A equipe americana confirmou essa manhã a renovação do contrato dos pilotos Romain Grosjean e Kevin Magnussen, que correm juntos na Haas desde 2017. Com a decisão, restam apenas quatro equipes à decidir o line-up para o ano que vem.
Grosjean pilota para a equipe americana desde 2016, enquanto Magnussen só ingressou no ano seguinte, ao sair da Renault e ser substituído por Nico Hulkenberg (piloto permanece sem banco para 2020). A Haas ingressou na Fórmula 1 em 2016, mesmo ano em que a categoria européia foi vendida para a companhia americana Liberty Media Corporation. Romain no momento, se mantém com 8 pontos, 10 a menos que seu parceiro Kevin.
O chefe da escuderia, Guenther Steiner, em entevista à F1, comentou sobre a decisão:
“A experiência e a necessidade disso têm sido um dos pilares da Haas F1 Team. Com Romain Grosjean e Kevin Magnussen competindo pela equipe em 2020, continuamos a ter uma formação de pilotos que nos oferece uma plataforma sólida para continuar nosso crescimento. O entendimento deles de como trabalhamos em equipe e o conhecimento do que eles podem oferecer ao volante nos proporcionam uma continuidade valiosa e uma base sólida para continuar construindo nossa equipe. Foi um ano difícil para nós em 2019 com a flutuação no desempenho do VF-19, mas nossa capacidade de aproveitar nossas experiências combinadas nos ajudará a aprender, melhorar e avançar como unidade em 2020.”
Os pilotos também falaram sobre suas expectativas e desejos para 2020:
Romain Grosjean: “Eu sempre falei que era meu desejo permanecer na Haas F1 Team e continuar desenvolvendo as realizações da equipe. […] Terminar em quinto no campeonato de construtores na última temporada, apenas no terceiro ano de competição, foi algo muito especial. Tivemos nossos desafios nesta temporada, mas usaremos a experiência do ano passado e deste ano para avançar para 2020. Estou ansioso para trabalhar com Kevin e toda a equipe e continuar nossa jornada juntos.”
Kevin Magnussen: “Sabendo que podemos trabalhar para melhorar as coisas, melhorar a compreensão de nossa situação e voltar ao nível de competitividade que mostramos na última temporada – essas são as coisas que me excitam em 2020. […] Somos uma equipe cheia de pilotos, liderados por Gene Haas e Guenther Steiner. Ninguém está satisfeito com o desempenho da temporada de 2019, mas a determinação de mudar as coisas está em evidência. Sou grato que a equipe sempre acreditou em mim e no que posso trazer para a mesa. Compartilhamos um objetivo comum e, juntamente com Romain (Grosjean), darei tudo de mim no caminho certo para o restante desta temporada e até 2020.”
Com a definição de line-up de mais uma equipe para 2020, restam apenas quatro escuderias decidirem seus pilotos para a próxima temporada: Red Bull (com Max Verstappen confirmado), Alfa Romeo (resta Giovinazzi para renovar), Toro Rosso (nenhum piloto confirmado) e Williams (falta a confirmação de quem ficará no lugar de Kubica)
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”