Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, sobre o Teste de Novatos e o que esperar da disputa em território europeu.
A Fórmula E está de volta nesse fim de semana (22 e 23) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Berlim, a sétima e oitava etapas da temporada 2022/2023, que ocorrerá no Aeroporto desativado de Berlim Tempelhof, na Alemanha.
O E-Prix alemão é o pontapé inicial de duas passagens consecutivas da categoria pela Europa: a prova seguinte é o tradicional E-Prix de Mônaco, que acontecerá em maio.
Além disso, esse final de semana marca as duas corridas em casa para as equipes TAG Heuer Porsche e ABT CUPRA, e para os pilotos Pascal Wehrlein, André Lotterer, René Rast e Max Günther.
Vale lembrar que a etapa na Alemanha é a única do calendário que está presente na classe 100% elétrica desde o campeonato inaugural (2014/2015), mas recebeu duas disputas no mesmo fim de semana de forma inédita na rodada 2016/2017.
Layout do circuito alemão
O Circuito de Berlim Tempelhof possui 2.355 km de extensão, 10 curvas (5-D e 5-E), fluxo no sentido anti-horário e a corrida terá um total de 40 voltas, o equivalente a uma distância de 94.200 km.
O traçado alemão tem como características principais uma superfície de concreto abrasiva (o único local desse tipo no itinerário) e a predominância de setores de média a alta velocidade.
A zona de ativação do Modo Ataque, a potência extra de 50 kW, ficará localizada na curva 6. A área que possibilita o boost adicional é diferente da grande maioria dos circuitos por ser mais aberta e por se apresentar em forma de cotovelo, ao invés do tradicional grampo.
Um fator importante para as equipes e pilotos observarem no circuito europeu é como os pneus da nova fornecedora de compostos da F-E, Hankook Tire, se comportarão na superfície de concreto de alta aderência do Aeroporto de Berlim Tempelhof.
Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Berlim é um clássico da Fórmula E e estou ansioso para voltar à pista. Já ganhei lá muitas vezes, mas como equipe, precisamos fazer tudo certo para somar pontos. Não desistimos e vamos trabalhar mais do que nunca para garantir o melhor resultado possível nesse final de semana.”
Situação no campeonato: P12 – 18 Pontos
Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): Não comentou.
Situação no campeonato: P15 – 10 Pontos
O Teste de Novatos
Na segunda-feira (24), dia seguinte ao fim de semana do E-Prix em Berlim, a Fórmula E realizará o Teste de Novatos, a sessão de testes da categoria reservada para pilotos que nunca experimentaram um carro de F-E.
Esse evento é uma oportunidade de ouro para os automobilistas participantes darem tudo de si no cockpit do Gen3 e chamarem atenção das equipes que os convidaram para estarem entre as opções de titulares para a próxima temporada.
Presença brasileira no teste
Dentre os 22 nomes confirmados para a sessão de rookies, o brasileiro Felipe Drugovich, campeão de Fórmula 2 e atual reserva das equipes Aston Martin Aramco Cognizant e McLaren de Fórmula 1, assumirá o volante do Gen3 da Maserati MSG Racing, ao lado de Hugh Barter.
Importante destacar que essa será a primeira vez que o Teste de Novatos da classe elétrica ocorrerá em Berlim, já que as duas edições anteriores aconteceram em Marraquexe, no Marrocos.
Lista dos automobilistas inscritos
Abaixo, confira a lista dos pilotos escalados para o Teste de Novatos da Fórmula E e suas principais conquistas no automobilismo, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de equipes.
