Olá amigos e amigas do Tomada de Tempo e do Kojak ! Não sei se em alguma outra categoria, esse regulamento com o formato de playoffs funcionaria, mas, posso garantir que nas três principais divisões da NASCAR funciona muito bem. Isto posto chegou a hora de conhecermos os campeões da TRUCK SERIES, XFINITY e CUP SERIES.
Quem assistiu as últimas voltas da etapa anterior da CUP em Martinsville pode corroborar o que escrevi acima. A disputa pelas vagas entre Denny Hamlin#11, Kevin Harvick#4 e Brad Keselowski#2 foi de pregar na poltrona e ficar apertando o pé no chão como se fosse um acelerador. E esse esporte nos deu mais uma lição. O piloto que chegou aos playoffs com o maior número de vitórias e com ótima margem de pontos na liderança, não conseguiu chegar à final. Será que Harvick#4 deu aquela acomodada e quis administrar a vantagem? Fato é que o então principal favorito não está entre os quatro finalistas da CUP SERIES.
Por falar em regulamento, devo lembrar que entre os quatro finalistas, das três divisões, não tem mais vantagem alguma. Quem chegar à frente, ENTRE ELES, não importando se for o décimo ou vigésimo, será o campeão. Repito, a disputa do título é de quem chega à frente, dentro do quarteto final. Não tem como não ser emocionante.
Vamos destrinchar brevemente os finalistas das três divisões, começando pela CUP SERIES:
- Denny Hamlin#11: Na CUP SERIES desde 2010, com 39 anos de idade, ainda não foi campeão da principal divisão. O segundo piloto que mais venceu na temporada, está em grande fase, mas carrega consigo uma fama de “amarelão”. Vem calando os críticos, é verdade, mas se não levantar o caneco, o “carteiro“ como é conhecido por parte do público, seguirá com esse amargo rótulo.
- Joey Logano#22: Para mim, entre os quatro, o campeão de 2018 é o mais impetuoso. Aos 30 anos de idade, o piloto da Penske assume claramente que não se preocupa em fazer amigos na pista. Se você gosta de apostar, eis uma boa chance de levar o prêmio.
- Chase Elliott#9: Aos 24 anos de idade, é o mais jovem dos finalistas e está em grande fase. Até então nunca havia chegado à final e tem grande apoio popular. Sempre lembrado por ser filho do lendário Bill Elliott, agora Chase tem sua grande chance de colocar seu nome na história da categoria.
- “Bad” Brad Keselowski#2: 36 anos de idade. O campeão de 2012 é um piloto perigoso. Quando você acha que ele está fora do páreo, vai lá é dá o bote certeiro. Se no final da corrida, ele estiver com chances, redobre sua atenção no Penske nº2.
Opinião do Kojak: Nesta final, pela intensidade e agressividade, para mim, Joey Logano #22 é o cara que apostaria minhas fichas. Mas minha torcida é pelo primeiro título de Chase Elliott #9.
Já no que se refere à XFINITY, os dois favoritos são Chase Briscoe #98 e Austin Cindric #22. Estes pilotos dominaram a temporada, sendo que Briscoe venceu nove corridas e já está garantido na CUP SERIES em 2021. Já Cindric venceu cinco corridas e tem vaga assegurada na principal divisão em 2022. Não são mais promessas e sim realidades. Os outros dois finalistas, Justin Haley #11 e Justin Allgaier #7, quebrarão a banca caso levem o caneco. Mas, nesse formato, como duvidar?
Opinião do Kojak: Chase Briscoe #98 merece ser campeão pelo que fez na temporada e também pela força mental que mostrou ter ao superar problemas pessoais e seguir mantendo um alto nível de pilotagem.
Jamais deixaria de fora do balanço pré final a ótima TRUCK SERIES. A frase que fica no fim da temporada é : “Na TRUCK SERIES não tem corrida ruim.” Fato é que a mistura de jovens buscando espaço e veteranos estabilizados na divisão das camionetes nos proporciona um choque de gerações com duelos sensacionais. Não vamos citar aqui alguns pilotos de fim de pelotão que vivem nos dando sustos e bandeiras amarelas.
Na final teremos um piloto que deu a volta por cima após alguns acidentes, desafiou os críticos e venceu quatro corridas, Sheldon Creed #2. Ao seu lado o campeão de 2018 na TRUCK, que é um talento já consolidado e tem uma pilotagem muito sólida e constante, Brett Moffitt #23. Além deles, alguém que já está em sua oitava temporada na categoria e não é colocado como favorito, mas vem de uma vitória convincente, Grant Enfinger #98 e um jovem franco atirador de 21 anos que já mostrou que pode surpreender, esse é Zane Smith #21. A final da TRUCK tem tudo para ser a mais equilibrada das três divisões.
Opinião do Kojak: Acho que o título no currículo de Brett Moffitt #23 pode pesar na decisão. Coloco um ligeiro favoritismo em sua conta. Mas, pela reviravolta no ano e pelo seu estilo de pilotagem torço por Sheldon Creed #2.
Espero ter ajudado aos fãs da NASCAR que me dão a honra da leitura. Então, atenção para a programação das finais das três divisões em Phoenix. Na sexta feira, dia 06/11, as camionetes decidem seu campeão, já no sábado é a vez da XFINITY e encerrando a temporada com chave de ouro, no domingo à tarde conheceremos o grande campeão da CUP SERIES. Três corridas imperdíveis. Até lá! VIVA A NASCAR! Veja a programação completa da etapa aqui!
E como diria Kal-El: “Para o alto e avante !!”
SIGA MINHAS REDES SOCIAIS
- Instagram – instagram.com/kojak_malaguti
- Instagram – instagram.com/cine_kojak
- Twitter – twitter.com/KojakRogerio
“Mineiro de Belo Horizonte, kartista amador e cinéfilo, desde criança deixava claro sua paixão pelo esporte a motor. Seu sonho de ser piloto não passou de um sonho, então, durante a infância e adolescência passava os domingos vidrado na frente da TV para ver a F1 ou a Indy. Há poucos anos começou a disputar campeonatos de kart amador na grande BH, e sua paixão pelo esporte se fortaleceu e amadureceu. Acompanha com real interesse os principais campeonatos, ou seja, F-1, F-E, Indy, Nascar, F2, F3, Stock car, MotoGP e o que for esporte a motor de qualidade. Sua ideia é sempre contribuir para o crescimento desse esporte, que tanto encanta, seja pela tecnologia, pelo glamour e tradição ou por testar os limites da máquina e do homem” – Kojak é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo, em especial NASCAR, F3 e F2!