer tudo certo para somar pontos. Não desistimos e vamos trabalhar mais do que nunca para garantir o melhor resultado possível nesse final de semana.”

Situação no campeonato: P12 – 18 Pontos

Sergio Sette Camara (Foto: Simon Galloway)

Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): Não comentou.

Situação no campeonato: P15 – 10 Pontos

O Teste de Novatos

Na segunda-feira (24), dia seguinte ao fim de semana do E-Prix em Berlim, a Fórmula E realizará o Teste de Novatos, a sessão de testes da categoria reservada para pilotos que nunca experimentaram um carro de F-E.

Esse evento é uma oportunidade de ouro para os automobilistas participantes darem tudo de si no cockpit do Gen3 e chamarem atenção das equipes que os convidaram para estarem entre as opções de titulares para a próxima temporada.

Presença brasileira no teste
Felipe Drugovich (Foto: Aston Martin/Divulgação)

Dentre os 22 nomes confirmados para a sessão de rookies, o brasileiro Felipe Drugovich, campeão de Fórmula 2 e atual reserva das equipes Aston Martin Aramco Cognizant e McLaren de Fórmula 1, assumirá o volante do Gen3 da Maserati MSG Racing, ao lado de Hugh Barter.

Importante destacar que essa será a primeira vez que o Teste de Novatos da classe elétrica ocorrerá em Berlim, já que as duas edições anteriores aconteceram em Marraquexe, no Marrocos.

Lista dos automobilistas inscritos

Abaixo, confira a lista dos pilotos escalados para o Teste de Novatos da Fórmula E e suas principais conquistas no automobilismo, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de equipes.

TAG Heuer Porsche – Yifei Ye (atual piloto do WEC e campeão de ELMS) e David Beckmann (ex-piloto de Fórmula 2 e reserva da equipe);

Envision Racing – Jack Aitken (atual piloto de IMSA e DTM) e Jonny Edgar (campeão de F4 alemã);

Jaguar TCS Racing – Simon Evans (campeão da descontinuada Jaguar I-PACE eTROPHY) e Sheldon van der Linde (atual campeão do DTM);

DS PENSKE – Robert Schwartzman (campeão de Fórmula 3) e Will Stevens (campeão de LMP2 do WEC e duas vezes vencedor das 24h de Le Mans);

Avalanche Andretti – Zane Maloney (atual piloto de Fórmula 2) e Linus Lundqvist (atual campeão de Indy NXT, categoria de acesso da Fórmula Indy/IndyCar Series);

NEOM McLaren – Charlie Eastwood (campeão de ELMS) e Luke Browning (campeão de F4 britânica);

Mahindra Racing – Jehan Daruvala (atual piloto de Fórmula 2), Jordan King (campeão de F3 britânica) e Roberto Merhi (ex-piloto de Fórmula 1);

NIO 333 Racing – Daniil Kvyat (campeão de F3 europeia e ex-piloto de Fórmula 1) e Mikel Azcona (atual campeão de WTCR);

Nissan – Victor Martins (campeão de Fórmula 3) e Luca Ghiotto (ex-piloto de Fórmula 2);

Maserati MSG Racing – Felipe Drugovich (campeão de Fórmula 2) e Hugh Barter (vice-campeão de F4 espanhola);

ABT CUPRA – Adrien Tambay (atual campeão de ETCR) e Tim Tramnitz (vice-campeão de F4 italiana e alemã).

O que esperar do E-Prix na Alemanha
(Foto: Sam Bloxham)

As corridas em Berlim Tempelhof costumam ser bem disputadas, devido ao layout do circuito disponibilizar muitas oportunidades de ultrapassagem durante a volta. Sem dúvidas, isso ajuda as escuderias do grid que estão com poucos pontos a alcançarem o top 10 final.

Devido ao novo carro da categoria elétrica ser mais veloz que o anterior (Gen2), é esperado que haja contatos entre os competidores e a presença do Safety Car. Vale mencionar que o carro de segurança apareceu em cinco das seis etapas da temporada até aqui e, assim, é provável que o Porsche Taycann SC entre em cena nesse final de semana.

Situação dos campeonatos

O atual líder do campeonato de pilotos é um dos donos da casa: Pascal Wehrlein. O competidor de 28 anos se encontra com 86 pontos, 24 de vantagem sobre o principal rival e segundo colocado, Jake Dennis. Em terceiro lugar na tabela está Nick Cassidy, que soma 61 pontos, apenas 1 de distância de Jake e 1 à frente do ocupante da quarta posição, Jean-Éric Vergne.

Entre as equipes, a TAG Heuer Porsche lidera com uma boa folga em relação às outras adversárias do top 3. A escuderia alemã possui 144 pontos, enquanto a Envision Racing e a Jaguar TCS Racing, P2 e P3 na tabela, somam 103 e 83 pontos, respectivamente.

Protagonistas da batalha pelo título
Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche (Foto: Sam Bloxham)

Para manter a liderança nos dois campeonatos, a Porsche chegará em sua corrida casa pronta para dar um show de desempenho para a sua torcida, que ocupará a maior parte das arquibancadas. Isso não será uma tarefa difícil, já que a escuderia alemã está com muitos pontos de vantagem sobre as rivais.

Por outro lado, a ABT, a segunda força do grid que também correrá em um E-Prix caseiro, precisa aparecer nas duas etapas em Berlim. A escuderia se encontra em última posição na classificação de equipes e é a única entre as 11 integrantes do pelotão que ainda não pontuou na temporada 2022/2023.

Equipe da Jaguar TCS Racing comemorando a dobradinha no E-Prix de São Paulo (Foto: Sam Bloxham)

Outra competidora que está na briga pela dianteira é a Jaguar TCS Racing; a equipe virá com sede de mais em Tempelhof, já que retorna depois de uma vitória com dobradinha no E-Prix de São Paulo, com Mitch Evans na P1 e Sam Bird na P3.

Assim, a montadora britânica também pode ser uma ameaça para a Porsche e para a Envision Racing, esta última que mantém uma constância de finalizações no pódio e está cada vez mais competitiva.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Berlim no sábado e no domingo, ao vivo, a partir de 10h (horário de Brasília).

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!