TAG Heuer Porsche – Yifei Ye (atual piloto do WEC e campeão de ELMS) e David Beckmann (ex-piloto de Fórmula 2 e reserva da equipe);
Envision Racing – Jack Aitken (atual piloto de IMSA e DTM) e Jonny Edgar (campeão de F4 alemã);
Jaguar TCS Racing – Simon Evans (campeão da descontinuada Jaguar I-PACE eTROPHY) e Sheldon van der Linde (atual campeão do DTM);
DS PENSKE – Robert Schwartzman (campeão de Fórmula 3) e Will Stevens (campeão de LMP2 do WEC e duas vezes vencedor das 24h de Le Mans);
Avalanche Andretti – Zane Maloney (atual piloto de Fórmula 2) e Linus Lundqvist (atual campeão de Indy NXT, categoria de acesso da Fórmula Indy/IndyCar Series);
NEOM McLaren – Charlie Eastwood (campeão de ELMS) e Luke Browning (campeão de F4 britânica);
Mahindra Racing – Jehan Daruvala (atual piloto de Fórmula 2), Jordan King (campeão de F3 britânica) e Roberto Merhi (ex-piloto de Fórmula 1);
NIO 333 Racing – Daniil Kvyat (campeão de F3 europeia e ex-piloto de Fórmula 1) e Mikel Azcona (atual campeão de WTCR);
Nissan – Victor Martins (campeão de Fórmula 3) e Luca Ghiotto (ex-piloto de Fórmula 2);
Maserati MSG Racing – Felipe Drugovich (campeão de Fórmula 2) e Hugh Barter (vice-campeão de F4 espanhola);
ABT CUPRA – Adrien Tambay (atual campeão de ETCR) e Tim Tramnitz (vice-campeão de F4 italiana e alemã).
O que esperar do E-Prix na Alemanha
As corridas em Berlim Tempelhof costumam ser bem disputadas, devido ao layout do circuito disponibilizar muitas oportunidades de ultrapassagem durante a volta. Sem dúvidas, isso ajuda as escuderias do grid que estão com poucos pontos a alcançarem o top 10 final.
Devido ao novo carro da categoria elétrica ser mais veloz que o anterior (Gen2), é esperado que haja contatos entre os competidores e a presença do Safety Car. Vale mencionar que o carro de segurança apareceu em cinco das seis etapas da temporada até aqui e, assim, é provável que o Porsche Taycann SC entre em cena nesse final de semana.
Situação dos campeonatos
O atual líder do campeonato de pilotos é um dos donos da casa: Pascal Wehrlein. O competidor de 28 anos se encontra com 86 pontos, 24 de vantagem sobre o principal rival e segundo colocado, Jake Dennis. Em terceiro lugar na tabela está Nick Cassidy, que soma 61 pontos, apenas 1 de distância de Jake e 1 à frente do ocupante da quarta posição, Jean-Éric Vergne.
Entre as equipes, a TAG Heuer Porsche lidera com uma boa folga em relação às outras adversárias do top 3. A escuderia alemã possui 144 pontos, enquanto a Envision Racing e a Jaguar TCS Racing, P2 e P3 na tabela, somam 103 e 83 pontos, respectivamente.
Protagonistas da batalha pelo título
Para manter a liderança nos dois campeonatos, a Porsche chegará em sua corrida casa pronta para dar um show de desempenho para a sua torcida, que ocupará a maior parte das arquibancadas. Isso não será uma tarefa difícil, já que a escuderia alemã está com muitos pontos de vantagem sobre as rivais.
Por outro lado, a ABT, a segunda força do grid que também correrá em um E-Prix caseiro, precisa aparecer nas duas etapas em Berlim. A escuderia se encontra em última posição na classificação de equipes e é a única entre as 11 integrantes do pelotão que ainda não pontuou na temporada 2022/2023.
Outra competidora que está na briga pela dianteira é a Jaguar TCS Racing; a equipe virá com sede de mais em Tempelhof, já que retorna depois de uma vitória com dobradinha no E-Prix de São Paulo, com Mitch Evans na P1 e Sam Bird na P3.
Assim, a montadora britânica também pode ser uma ameaça para a Porsche e para a Envision Racing, esta última que mantém uma constância de finalizações no pódio e está cada vez mais competitiva.
Transmissão no Brasil
O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Berlim no sábado e no domingo, ao vivo, a partir de 10h (horário de Brasília).
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Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”