Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida em um circuito clássico que retorna após ficar dois anos fora do calendário da categoria.
Nesse final de semana (17, 18 e 19), a Fórmula 1 segue para finalizar mais uma rodada dupla da temporada, com o Grande Prêmio do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, que se encontra em Montreal, maior cidade da província canadense de Quebec.
Essa etapa será a corrida em casa para os pilotos Nicholas Latifi, da Williams Racing, e Lance Stroll, da Aston Martin. Latifi, vai correr na frente de sua torcida local pela primeira vez desde sua estreia na Fórmula 1, em 2020.
O GP do Canadá ficou ausente do itinerário da classe mais alta do automobilismo por dois anos (2020 e 2021), devido a restrições de segurança frente à pandemia do novo coronavirus.
Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP canadense, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.
Oracle Red Bull Racing (279 pts)
Max Verstappen #1: “Montreal é uma cidade muito bonita e, voltando de uma dobradinha 1-2 da equipe em Baku, seria ótimo deixar o Canadá com o mesmo resultado.”
Sergio Perez #11: “Este carro está funcionando muito bem nos circuitos de rua, então estamos confiantes de que podemos ter outro desempenho forte e manter o ritmo em alta.”
Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.
Scuderia Ferrari (199 pts)
Charles Leclerc #16: “O nosso resultado em Baku foi decepcionante, mas é hora de voltar para casa e nos prepararmos para a prova no Canadá. Temos que nos controlar emocionalmente e voltarmos mais fortes lá.”
Carlos Sainz #55: “Juntamente com o problema de Charles, a corrida em Baku foi definitivamente difícil para toda a equipe e nossos fãs, pois perdemos pontos valiosos. Por uma razão ou outra, tem sido complicado construir um forte impulso na temporada até agora.
“Apesar de tudo, somos uma equipe muito forte e não tenho dúvidas de que temos capacidade e determinação para voltar melhores. Ainda há um longo caminho a percorrer este ano, e vamos com tudo para o Canadá.”
Mattia Binotto (chefe da equipe): “A prova no Azerbaijão foi, sem dúvida, um dia ruim. Comparado ao ano passado, fizemos grandes progressos em termos de desempenho, mas definitivamente ainda há espaço para melhorias na frente de confiabilidade.
“Nessa semana estaremos no Canadá, onde pretendemos compensar isso. Antes disso, vamos analisar as falhas que sofremos aqui e tentar administrá-las até que possamos superá-las. Definitivamente, ainda há trabalho a fazer.”
Mercedes-AMG Petronas (161 pts)
Lewis Hamilton #44: Não comentou.
George Russell #63: Não comentou.
Toto Wolff (chefe da equipe): “Fora de Montreal desde 2019, estamos todos animados para voltar. É uma cidade maravilhosa e os fãs canadenses são muito apaixonados pela F1. A pista é um desafio único, com chicanes separadas por longas retas. Estamos ansiosos para ver o que o fim de semana nos reserva e esperamos poder dar um passo à frente.”
McLaren (65 pts)
Lando Norris #4: “Estou animado para voltar ao Canadá. Será a segunda vez que corro lá, então será ótimo voltar à pista na frente dos fãs canadenses. A corrida de 2019 certamente não terminou do jeito que eu queria, então estou ansioso para voltar à pista e dar tudo de mim. Eu fiz minha preparação no simulador e estou pronto para o desafio nesses novos carros.”
Daniel Ricciardo #3: “Todas as minhas corridas favoritas parecem começar com M, Melbourne, Mônaco, Monza e, obviamente, Montreal. Estou ansioso para voltar ao Canadá depois de alguns anos. Consegui minha primeira vitória lá em 2014, então espero poder usar um pouco dessa magia canadense para obter mais alguns pontos para a equipe desta vez.”
Andreas Seidl (chefe da equipe): “Estamos ansiosos para voltar ao Canadá após um hiato de dois anos. A pista é a favorita de muitos pilotos e será ótimo ver os fãs canadenses novamente, sentimos um apoio incrível lá em 2019.
