Olá amigos e amigas do Tomada de Tempo e do Kojak ! Estamos vivendo um dos momentos mais tristes das últimas décadas e buscamos qualquer alento para aliviar nossa tristeza e ansiedade. Diante disso, o retorno da NASCAR, cheio de restrições e precauções, é uma esperança que tempos melhores estão por vir.
Mas vamos falar da parte esportiva. Após longo período sem ação e de apenas corridas virtuais (que deram o que falar), a principal divisão da NASCAR retornou no último domingo no complicado oval de Darlington. Como parte de medidas preventivas, além da ausência de público, não houve os treinos livres e nem classificação para formação do grid dentro da pista, sendo a mesma feita através de um sorteio dirigido, por grupos de pilotos. Sendo assim, Brad Keselowski#2 ficou com a pole e ao seu lado largou o bom Alex Bowman#88.
Na verdade, podemos resumir o domingo num dia de homenagens, ausência, retorno, constatação, frustração e afirmação. Vamos por partes. As homenagens foram dirigidas aos heróis da área da saúde que estão na linha de frente, nessa batalha mundial contra o COVID-19. A ausência foi de Kyle Larson, que durante a parada da categoria, foi demitido da equipe Chip Ganassi e suspenso pela NASCAR por proferir palavras racistas na prévia de uma corrida virtual, e de quebra perdeu seus patrocinadores. O retorno foi do até então aposentado Matt Kenseth, campeão de 2003, ausente desde 2018, que substituirá Larson até o fim da temporada no Chevrolet 42. O veterano Kenseth fechou a prova num sólido P10.
A constatação é que realmente pode se esperar de tudo de Ricky Stenhouse Jr.#47. Ele pode nos surpreender com uma vitória empolgante ou pode “presentear” a audiência com uma batida na primeira volta, de forma infantil, como foi neste domingo. A frustração foi de Jimmie Johnson#48 e toda sua torcida. O heptacampeão vinha liderando a prova na última volta do primeiro segmento, quando errou e foi para o muro. Segue o jejum do J.J. em sua última temporada. A afirmação é do piloto conhecido como “The Closer”. Kevin Harvick#4 dominou a prova a partir do segundo segmento e soube administrar a pressão de Alex Bowman#88 no terceiro, para vencer e se afirmar como um dos candidatos ao título desse ano.
Destaques ainda para as boas exibições dos jovens, Tyler Reddick#8 (P7) e John Hunter Nemechek#38 (P8), que subiram este ano, de forma definitiva, para a divisão principal, advindos da Xfinity. Os outros dois, de quem se esperam muito, Christopher Bell#95 e Cole Custer#41, ainda não transformaram performances em resultados nesta temporada.
A NASCAR tem a meta de cumprir o calendário inicial e para isso irá impor uma verdadeira maratona de corridas entre suas três principais categorias. Anotem aí na agenda o que temos ainda neste mês de MAIO.
• 19/05 – Xfinity em Darlington – PROGRAMAÇÃO
• 20/05 – Cup Series em Darlington – PROGRAMAÇÃO
• 24/05 – Cup Series em Charlotte
• 25/05 – Xfinity em Charlotte
• 26/05 – Truck Series em Charlotte
• 27/05 – Cup Series em Charlotte
• 30/05 – Xfinity em Bristol
• 31/05 – Cup Series em Bristol
Para quem gosta, é bom preparar a poltrona e as guloseimas, pois serão dias de muita velocidade numa maratona jamais vista numa categoria dessa relevância. No que se refere à tabela da Cup Series, Harvick#4 se solidifica na ponta, seja na classificação da temporada regular ou na dos playoffs. Mas, ainda tem muita coisa para acontecer.
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E como diria Kal-El : “Para o alto e avante !!”
CALENDÁRIO 2020 – NASCAR
E o calendário revisado até JUNHO/2020 está disponível AQUI!
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“Mineiro de Belo Horizonte, kartista amador e cinéfilo, desde criança deixava claro sua paixão pelo esporte a motor. Seu sonho de ser piloto não passou de um sonho, então, durante a infância e adolescência passava os domingos vidrado na frente da TV para ver a F1 ou a Indy. Há poucos anos começou a disputar campeonatos de kart amador na grande BH, e sua paixão pelo esporte se fortaleceu e amadureceu. Acompanha com real interesse os principais campeonatos, ou seja, F-1, F-E, Indy, Nascar, F2, F3, Stock car, MotoGP e o que for esporte a motor de qualidade. Sua ideia é sempre contribuir para o crescimento desse esporte, que tanto encanta, seja pela tecnologia, pelo glamour e tradição ou por testar os limites da máquina e do homem” – Kojak é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo, em especial NASCAR, F3 e F2!