UAU! UAU! UAU! Em uma corrida LITERALMENTE “maluca”, que tinha programação para 85 voltas, foi complicada pelas mais variadas mudanças de condições climáticas e acabou finalizada por tempo – e mais, em regime de bandeira amarela. Foram 10 mudanças de liderança entre seis pilotos e tivemos oito bandeiras amarelas que totalizaram mais de 30 voltas. Um verdadeiro teste de velocidade, estratégia e sobrevivência, uma prova que certamente ficará eternamente na memória de todos – pilotos, equipes, fãs! Com um show de rodadas dos demais pilotos, inclusive em regime de safety-car, Colton Herta demonstrou habilidade para manter seu carro em pista em várias oportunidades, liderou 50 das 75 voltas completadas da corrida e venceu, venceu em meio ao caos! Pagenaud, que largou em 20º e fez escolhas acertadas, terminou em 2º e Will Power, o mais novo líder da temporada, fechou o TOP3. Marcus Ericsson, que partiu da 18ª colocação e liderou a prova por 10 voltas, terminou em 4º, com Conor Daly (piloto da casa, nativo de Indianapolis) completando o TOP5.
Os demais líderes da temporada, como Palou, Pato, Newgarden, McLaughlin e Dixon, se complicaram nas estratégias ou na escorregadia pista de Indianapolis. Dixon ficou em 10º, Palou (ex-líder da temporada) terminou apenas em 18º, seguido de Pato O’Ward – que liderou em 3 momentos da prova. McLaughlin, que também liderou a prova, acabou rodando várias vezes e com escolhas péssimas de compostos, acabou em 20º. Nosso representante, Helio Castroneves, chegou a figurar no TOP6, mas quando as condições de pista pioraram definitivamente, acabou perdendo várias posições e terminou em 14º, logo à frente da estreante Tatiana Calderon (que chegou a liderar a prova por 1 volta).
O que alguns pilotos disseram ao final da prova, resume muito bem o que se passou no templo maior do automobilismo:
- Herta: “Esta é a corrida mais difícil que eu já fiz na carreira“.
- Conor Daly: “Eu nunca estive em uma corrida como essa na minha vida. Essa foi a coisa mais louca que eu já experimentei“.
- Pagenaud: “Foi traiçoeiro no final. Você tem que dar parabéns ao Colton porque foi muito difícil terminar a corrida. Fizemos as escolhas certas nos pneus. Foi complicado. Foi muito difícil decidir“.
O novo líder da temporada é Will Power com 170 pontos, seguido de Palou com 156 e McLaughlin com 152. Newgarden é o 4º com 140 e Dixon completa o TOP5 com 133. Herta, com a vitória, agora é o 6º colocado com 132. Classificação completa aqui!
RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA
E sim, sim, sim! A próxima etapa será, nada mais, nada menos, que a 106ª EDIÇÃO das 500 Milhas de Indianápolis (INDY500) – 29/05/2022. Calendário completo aqui!
SIGA A GENTE
- APP para ANDROID (com notificações/lembretes) – Instalar!
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!