“Será interessante ver como nossos carros se comportam na pista. É um circuito rápido com algumas chicanes e o infame muro dos campeões, o que permite algumas boas oportunidades de ultrapassagem e esperamos uma corrida emocionante.”
BWT Alpine (47 pts)
Fernando Alonso #14: “Foi um resultado decente para nós terminarmos em sétimo em Baku. Sinto que maximizamos nosso carro e as oportunidades apresentadas a nós pelos abandonos de outros pilotos. Ainda precisamos entender melhor nosso carro e por que estamos enfrentando diferenças de sexta-feira até domingo.
“O A522 é muito bom em gerenciar o efeito porpoising em relação aos outros carros. Não senti muito isso em Baku e estávamos mais focados em gerenciar a degradação dos pneus, especialmente dos traseiros. Vai ser diferente em cada circuito: em Jeddah, foi muito tranquilo, e na Austrália também, e ninguém reclamou lá. Vai ser muito difícil para todas as equipes concordarem com alguma mudança.”
Esteban Ocon #31: “Em primeiro lugar, é ótimo voltar ao Canadá: uma das corridas mais populares do calendário. A pista em Montreal tem chicanes lentas e retas rápidas, e mostramos ser velozes em linha reta, então espero que isso nos ajude neste fim de semana.
“O objetivo será ter uma corrida tranquila, passar pela programação de pista sem problemas, mostrar nosso ritmo na classificação e marcar alguns bons pontos no domingo. Já estou ansioso para entrar no carro novamente.”
Otmar Szafnauer (chefe da equipe): Não comentou.
Alfa Romeo ORLEN (41 pts)
Valtteri Bottas #77: “É ótimo estar de volta ao Canadá depois de um bom tempo. Esta é uma cidade que realmente abraça a Fórmula 1 e é sempre um prazer vir aqui e ver a forma como os fãs nos recebem. A semana passada foi uma corrida difícil para nós e passamos os poucos dias desde que estávamos em Baku, analisando os dados para entender o que deu errado.
“Tomamos medidas profundas para garantir que comecemos bem este fim de semana e possamos retornar aos níveis de competitividade que desfrutamos desde o início da temporada. Montreal é uma pista que conhecemos bastante, embora seja a primeira vez que corremos aqui com os carros novos, então podemos focar em trabalhar direto do TL1.”
Guanyu Zhou #24: “O benefício das corridas consecutivas é a oportunidade de entrar na pista imediatamente após um evento decepcionante e esta é a abordagem que tenho para o fim de semana. Estou me concentrando nos pontos positivos de Baku: meu desempenho no Q1 e a maneira como eu estava executando minha corrida até o abandono são os meus pontos de partida para o Canadá e é nisso que vou focar.
“A equipe trabalhou duro para entender o problema que tivemos e chegamos em Montreal para obter o resultado que nos escapou na semana passada. Nunca corri aqui, então não conheço essa pista, mas é um dos grandes palcos da Fórmula 1 e já assisti muitas vezes na TV. Gilles Villeneuve é um circuito onde as corridas podem se tornar clássicas e mal posso esperar para estar no carro na sexta-feira.”
Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “Estamos determinados a vir ao Canadá para provar que o resultado da semana passada é apenas uma exceção e estou confiante de que faremos exatamente isso. Temos muitos pontos positivos para trabalhar, pois vimos um ritmo excelente com Zhou e sabemos que isso nos daria pontos se terminássemos a corrida. Vamos seguir para um fim de semana limpo e voltar à pista imediatamente.”
Scuderia AlphaTauri (27 pts)
Pierre Gasly #10: “O traçado canadense é outro circuito de rua e acho que este ano será ainda mais desafiador com esses carros novos, mais pesados do que no passado. As grandes curvas e altas velocidades serão um verdadeiro teste, assim como a última curva e o famoso Muro dos Campeões.
“Teremos que usar muito menos as zebras, enquanto antes tínhamos que passar por cima delas para fazer uma volta rápida. Apesar de Montreal ser um circuito de rua, a história será diferente das duas últimas corridas: esta pista é mais suave e há curvas rápidas.
