COMENTÁRIO DE TORCEDOR
Os deuses da velocidade por algum motivo resolveram mudar a história do campeonato da MotoGP em 2020 definitivamente.
O acidente de Marc Márquez em Jerez e sua ausência, possivelmente em toda a temporada, mexeu com todas as equipes incluindo a HONDA que anda penando sem sua formiga atômica.
A cada prova, a cada pista, todas as equipes e pilotos procuram aproveitar ao máximo as possibilidades que se oferecem.
Estamos presenciando vários pilotos diferentes vencendo as provas, disputas acirradas entre as equipes e os principais protagonistas do campeonato.
Não seria diferente neste final de semana para o GP de San Marino onde a equipe da vez é a YAMAHA, vamos aos fatos.
Q1
Pilotos saíram para conquistar as duas vagas ao Q2, numa disputa interessante para os irmãos Espargaró, Nakagami, Lecuona, Petrucci, Oliveira, Binder, Smith, Marquez, Rabat, Bradl e Crutchlow.
Interessante que as KTM estão na repescagem, com desempenho muito diferente da última corrida.
Nas primeiras voltas o top2 estava justamente com Aleix Espargaró e pol Espargaró, que começavam a se alternar nessas posições seguidos de perto por Miguel Oliveira.
Esta classificação estava monótona, parecendo que nenhum outro piloto superaria os irmãos Espargaró, com Pol na p1 e Aleix na p2, sendo Petrucci na p3 quem mais se aproximava faltando 1 minuto.
Como sempre as emoções acontecem após o cronômetro zerado quando Miguel Oliveira aparece na p2.
Passam ao Q2 Pol Espargaró e Miguel Oliveira.
RESULTADO Q1
Q2
Partiram em busca da pole para o GP de San Marino Rossi, Viñales, Quartararo, Miller, Rins, Mir, Bagnaia, Zarco, Morbidelli, Dovizioso, Pol Espargaró e Oliveira.
Na sua primeira tentativa de tempo Pol Espargaró cai na curva 15. Na frente Viñales, Bagnaia e Miller.
Na volta seguinte um Valentino Rossi muito confiante em sua moto assume a ponta, mas ao passar Quartararo toma a p1, deixa Rossi na p2 e Morbidelli na p3. YAMAHA no top3.
Os pilotos entraram para suas garagens faltando 5 minutos e na sequência para pista Viñales assume a p1, com Quartararo p2 e Rossi na p3. pol Espargaró conseguiu chegar na garagem e saiu com a moto reserva.
Viñales passa na garagem faltando 3 minutos, troca de moto e sai para buscar a pole. As YAMAHA dominando o Q2.
Com o cronômetro zerado e tudo indefinido ficamos na expectativa de quem ficaria com a pole, muito disputada.
Pole para Maverick Viñales, com Fábio Quartararo, Franco Morbidelli e Valentino Rossi fechando top4. Quanta saudade dessa supremacia da YAMAHA, muito bom para a corrida de amanhã.
Miller, Bagnaia, Rins, Mir, Dovizioso, Zarco, Pol Espargaró e Miguel Oliveira completam o top12.
RESULTADO Q2
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!