Classe mais alta do automobilismo nacional está de volta ao icônico circuito paulista onde esteve no início da temporada.
A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (29, 30 e 31 de julho), para iniciar a segunda metade da temporada com a sétima etapa do calendário, a rodada dupla no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo.
Assim como ocorreu no Velocitta, em maio, a Stock Car terá a companhia de sua categoria de base, Stock Series, da Fórmula 4 Brasil e da Copa Shell HB20, que irão disputar a quinta, segunda e quarta etapas de seus campeonatos, respectivamente.
Essa será a segunda vez que a Stock Car Pro correrá em Interlagos neste ano, já que a pista recebeu a Corrida de Duplas, prova vencida por Gabriel Casagrande e Gabriel Robe que abriu a rodada 2022.
Informações sobre o circuito
O Autódromo José Carlos Pace possui 4.309 km de extensão, 15 curvas e fluxo no sentido anti-horário. O ‘Templo do Esporte a Motor’ costuma gerar corridas bem disputadas, já que possibilita ultrapassagens, principalmente na reta dos boxes, a mais longa do traçado.
O icônico circuito paulista tem por características principais mudanças acentuadas de elevação, predominância de setores de média e baixa velocidade, e curvas técnicas, com ângulos variados.
O trecho mais famoso e polêmico de Interlagos é o S do Senna, sequência inicial do circuito composta pelas curvas 1 e 2. Geralmente, é a parte que mais gera contatos entre carros e corte de curvas pelos pilotos durante as corridas.
A curva 1 é a que traz a frenagem mais forte de toda a temporada para os discos e as pastilhas de freio. Os carros vêm pela reta principal a mais de 230 km/h para contornar a primeira a curva a 75 km/h. Essa redução vem de uma freada intensa que dura, em média, 5s, e o carro percorre menos de 200 metros.
A rápida redução de 165 km/h gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, respectivamente.
Palavras do último vencedor em Interlagos
O piloto da equipe A.Mattheis Vogel, Gabriel Casagrande, garantiu a vitória na primeira passagem da categoria por Interlagos neste ano, em fevereiro, na Corrida de Duplas. Antes disso, o competidor do carro #83 também conquistou seu primeiro campeonato na Stock Car no Autódromo José Carlos Pace, ao vencer a Grande Final BRB em 2021.
Gabriel falou, com exclusividade, sobre suas expectativas, características da pista e como é pilotar em Interlagos. “Estou bem animado pra voltar para Interlagos, acho que é uma das pistas mais legais que temos. As últimas três poles positions fomos nós que conquistamos e vencemos a corrida no início do ano lá. Estou muito confiante.
“Interlagos é um circuito muito legal e todos os pilotos o conhecem bem. Tem curvas de alta, de baixa, subidas, descidas e a considero uma pista completa. Nós temos um bom histórico nesse Autódromo e estou louco pra ver o que vai acontecer nesse final de semana. Sei que dessa vez vamos carregar o lastro, mas creio que o carro vai estar bom e que poderemos brigar lá na frente mais uma vez.”
Novidades
Corrida de exibição histórica
Antes do início da sétima etapa da Stock Car Pro Series, no domingo (31), as lendas da categoria Ingo Hoffmann, Paulo Gomes e Chico Serra, disputarão uma corrida com os Opalas da Old Stock, campeonato que acontece regularmente em Interlagos e que segue as regras de 1979.
Os multicampeões correrão entre si em uma iniciativa apresentada pela Vicar Promoções (promotora oficial da categoria) e pelo Grupo Universal Automotive, em comemoração ao 1° ano do projeto ‘Lendas da Stock Car’.
O CEO da Vicar, Fernando Julianelli, comentou sobre a ideia dessa competição histórica. “Todos nós, que crescemos assistindo as lendárias provas da Stock Car, aprendemos a colocar esse trio [Paulão, Ingo e Chico] em um pedestal, onde estão os grandes ídolos de nossas vidas, sejam eles do esporte ou de qualquer outra área.
