
E no último final de semana tivemos a volta do mundial de motos produzidas em serie, o WSBK. A etapa contou com rodada dupla da categoria WSSP (motos de 401 até 600cc) e para a categoria WSSP300 (motos até 400cc), com presença de três brasileiros: Meikon e Ton Kawakami, e Felipe Macan.
A equipe brasileira já tinha participado na semana anterior do campeonato Espanhol como treino para o mundial. E o começo não poderia ser melhor, Meikon Kawakami conquistou a pole mostrando que tem grande potencial, Ton Kawakami ficou na 16º posição e Felipe Macan largou em 17º – destacando que são quase 60 pilotos inscritos, mas classificam para a corrida apenas 30. Na largada da primeira corrida, Meikon tem problemas com sua moto e tem que voltar aos boxes, retornando na última posição e sem chances de pontuar. Ton conseguiu o 11º lugar, somando 5 pontos. Já Felipe Macan, com o joelho machucado, chegou na 26ª posição. Já na segunda corrida do final de semana, os resultados foram melhores! Meikon disputou as primeiras posições, a briga foi intensa com pilotos que tem boa experiência no campeonato. Meikon terminou no 5º lugar, Ton em 12º lugar e Felipe em 26º lugar – agora é focar para próxima etapa em Portimão / Portugal.
Na classe intermediaria, WSSP, nas duas corridas tivemos a vitória de Andrea Locatelli – o piloto venceu as 3 corridas já disputadas nessa temporada e é forte candidato ao título de 2020. Vamos adicionar nesta disputa Jules Cluzel e Lucas Mahias. Uma curiosidade da corrida 2 foi a bandeira vermelha acionada antes mesmo na largada, quando na volta de aquecimento o piloto Axel Bassani atingiu, por trás, o piloto De Rosa.

Na categoria principal (WSBK), o destaque foi Scott Redding piloto – estreante na categoria. Scott é ex-piloto do mundial de MotoGP e atual campeão do britânico de Superbike com a Ducati Panigale V4. Já com intimidade em relação a moto que está andando neste campeonato, na corrida 1 largou na pole, mas foi ultrapassado na largada pelo penta campeão Jonathan Rea, que liderou a corrida por alguns voltas. Mas Redding teve a calma de esperar o momento certo para tomar a liderança e segurá-la até o final para conquistar a vitória! Completaram o pódio Jonathan Rea(Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha).
No domingo tivemos a Superpole Race, corrida com a penas 10 voltas e que vale metade dos pontos, definindo o grid para a 2ª corrida. A corrida tem a mesma formação de grid da corrida 1, mas desta vez Jonathan Rea toma a liderança e permanece até o fim, conquistando a superpole race e garantindo a pole da 2ª corrida seguido por Scott Redding e Michael van der Mark (Yamaha).
E para fechar com chave de ouro o final de semana de Scott Redding e Ducati, ele conquistou mais uma vitória e desta vez com certa facilidade ao ultrapassar Rea na primeira volta, mantendo-se na liderança até o final com certa vantagem para seu companheiro de equipe, Chaz Davies. O Turco, piloto da Yamaha, Toprak Rasgatlioglu completou o pódio.

A próxima etapa será já no próximo final de semana – 07 a 09 de agosto em Portimão / Portugal, com as três categorias em pista.
CALENDÁRIO 2020

SIGA A TOQUE RACING
Sigam as redes sociais da ToqueRacing, parceira do Tomada de Tempo:
https://instagram.com/ToqueRacing
https://twitter.com/ToqueRacing
https://www.facebook.com/ToqueRacingOficial

“Fabricio Barbosa é casado, graduado em Processos Gerenciais, social mídia, apaixonado por velocidade, louco por motos, piloto amador nas horas vagas, além de obcecado por MOTOGP e WSBK” – Fabrício é um colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre WSBK e SBK Brasil!