Principal arquibancada do circuito paulista já tem 100% dos assentos ocupados.
No dia 05 de janeiro, a Fórmula E anunciou o início da venda oficial dos ingressos para a estreia do E-Prix de São Paulo, a sexta etapa do calendário 2022/2023 que acontecerá nos dias 24 e 25 de março, no Sambódromo do Anhembi. Por ser a primeira da classe elétrica da FIA no país, essa é, sem dúvidas, a corrida mais aguardada pelos fãs brasileiros.
Antes mesmo de completos 30 dias desde a abertura das vendas, o setor C, a melhor vista do público para a primeira prova da F-E no Brasil, já que fica de frente para o grid de largada, à direita, se encontra esgotado. Isso mostra o quão importante esse evento será e o que podemos esperar dele.
Histórico do Brasil na Fórmula E
Após a conquista do campeonato inaugural por Nelson Piquet Jr, em 2014/2015, o segundo título brazuca garantido por Lucas Di Grassi, na rodada 2016/2017, a terceira campanha seguida como titular de Sergio Sette Camara, e a passagem de outros competidores nacionais como Bruno Senna e Felipe Nasr, um E-Prix da categoria elétrica em território brasileiro sempre foi esperado.
Lucas Di Grassi, um dos automobilistas mais bem-sucedidos da F-E e um dos poucos veteranos na classe eletrificada da FIA, é um dos principais apoiadores do E-Prix de São Paulo e o que mais lutou para a concretização da etapa brasileira.
O piloto, que atualmente corre na equipe indiana, Mahindra Racing, falou sobre a importância do evento para ele. “Essa etapa em São Paulo será muito especial para mim. Desde a primeira temporada tentamos realizar uma corrida da Fórmula E no Brasil. Tentamos no Rio de Janeiro, houve conversas com outros estados, mas não deu certo.
“São Paulo é o lugar mais efetivo para fazer um E-Prix. Para quem não sabe, a categoria só corre em circuitos de rua; por isso, o Autódromo de Interlagos não era uma possibilidade. Não se trata de uma questão contratual, e sim, estratégica a Fórmula E realizar todas as suas etapas em circuitos de rua”, disse Lucas.
Vale lembrar os principais motivos para Di Grassi ser o piloto nascido no Brasil mais bem-sucedido na Fórmula E:
- Ganhou a primeira corrida da história da categoria: o E-Prix de Beijing, na China, no campeonato 2014/2015;
- Se tornou campeão na temporada 3 (2016/2017);
- É o piloto com a maior pontuação na F-E, com mais de 1000 pontos conquistados;
- e detém o maior número de vitórias, ao lado de Sébastien Buemi, com 13 no total.
O legado da Fórmula E como fonte de inovação e entretenimento
Desde o campeonato inaugural, a categoria 100% elétrica sempre teve como principal foco oferecer uma plataforma para as montadoras de automóveis desenvolverem tecnologias e se aperfeiçoarem no setor de mobilidade elétrica. Vale lembrar que a principal filosofia da Fórmula E é correr em circuitos de rua, afim de promover os carros elétricos e a sustentabilidade.
A F-E é um verdadeiro show nas pistas: é uma das classes mundiais mais competitivas do mundo, possui a reputação de receber pilotos que fizeram e fazem história no mundo do automobilismo (a maioria é ex-piloto de Fórmula 1 e também corre em outras categorias) e, nesta temporada, das 11 escuderias do grid, 9 são de fabricantes de veículos.
As duas marcas que estreiam este ano são a McLaren, que ano passado adquiriu a equipe da Mercedes-EQ (esta que deixou o grid no final da campanha anterior como bicampeã para manter o foco apenas na F1), e a Maserati, que se uniu ao operacional da escuderia Venturi Racing.
Este ano, o carro da nova geração, o Gen3, também trouxe ainda mais adrenalina e emoção para os fãs da categoria elétrica. Após três etapas disputadas até agora, fica claro como o restante da temporada será: imprevisível e com uma batalha ainda mais acirrada entre as equipes. Saiba tudo o que a rodada 2022/2023 da F-E traz de novo para os fãs da velocidade.
Venda de ingressos
Os ingressos restantes para o E-Prix de São Paulo estão disponíveis no site oficial da Eventim. O valor das entradas está entre R$300 e R$350, e as meia-entradas também podem ser adquiridas. A classificação etária é de 16 anos, mas os menores devem estar acompanhados de um adulto.
Situação dos campeonatos
Top 10 da classificação de pilotos:
1 – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 68 pontos
2 – Jake Dennis (Avalanche Andretti) – 62 pontos
3 – Sébastien Buemi (Envision Racing) – 31 pontos
4 – Sam Bird (Jaguar TCS Racing) – 28 pontos
5 – Jake Hughes (NEOM McLaren) – 27 pontos
6 – René Rast (NEM McLaren) – 26 pontos
7 – Lucas Di Grassi (Mahindra Racing) – 18 pontos
8 – André Lotterer (Avalanche Andretti) – 14 pontos
9 – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 11 pontos
10 – Nick Cassidy (Envision Racing) – 10 pontos
Top 10 da classificação de equipes:
1 – Avalanche Andretti – 76 pontos
2 – TAG Heuer Porsche – 74 pontos
3 – NEOM McLaren – 53 pontos
4 – Envision Racing – 41 pontos
5 – Jaguar TCS Racing – 39 pontos
6 – Mahindra Racing – 18 pontos
7 – DS PENSKE – 7 pontos
8 – NISSAN – 4 pontos
9 – Maserati MSG Racing – 2 pontos
10 – NIO 333 Racing – 1 ponto
Com informações da assessoria de imprensa da Fórmula E no Brasil.
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Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”