“É incrível o carisma que eles possuem e o efeito que têm sobre os fãs. Esse tira-teima, que eles levam na brincadeira, certamente vai ficar sério assim que baixarem a viseira do capacete. Quem é rei não perde a majestade. E eles são certamente a nossa nobreza”, disse Julianelli.”
Esse racha tirará a grande dúvida dos fãs, ao revelar quem é o mais rápido do trio dos pilotos mais importantes da era clássica da Stock.
Ausência de Daniel Serra
O tricampeão, Daniel Serra, não correrá em Interlagos nesse fim de semana. O piloto da Eurofarma RC estará na Bélgica para disputar as 24h de Spa-Francorchamps, da GT World Championship, e será substituído por Felipe Fraga.
Essa será a segunda vez que Fraga, campeão da rodada 2016, participará de um final de semana de provas da Stock Car Pro Series neste ano, já que foi o parceiro de Cacá Bueno na corrida de duplas.
Estreia de outro argentino
Após completar as primeiras etapas da Stock Car pela Toyota Gazoo Racing na equipe Full Time, Gianluca Petecof sairá de cena a partir da próxima etapa em Interlagos para dar lugar ao argentino, Andi Jakos.
O piloto, conhecido por competir pela Toyota GR na Turismo Carretera, guiará o carro #122 da Full Time Sports, será parceiro de Rubens Barrichello e fará sua estreia na Stock Car Pro Series. Andi se torna o segundo competidor de nacionalidade argentina no grid, ao lado de Matías Rossi, da A.Mattheis Vogel.
Jakos comentou sobre a sua estreia e expectativas para essa nova jornada na Stock Car. Estou muito grato e feliz pela oportunidade dada pela Toyota Gazoo Racing e pela equipe Full Time. É uma honra fazer parte desta família e espero um grande final de semana em Interlagos.”
Retorno de Thiago Vivacqua
O piloto do carro #7 da RKL Competições, Thiago Vivacqua, está de volta ao grid para a disputar sua segunda etapa na Stock Car, em Interlagos. O carioca também compete na DTM Trophy, e aproveitou a pausa no calendário de corridas europeias para participar da sua segunda prova na principal categoria do país.
Vivacqua falou sobre como é voltar ao volante de um Stock Pro mais uma vez, seus futuros planos de carreira e o que acha do circuito paulista. “Fico feliz em disputar uma prova na Stock novamente; a estreia no Rio de Janeiro me deixou animado. Além de competir em casa marquei meus primeiros pontos na categoria. Depois disso recebi o convite para pilotar na DTM.
“Tenho vontade de fazer uma temporada completa na Stock e este espaço na agenda é parte de um projeto para me adaptar e, quem sabe, alinhar no grid de 2023 da série brasileira.
“Interlagos é uma pista icônica e que eu gosto muito, tive uma experiência lá quando corri na Fórmula 3 Brasil e agora vou ter que me adaptar ao carro que é bem diferente, mas estou confiante.”
O que esperar
Por ser um local de provas bem conhecido pela maioria dos pilotos, as duas corridas em Interlagos serão acirradas. Devido ao volume de carros e trechos estreitos, como as curvas Bico de Pato, Pinheirinho e Junção, é quase impossível para os pilotos não esbarrarem em outros. Por isso, é provável vermos intervenções frequentes de bandeiras amarelas.
No campeonato de pilotos, Daniel Serra lidera a classificação com 184 pontos, seguido de Gabriel Casagrande, ocupante da segunda colocação com 173, e de Rubens Barrichello, terceiro colocado na tabela que soma 152 pontos no total.
Programação do final de semana da Stock Car Pro Series
Sexta-feira, 29 de julho
9h45 – shakedown
12h10 – treino livre 1
16h10 – treino livre 2
Sábado, 30 de julho
13h10 – classificação (Sportv e YouTube)
Domingo, 31 de julho
13h10 – corrida 1 (Band, Sportv e YouTube)
13h45 – corrida 2 (Band, Sportv e YouTube)
PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”