Começou temporada 2021 do WorldSBK, a competição de motos produzidas em série. A missão para os pilotos é bater o seis vezes campeão #1 Jonathan Rea e a Kawasaki, e para isso, algumas equipes tiveram mudanças em seus pilotos.
A Aruba Ducati de fábrica vem com o jovem piloto #21 Michael Ruben Rinaldi e o experiente #45 Scott Redding. #7 Chaz Davies saiu da equipe de fábrica Ducati e foi para o time satélite Team Go Eleven. A Pata Yamaha vem com o Turco #54 Toprak Razglatioglu e o campeão da WSSP 600 #55 Andrea Locatelli, e a GTR Yamaha WorldSBK Team vem com o Americano #31 Garrett Gerloff e o japonês #3 Kohta Nozane, o piloto #60 Van der Mark saiu da Pata Yamaha e foi para a BMW Motorrad Worldsbk Team junto com #66 TomaSykes, e a BMW aproveitou para dar suporte a duas equipes independente com os pilotos #94 Jonas Folger na Bonovo MGM Racing e #51 Eugene Laverty na RC Squadra Corse, dois ex pilotos da MotoGP. A Honda continuou com o mesmo time do ano passado #19 Alvaro Bautista e #91 Leon Haslan, assim como a Kawasaki que também continuou com o mesmo time, o multi campeão #1 Jonathan Rea e #22 Alex Lowes.
CORRIDA 1
Como comentado no início da matéria, #1 Rea é o piloto a ser batido pelo quinto ano consecutivo, mas a missão ia ser difícil já que o piloto tinha conquistado a pole da corrida 1. E de fato #1 Rea liderou de ponta a ponta a corrida, vencendo e conquistando sua 100ª vitória no Worldsbk. A briga ficou boa pelo 2º lugar entre #54 Toprak e #22 Lowes, com belas disputas e no final #22 Lowes com o pneu em melhores condições conquistou o 2º lugar. O piloto #45 Redding ficou com a 4ª colocação e fechando os top 5 #7 Chaz Davies.
A superpole race, corrida de apenas 10 voltas que vale metade da pontuação e define o grid da 2ª corrida, teve como vencedor #1 Rea. O piloto da Kawasaki não deu chance para seus adversários e um fato determinante foi a escolha dos pneus, pois a pista estava secando depois de uma chuva nos treinos livres. As Kawasaki de #1 Rea e #22 Alex Lowes, o piloto da GoEleven Ducat i#7 Chaz Davies e as duas Yamaha de #31 Gerloff e #54 Toprak começaram a corrida com pneu dianteiro intermediário enquanto #45 Redding e #66 Sykes foram de pneus de chuva. O único piloto que fez a escolha de pneu de pista seca foi #60 Van der Mark, o que ajudou ele a sair da 15ª para a 5ª posição. A corrida terminou com #22 Lowes em 2º e #31 Gerloff em 3º.
CORRIDA 2
Na segunda corrida do final de semana um vencedor diferente, #45 Redding um dos principais candidatos ao título. Ele que alegou não ter feito uma boa escolha de pneus para a superpole race, dessa vez tinha acertado e consegui disparar na frente e conquistar a vitória. #1 Rea terminou em 2º, mesmo sendo tirado da pista depois de uma queda de #31 Gerloff que o atingiu. Os dois continuaram a corrida até o final e no parque fechado, em um pedido de desculpas pelo ocorrido, #31 Gerloff assumiu a culpa. E completando o pódio, #22 Lowes em 3º lugar.
CLASSIFICAÇÃO
Com os resultados do final de semana #1 Rea sai na liderança do campeonato, confira abaixo como está a classificação.
CALENDÁRIO 2021
SIGA A TOQUE RACING
Sigam as redes sociais da ToqueRacing, parceira do Tomada de Tempo:
- https://instagram.com/ToqueRacing
- https://twitter.com/ToqueRacing
- https://www.facebook.com/ToqueRacingOficial
“Fabricio Barbosa é casado, graduado em Processos Gerenciais, social mídia, apaixonado por velocidade, louco por motos, piloto amador nas horas vagas, além de obcecado por MOTOGP e WSBK” – Fabrício é um colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre WSBK e SBK Brasil!