Confira as principais informações da segunda disputa do Campeonato Mundial de Endurance.
O World Endurance Championship (WEC) retorna nesse final de semana (14, 15 e 16) para realizar as 6 Horas de Portimão, a segunda etapa do calendário 2023 que acontecerá no Autódromo Internacional do Algarve, localizado ao sul de Portugal.
Essa será a primeira passagem da maior categoria de resistência da FIA pela Europa e a segunda vez que a pista de Portimão recebe a série, após integrar o itinerário de forma inédita em 2021. Diferente de como foi há dois anos atrás, a corrida terá 2 horas a menos de duração já que, no ano de estreia, contou com um período nominal de 8 horas.
As 6 Horas de Portimão também será a corrida em casa para o piloto de LMP2 da Hertz JOTA, António Félix da Costa, que disputou a prova inaugural do WEC na pista portuguesa e tem como parceiros de equipe os pilotos David Beckmann e Yifei Ye no protótipo Oreca Gibson 07 #48.
Abaixo, confira as principais informações sobre a segunda prova da 11ª temporada da classe em Portugal, como os detalhes do traçado e as expectativas dos pilotos brasileiros do grid para a competição em território europeu.
Características do circuito
O Circuito Internacional do Algarve possui 4.684 km de extensão, 16 curvas (9-D e 7-E) e tem como principais características a superfície do asfalto lisa, aclives e declives acentuados e setores predominantes de média velocidade.
O Autódromo do Algarve conta com apenas uma longa reta, que fica no setor inicial, paralela ao pit-lane, e gera velocidades acima de 310 km/h. Esse é o principal ponto de ultrapassagem, além da pequena reta entre as curvas 4 e 5 e da curva 16, esta que se apresenta em um ângulo de abertura amplo e que lembra um trecho de um circuito oval.
As notáveis mudanças de elevação durante a volta costumam gerar um problema comum em pistas com essa característica: pontos cegos. Ao subirem em algum trecho de aclive, os pilotos perdem momentaneamente a visão do que está a frente, um perigo que torna as corridas nesse tipo de traçado um grande desafio.
Vale mencionar que o circuito português é bem conhecido pela maior parte dos pilotos e equipes do grid, devido ao fato de ser utilizado para sessões de testes e por fazer parte do calendário da European Le Mans Series (ELMS), categoria europeia de corridas de resistência.
Vencedores da etapa em 2021
Há dois anos, a etapa inaugural em Portimão foi liderada inicialmente pela Alpine, que garantiu a pole com o carro #36 de André Negrão e corria na classe principal (Hypercar). A equipe francesa conquistou sua primeira pole na WEC com o tempo de 1:30.364s.
No geral, a corrida em território português foi agitada: houve contatos entre carros de divisões diferentes, protótipos LMP2 que quebraram e abandonaram no meio da pista, bandeiras amarelas completas seguidas de entradas de Safety Car e um resultado dentro do esperado.
Na classe Hypercar, a Toyota Gazoo Racing Europe levou a melhor, com o carro #8 de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley. Já na LMP2, a Jota Sport foi a grande vencedora com o #38 dos pilotos Roberto Gonzalez, António Félix da Costa e Anthony Davidson. Na LMGTE Am, a equipe que cruzou a linha de chegada na P1 foi a Cetilar Racing e a Ferrari 488 #47 de Roberto Lacorte, Giorgio Sernagiotto e Antonio Fuoco.
Expectativas dos pilotos brasileiros
André Negrão (Alpine ELF LMP2 #35): “Vamos animados neste final de semana para a primeira corrida na Europa. Portimão é uma pista onde tenho boas recordações, já que estivemos próximos de ganhar em 2021 na categoria principal.
“Nosso foco é tentar ganhar mais entrosamento dentro da equipe e com meus parceiros. Infelizmente tivemos alguns problemas em nosso trabalho em Sebring, mas reavaliamos muita coisa e tenho certeza de que seremos mais fortes em Portugal.”
Pietro Fittipaldi (JOTA LMP2 #28): “Fizemos uma ótima corrida em Sebring; mostramos nosso potencial e obtivemos o quinto lugar, uma posição boa para a estreia no WEC. Portimão é um circuito muito seletivo e onde gosto muito de correr, então temos condições de ter um grande resultado neste final de semana.”
Daniel Serra (Kessel Racing LMGTE Am #57): “A expectativa é boa para essa prova. Portimão é uma pista que casa bem com a Ferrari 488. Estamos animados com o nosso bom resultado em Sebring e fizemos um teste em Spa-Francorchamps recentemente. Por isso, acho que nos preparamos bem para essa etapa em Portugal e agora é só esperar pra ver o quanto estaremos competitivos.”
O que esperar
A segunda disputa do calendário da WEC promete ser intensa e disputada, principalmente na classe de hipercarros. Essa será a primeira vez das equipes Cadillac Racing, Ferrari AF Corse Hypercar, Floyd Vanwall Racing, Peugeot Sport e da Porsche Penske Motorsport em Portimão.
A Toyota e a Glickenhaus são as únicas forças do grid da Hypercar que já correram no Autódromo Internacional do Algarve, o que pode ser uma vantagem para as duas competidoras e uma notícia preocupante para as demais.
Na etapa anterior, as 1000 Milhas de Sebring, a Toyota venceu a prova de abertura da temporada, e chegará com o objetivo de manter o domínio no circuito europeu e a liderança no campeonato. Assim, caberá a alguma das outras 5 escuderias da divisão principal superar a atual campeã japonesa nesse final de semana.
Transmissão
As 6 Horas de Portimão terá transmissão ao vivo no Brasil no canal do YouTube da FIA WEC, a partir das 8h, de acordo com o horário de Brasília.
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Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”