Colaboração de Gilson Costa Twitter/@gilsonrc
Papo de Torcedor: DUCATI e suas ideias!
Vitória de Dovizioso no Qatar é confirmada depois do questionamento sobre o dispositivo para “refrigeração de pneu e contra chuva??” que a DUCATI GP19 utilizou no sol do Qatar.
Lógico que o mundo da MotoGP ficou irritado com a novidade. Equipes Aprilla, Honda, KTM e Suzuki espernearam, mas os resultados foram mantidos e o dispositivo permitido.
Seguinte, só temos duas alternativas, ou todos os esportes com motor, pneus e pilotos passam a utilizar veículos de uma única configuração, sem nenhum desenvolvimento, que possa igualar o braço ou o pé de cada piloto ou paramos com essa birra e aceitamos que as equipes que podem investir em tecnologia que melhore a performance dos bólidos usem de sua criatividade livremente.
F1 e MotoGP, por representarem a elite do automobilismo e da motovelocidade, sempre irão inventar algo que consiga melhorar qualquer milésimo de segundo numa volta. Sou da opinião que deveríamos deixar que essas ideias prosperem, pois equipes e seus projetistas sempre buscarão nos regulamentos, brechas para acrescentar qualquer dispositivo que lhes beneficie, o ser humano é assim, tem uma criatividade muito grande quando se sente preso a regras e regulamentos.
Vejo no caso de Dovi o seguinte: de participações no segundo pelotão nos anos 2015 e 2016, para vice campeonatos de 2017 e 2018, a cabeça e as ideias do italiano estão em ponto de bala para que busque em 2019 seu primeiro campeonato.
Sim, tem que combinar com os russos, no caso, com o espanhol Marc Marquez. A DUCATI tem um piloto que se tornou muito competitivo, agora quer lhe conceder uma moto que permita reduzir a diferença para o talento de Marquez e a eficiência oriental da Honda.
Não ficarei nem um pouco surpreso se neste fim de semana na Argentina, uma ou as quatro equipes reclamantes surgirem também com seus “refrigeradores de pneu traseiro”. E olhe que na Argentina pode chover, estamos passando por um outono com muita nebulosidade aqui no sul, vai que o dispositivo ajude as motos?
Ficarei observando como a DUCATI de Dovizioso se comportará durante a prova e na comparação com os demais pilotos. Temos que observar o comportamento na largada, nas curvas e principalmente quando a moto entrar na reta.
FICAREI DE OLHO!
Segundo algumas informações que li nos últimos dias, estão desconfiando que esse dispositivo ajuda no desempenho da moto quando está na vertical e acima de 120 km/h, ou seja, na reta será o melhor momento para verificar esse superioridade, ou não?
Independente de se comprovar ou não que foi uma grande “ideia”, tenho sempre em mente que se trata de entretenimento, onde torço, reclamo, apoio, vibro, mas estou sempre ciente que se trata de um evento que fatura muito dinheiro e assim, podemos estar sendo enganados. O ser humano é assim!
Boa corrida pessoal!
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!