E em um clima extremamente triste, impossível imaginar que pilotos não estejam abalados – vide reação, desconcertado, de Lewis Hamilton ontem durante entrevista no exato momento do acidente de Anthonie Hubert. Assim como na INDY ontem, minuto de silêncio em respeito ao piloto da F2.
E foi assim que iniciamos o GP da Bélgica de Fórmula 1 neste domingo (01/09/2019). Pole de Leclerc com dobradinha com Vettel. Em seguida Hamilton, Bottas e Max. Na largada Leclerc consegue manter-se na ponta, Mercedes pressionam Vettel, que espalha na curva 1, perde as posições para ambos. Em seguida, retoma a posição de Bottas e nas curvas seguintes, reassume a 2ª posição. Enquanto isso, à frente de milhares de torcedores holandeses, Max Verstappen (que largou MUITO mal) bate na roda traseira de Kimi, e com quebra de suspensão, AINDA tenta concluir a Eau Rouge… batendo na proteção de pneus – FORA! Ricciardo também recebe toque na traseira tentando escapar da confusão.
DURANTE a prova, Leclerc consegue prova consistente, perde liderança após paradas de box, mas em pista retoma a posição de Vettel para VENCER sua PRIMEIRA PROVA na categoria! MAIS que merecida. SENSACIONAL! Vettel, com ERRO brutal de estratégia – ao parar na volta 16 nos boxes, perde fácil a posição para Hamilton e Bottas, que completam o pódio! Vettel amarga o 4º lugar em final de semana que a expectativa era uma dobradinha! Ao Vettel sobrou a volta mais rápida após nova troca de pneus (macios).
VALEU LECLERC! PARABÉNS! PARABÉNS! Sua vitória era necessária nessa temporada!
PROVA EM DETALHES
Após todo o enrosco da largada, as posições naquele momento eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, NORRIS (ganhou 6 posições com toda a confusão), Grosjean (idem – 3 posições), Magnussen, Perez, Gasly e Stroll no TOP10!
Relargada na 6ª volta, posições mantidas! Leclerc começa a abrir e 3 voltas depois a diferença para Vettel/Hamilton já era mais de 2 segundos. Aproveitando, Max ao dar entrevista, reforçando o dito no início desta matéria, fala sem apontar culpados e cita: “Depois do ocorrido ontem (Hubert), nada pode ser tão pior. Então vamos para a próxima!”.
Décima volta, Hamilton segue na caça ao Vettel e reduz diferença para 0.800s e abre mais de 2 segundos para o companheiro. As disputas ficam mais prováveis entre as posições 9 e 15, já que as diferenças entre cada um deles são na casa de 0.500s. Gasly consegue ultrapassar Stroll e Magnussen, assumindo a 8ª posição.
Mais algumas voltas, Leclerc abre 3 segundos para Vettel, que respira e deixa Hamilton mais de 1.3s atrás. Albon, em sua primeira corrida na Red Bull, segue tentando evoluir na prova e assumia a 13º posição – lembrando que acabou largando em 18º em virtude de punição (motor).
Volta 16, Vettel é o primeiro a efetuar sua parada e retorna com pneus amarelos em 5º lugar. A turma do meio também começa a efetuar as trocas de pneus. Leclerc abre quase 5 segundos em relação ao Hamilton, que tinha 3.6s à frente de Bottas. Vettel ultrapassa Norris e assume a 4ª posição. No miolo do grid, Perez faz bela ultrapassagem em Magnussen, e Gasly se aproxima também do piloto da Haas.
Metade da prova (22 voltas), Ferrari chama Leclerc para os boxes e retorna em 4º, obviamente atrás de VETTEL! Hamilton faz sua parada na volta seguinte e na volta 24, Bottas. Posições reorganizadas e tínhamos:
Vettel líder, mas Leclerc segue mais rápido e questiona inclusive a equipe sobre o que aconteceu, que Vettel estaria tão à frente! Volta 26 e a diferença entre eles reduz para 2 segundos (de 4seg). Hamilton 6 segundos atrás das Ferraris.
Volta 27 e, via rádio, Ferrari diz a Vettel (muito mais lento que o companheiro) liberar passagem! HOJE SIM! HOJE SIM! Justo! A diferença era tão brutal que ainda na mesma volta, Leclerc abre 2 segundos para o companheiro!
Vettel avisa em rádio que pneus não aguentarão até o final! MAIS uma vez, erro brutal de estratégia da Ferrari! Situação comprovada em pista, já que Hamilton pulveriza a diferença de 6 segundos para 1.1s. Volta 31, Hamilton encosta em Vettel e tenta ultrapassagem, mas Vettel consegue defender brilhantemente. Leclerc abre quase 7 segundos em relação a essa disputa! Volta seguinte e Hamilton, sem piedade, assume a 2ª posição: LEC, HAM, VET, BOT, NOR – TOP5.
Faltando 10 voltas, Bottas também encosta e assume a 3ª posição. Vettel se arrasta em pista com os pneus desgastados! Enquanto isso no miolo, Norris seguia em 5º, Perez em 6º, Kvyat em 7º e Albon em 8º (10 posições conquistadas). Ricciardo em 9º e Gasly em 10º – parecia que faria mais!
Volta 40, Hamilton reduz para 4 segundos a diferença para Leclerc! No pelotão do meio algumas modificações, boas ultrapassagens. Ricciardo perde desempenho e despenca para 12º. Albon assume a 7ª posição.
Últimas 2 voltas, Hamilton resolve aplicar ritmo de classificação e aperta o cerco para cima de Leclerc, reduzindo para 1.8 segundos a diferença! Tinha que ser com emoção, tinha que ser!
FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! UFA! Apesar da pequena pressão de Hamilton nas 2 voltas finais, Leclerc consegue prova consistente, perde liderança após paradas de box, mas em pista retoma a posição de Vettel para VENCER sua PRIMEIRA PROVA na categoria! MAIS que merecida. SENSACIONAL! Vettel, com ERRO brutal de estratégia – ao parar na volta 16 nos boxes, perde fácil a posição para Hamilton e Bottas, que completam o pódio! Vettel amarga o 4º lugar em final de semana que a expectativa era uma dobradinha! Ao Vettel sobrou a volta mais rápida após nova troca de pneus (macios). Norris, INFELIZMENTE com problemas no carro, perde a 5ª posição. Bom final para Albon que fecha o TOP5, seguido de Perez.
VALEU LECLERC! PARABÉNS! PARABÉNS! Sua vitória era necessária nessa temporada!
RESULTADO FINAL
PRÓXIMA ETAPA
Sem descanso, semana que vem, 14ª ETAPA – 08 de setembro – GP da Itália (Monza). Veja o calendário completo!
SIGA A GENTE
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!