“No papel, este poderia ser um local de prova mais complicado para o nosso carro, então precisamos ter certeza de que estamos o mais preparados possível e que podemos tirar o máximo proveito do pacote que temos. Precisamos estar no topo se quisermos alcançar resultados semelhantes aos de Baku.”
Yuki Tsunoda #22: “Depois de Mônaco e Baku, outro circuito atípico nos espera: Montreal [Gilles Villeneuve], que geralmente tem baixa aderência e curvas rápidas. Como em Baku, escolheremos um downforce baixo-médio para ter uma boa velocidade na reta. Para mim é um circuito novo, só pilotei no simulador e parece interessante.
“Para ser sincero, é um traçado que corri muito em jogos de Fórmula 1, então já tinha uma boa ideia da pista quando experimentei no simulador. Veremos depois do TL1 como vai ser. O circuito tem uma mistura de curvas de média e baixa velocidade, com chicanes muito rápidas. Eu nunca estive no Canadá antes e me disseram que Montreal é uma cidade divertida. Não vejo a hora de visitá-la e descobrir como é, dentro e fora da pista.”
Haas (15 pts)
Mick Schumacher #47: “Estive em Montreal talvez uma ou duas vezes quando criança, com 11 ou 12 anos, e tenho boas lembranças do Canadá. O circuito tem todos os traços e disposição de barreiras de uma pista de rua, só por causa dos muros, mas é uma pista permanente.
“Acho que é bem único o fato de você estar cercado por água a maior parte do tempo, mas é bem diferente de Melbourne. Em termos de pista, ainda não pilotei lá, mas já corri nela no simulador, então estou animado para esse final de semana. Muitas corridas loucas aconteceram lá no passado, então tenho certeza que este ano também será interessante.”
Kevin Magnussen #20: “Montreal é uma pista legal, bem única, e é uma espécie de mistura de circuito urbano com autódromo, eu realmente gosto disso. É muito acidentado, então será difícil nesses carros novos, pois eles são muito rígidos. vai ser um desafio, tenho certeza, mas um bom. “O objetivo é somar pontos, isso é certo. Acho que temos um carro para alcançarmos isso e estou ansioso para ir para lá.”
Guenther Steiner (chefe da equipe): “É sempre bom voltar ao Canadá; as pessoas realmente gostam quando vamos lá e veem isso como um grande evento para sua cidade e toda a comunidade da F1 ama Montreal. É sempre uma boa corrida e costumar gerar uma bela atmosfera.
“O porpoising se apresenta de maneiras diferentes em cada circuito. Em Barcelona, parecia que todos haviam encontrado uma solução para isso, mas depois voltamos para Baku e não temos uma, então não tenho certeza do que esperar em Montreal.
“Acho que isso faz parte do pacote do carro e tenho certeza de que há engenheiros inteligentes o suficiente na Fórmula 1 para que, mais cedo ou mais tarde, espero que mais cedo, possamos controlar esse inconveniente.”
Aston Martin Aramco Cognizant (15 pts)
Lance Stroll #18: “Obviamente, estou muito empolgado por estar de volta à frente de uma multidão em casa e correr no Canadá novamente. É uma pena que não tenhamos estado em Montreal nos últimos dois anos, então haverá muito trabalho e preparação para nosso carro ficar pronto para as primeiras sessões de treinos.
“Como equipe, fizemos um progresso sólido até agora nesta temporada, então espero que possamos alcançar um bom resultado diante da minha torcida.”
Sebastian Vettel #5: “É sempre bom voltar a um circuito depois de alguns anos fora, pois é um desafio extra encontrar um bom ritmo ao redor da pista. Mas definitivamente valerá a espera: o Circuit Gilles Villeneuve é uma pista fantástica e um ótimo local para corridas.
“A equipe aprendeu muito com as últimas corridas e o carro está se sentindo melhor a cada semana, então será bom ver como tudo se traduz em Montreal.”
