Início Destaque FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Berlim – 2021

FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Berlim – 2021

518
(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Confira os detalhes, curiosidades e o que esperar da disputa final que decidirá os campeonatos de pilotos e construtores.

No próximo final de semana, a Fórmula E encerrará a temporada 2020/2021 com a rodada dupla do E-Prix de Berlim, na Alemanha. Curiosamente, essas etapas do calendário tem o mesmo número dos dias em que elas acontecerão: a corrida 1 será a 14ª prova, a ser realizada no sábado, dia 14, e, a corrida 2, a 15ª disputa do campeonato, está programada para domingo, dia 15.

Ano passado, durante a temporada 2019/2020, a Fórmula E realizou, pela primeira vez em sua história, uma rodada sêxtupla em Berlim. Essa foi a solução que a categoria encontrou de retomar e decidir o campeonato, este que foi interrompido devido aos cancelamentos de outros EPs por conta da pandemia do novo coronavírus.

Curiosidades

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Pela primeira vez desde o E-Prix do México do ano passado, a final contará com a presença de fãs nas arquibancadas. Graças a medidas de saúde e segurança, a Fórmula E conseguiu autorização do governo de Berlim para garantir que 10.000 espectadores estejam no aeroporto de Tempelhof.

O E-Prix duplo de Berlim será a disputa em casa para as equipes Audi Sport ABT Schaeffler, Mercedes-Benz EQ, TAG Heuer Porsche e para os pilotos André lotterer, René Rast, Pascal Wehrlein e Max Günther.

Carros das equipes Audi e BMW (Foto: Cortesia da Fórmula E)

O EP alemão marcará a despedida da Audi e BMW da Fórmula E, pois ambas deixarão a categoria elétrica no fim da temporada, como anunciaram no início do ano. Para a BMW, será ainda mais especial, já que é a principal patrocinadora não só da equipe Andretti, mas também do evento de dois dias na Alemanha.

Até o momento, ainda não foi definido qual será o futuro dos pilotos Lucas Di Grassi e René Rast, mas há conversas de Lucas com a Nissan e.dams para o lugar de Oliver Rowland, este que deixará a equipe Nissan no fim deste ano.

Layout do circuito de Berlim

Circuito Berlim Tempelhof (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O traçado que será utilizado na decisão da temporada é o circuito clássico de Berlim Tempelhof, localizado no histórico aeroporto alemão. A pista possui 2.355 km de extensão, um total de 10 curvas e é dominada por trechos de média e baixa velocidade, o que facilita para os pilotos no gerenciamento de energia.

Cada prova acontecerá em um sentido diferente: no sábado, os 24 carros correrão em sentido anti-horário e, no domingo, em fluxo normal, horário. O Modo Ataque será ativado na curva 6, no sábado, e 5, no domingo. Essa ideia da Fórmula E de utilizar direções ambíguas da pista dificulta para um único piloto vencer duas vezes no mesmo traçado.

A principal característica do circuito de Berlim é que, pelo fato do chão ser feito de concreto, o aeroporto não é preparado para receber carros de corrida. Devido a isso, os competidores que entrarem primeiro na qualificação, terão dificuldades para manter a aderência na pista, já que estará escorregadia, sem emborrachamento gerado por pneus.

O que esperar da disputa final da temporada 2020/2021

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Devido ao fato de ser a etapa dupla que encerrará a temporada 7 da Fórmula E, as duas provas serão intensas, já que a diferença de pontos entre os automobilistas e equipes no campeonato de pilotos e construtores, é pequena.

Até aqui, após 13 corridas realizadas, 10 pilotos conquistaram a vitória: Nyck De Vries, Sam Bird, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis, António Félix da Costa, Lucas Di Grassi, Edoardo Mortara, Max Günther e Alex Lynn.

A diferença total de pontos entre o líder do campeonato, De Vries, e o quinto colocado, Da Costa, é de apenas 15 pontos. Nos construtores, a equipe líder na classificação, Envision Virgin Racing, está com 22 pontos de vantagem em relação a quinta colocada, BMW i Andretti. Assim, é impossível prever quem/qual será o(a) novo(a) ou o(a) outra vez campeã(o) da sétima temporada, pois 18 pilotos e 7 escuderias tem chance de conquistarem o título.

Confira abaixo o top 10 da classificação atual de pilotos e, em seguida, o de construtores.

Classificação de pilotos

(Foto: Cortesia da Fórmula E)
  1. Nyck De Vries #17 (Mercedes) – 95 pts
  2. Robin Frijns #4 (Virgin) – 89 pts
  3. Sam Bird #10 (Jaguar) – 81 pts
  4. Jake Dennis #27 (BMW Andretti) – 81 pts
  5. António Félix da Costa #13 (Techeetah) – 80 pts
  6. Alex Lynn #94 (Mahindra) – 78 pts
  7. Nick Cassidy #37 (Virgin) – 76 pts
  8. Mitch Evans #20 (Jaguar) – 75 pts
  9. Edoardo Mortara #48 (Venturi) – 74 pts
  10. René Rast #33 (Audi Sport) – 72 pts

Classificação de construtores

(Foto: Cortesia da Fórmula E)
  1. Envision Virgin Racing – 165 pts
  2. Mercedes-Benz EQ – 158 pts
  3. Jaguar Racing – 156 pts
  4. DS Techeetah – 148 pts
  5. BMW i Andretti – 143 pts
  6. Audi Sport ABT Schaeffler – 134 pts
  7. Mahindra Racing – 122 pts
  8. TAG Heuer Porsche – 116 pts
  9. Rokit Venturi Racing – 91 pts
  10. Nissan e.dams – 79 pts
(Foto: Cortesia da Fórmula E)

A TV Cultura e o SporTV vão transmitir o E-Prix de Berlim ao vivo; no sábado, a partir das 8h45 e 8h30, e, no domingo, às 10h15 e 10h, respectivamente, segundo o horário de Brasília.