Mike Krack (chefe da equipe): Não comentou.
Williams Racing (3 pts)
Nicholas Latifi #6: “Estou super animado por finalmente estar indo para o Canadá para minha primeira corrida em casa. Ter a oportunidade de competir em meu país e ver todos os fãs canadenses será uma grande sensação.
“É outra pista com longas retas, na qual parecemos competitivos. No entanto, algumas curvas podem não ser particularmente adequadas ao nosso carro, com base na minha experiência anterior nas sessões de TL1. Por ser uma rodada dupla, temos a chance de deixar Baku para trás e usar imediatamente o que aprendemos para aproveitar ao máximo este fim de semana.”
Alex Albon #23: “O Canadá é um circuito legal e é ótimo voltar. Eu já corri lá uma vez em 2019 e é uma boa mistura de chicanes com um bom fluxo. Então, se você é bom em chicanes, você tende a se sair muito bem por lá. Os muros que tornam realmente emocionante pilotar. Estou gostando muito de estar em Montreal e é a corrida em casa para Nicky [Latifi]. Não vejo a hora do final de semana começar.”
Detalhes do circuito
O circuito Gilles Villeneuve possui 4.361 km de extensão, 14 curvas (8-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 1978 e a corrida terá um total de 70 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Valtteri Bottas, que fez 1:13.078 na temporada 2019.
A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, apenas 3 curvas de baixa, com sentido de fluxo horário e chicanes rápidas. O principal ponto de ultrapassagem no Canadá é a reta que antecede aos boxes, a mais longa e a que detém uma das 3 zonas de abertura de asa móvel (DRS).
A maior parte dos setores da pista são formados por muros, o que reduz as margens de erro por parte dos pilotos. A barreira mais famosa da temporada também fica no traçado Gilles Villeneuve: The Wall of Champions, ou Muro dos Campeões, localizada do lado direito da reta principal. Confira abaixo como é uma volta no circuito canadense, através do simulador/game F1 2019.
Essa pista exige um acerto de carro balanceado entre pressão baixa aerodinâmica, devido a algumas curvas de baixa e chicanes de média velocidade, e foco em top speed, pois há quatro retas no traçado.
Uma curiosidade engraçada desse local de prova da F1, é que costuma receber visitantes do reino animal em certos trechos: marmotas. Por três temporadas, os mamíferos invadiram o circuito bem na hora de sessões em andamento: em 2015, 2017 e 2019.
Informações sobre os pneus
Após uma ausência de dois anos, a etapa no Canadá retorna com os pneus mais macios da gama, como foi o caso em 2019, e nas duas últimas duas corridas (Mônaco e Azerbaijão). Em outras palavras: o C3 é o P Zero Branco duro, o C4 é o P Zero Amarelo médio e o C5 é o P Zero Vermelho macio.
O circuito Gilles Villeneuve tem alguns elementos em comum com Baku, graças à sua forte tração e demandas de frenagem em uma superfície de rápida evolução, mas com velocidades mais baixas e clima mais frio. Em 2019, a estratégia de pit-stop vencedora foi a de uma parada: início no médio e término no duro.
O clima sempre foi uma das principais características do GP do Canadá: a corrida de 2011 ainda é a mais longa da história da F1, graças a seis entradas de safety car e uma longa interrupção que neutralizou a ação por várias horas. Nunca é fácil prever as condições, e há uma chance razoável de chuva neste ano.
Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.
Previsão do tempo
Sexta-feira:
Mínima de 13°C e Máxima de 24°C. Tempo fechado, com brisas moderadas e chuva fraca (21% de chance).
Sábado:
Mínima 9°C e Máxima 21°C. Tempo nublado, com intervalos ensolarados. 7% de chance de chuva.
Domingo:
Mínima de 10°C e Máxima de 21°C. Céu nublado intervalos de sol. 5% de chance de chover.
Fonte: www.bbc.com/weather
Transmissão no Brasil
A corrida acontecerá no próximo domingo, às 15h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão. A programação COMPLETA você encontra aqui!
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”