Qual a receita para sucesso da Cascavel de Ouro? Adicione mais de 50 anos de tradição, 32 edições, pilotos renomados e alguns pilotos insanos, 55 carros “populares” preparados para pista e para dar um toque especial, vamos adicionar chuva! Tudo isso dentro de um autódromo desafiador!
Essa foi a receita usada para o sucesso da prova deste ano. Desde o sábado, nos classificatórios já dava pinta de que a corrida prometia, que a briga seria boa, e neste domingo pela manhã o tempo amanheceu nublado e chuva veio com força total, adicionando um tempero especial a corrida. Pela manhã tivemos uma pequena amostra como seria a corrida principal, os carros que não conseguiram a classificação para Cascavel de Ouro disputaram a Copa Masso Alimentos valendo a isenção da inscrição para 2019.
A largada e as 4 primeiras voltas foram com safety car por conta da chuva que não parava, na hora da prova, um pouco mais fraca, mas ainda continuava e com 55 carros no grid foi importante para os piloto reconhecerem o piso molhado, já que nos treinos não havia chovido.
Depois da saída do safety car, a corrida começou a todo vapor, pilotos e maquinas sendo colocados a prova num piso escorregadio onde era difícil manter o traçado. A corrida foi marcada por alguns acidentes graves e muito abandonos, a chuva deu uma trégua e a pista foi secando, as equipes trocando os pneus, mas a pista ainda apresentava vários pontos diferentes de aderência.
E após 3 horas e 108 voltas, a equipe paranaense composta por David Muffato/Edgar Favarin/Israel Favarin do VW Gol da Paraguay Racing-Stumpf cruza a linha de chegada em primeiro.
Eu, Fabrício Barbosa, estava no autódromo de Cascavel/PR e notei que ao final da corrida várias equipes contestavam o feito da equipe vencedora, pois alegavam que a mesma não tinha em seu carro o sensor de cronometragem e pelo tempo que eles ficaram em boxes após se envolver em um acidente não teria como recuperar tantas voltas, mas até o momento que escrevi essa matéria o resultado havia se mantinha.
RESULTADO FINAL
1º) David Muffato/Edgar Favarin/Israel Favarin (PR/PR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações
2º) Lucas Inoue/Leandro Totti (PR/PR), VW Gol/Ymagawa Racing, a 36s479
3º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 50s628
4º) Fabiano Cardoso/Caíto Carvalho (RS/PR), Hyundai HB20/Fast Racing, a 58s157
5º) Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni (PR/PR), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 1min12s421
6º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas (MG/MG), VW Gol/Stumpf Preparações, a 1min20s748
7º) Gabriel Corrêa/Daniel Kaefer (GO/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 1 volta
8º) César Bonilha/Rafael Colombari (PR/PR), VW Gol/Cesinha Competições, a 1 volta
9º) Gefferson de Lima/Felipe Lobo (PR/PR). VW Gol/RB Motorsport, a 2 voltas
10º) Fausto de Lucca/Juca Lisboa (SC/PR), VW Gol/MIG Motorsport, a 2 voltas
11º) Anderson Portes/Natan Sperafico (PR/PR), Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team, a 2 voltas
12º) Rafael Lopes/Pedro Pimenta (SP/SP), Hyundai HB20/Fast Racing, a 2 voltas
13º) Carlos Machado/Beto Monteiro (PB/PE), GM Celta/Tuta Racing-Autotech, a 3 voltas
14º) Odair dos Santos/Thiago Klein (PAR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações, a 3 voltas
15º) Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (MG/SP), VW Gol/AGB Preparações, a 3 voltas
16º) Jorge Martelli/Wanderlei Berlanda Jr. (SC/SC), VW Gol/MP Competições, a 3 voltas
17º) Guilherme Sirtoli/Leônidas Fagundes (PR/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 3 voltas
18º) Raphael Teixeira/Pietro Rimbano (GO/SP), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 3 voltas
19º) Marcelo Beux/Aloysio Ludwig Neto (PR/PR), GM Celta/Caús Motorsport, a 4 voltas
20º) Thiago Camilo/Luiz Sérgio Sena Júnior (SP/RS), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 4 voltas
21º) Paulo Bento/Marco Romanini (PR/PR), GM Celta/Sorbara Motorsport, a 4 voltas
22º) Beto Pontes/Thiago Azalini (CE), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 4 voltas
23º) Christiano Bornemann/Marcelo Cancelli (PR/SC), VW Gol/MP Competições, a 5 voltas
24º) Wilton Pena/Lucca Paulinelli/Zigomar Júnior (MG/MG/SP), VW Gol/PaceCar Motorsport, a 5 voltas
25º) Ernani Kuhn/Renan Pietrowski (MT/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 6 voltas
26º) Wellington Cirino/André Marques/Lorenzo Massaro (PR/SP/PR), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 6 voltas
27º) Paulo Salustiano/ João Paulos Naumes (SP/SP), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 8 voltas
28º) Claitão Salcedo/Eduardo Fuentes/Rafael Cohen (RS/RS/RS), GM Celta/Kaki Motors, a 8 voltas
29º) Lucas Bornemann/Edson Leandro dos Reis (PR/PR), VW Gol/MP Competições, a 9 voltas
30º) Rodrigo Helal/Marcelo Bambino (SP/PE), GM Celta/FP Max Sports Car, a 9 voltas
31º) Igor Antunes/Anderson Oliveira (PE/PE), GM Celta/Tuta Racing-Malta Locadora, a 21 voltas
32º) Richard Heidrich/Richard Anthony Heidrich (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 22 voltas
33º) Betão Fonseca/Adriano Rabelo (SP/CE), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 28 voltas
34º) Demilson Andrade/William Gaiewski (RS/RS/PR), GM Celta/Leandro Motorsport, a 29 voltas
35º) Edson Bueno/Diogo Pachenki (PR/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 39 voltas
36º) Marcel Sedano/Emílio Weiss (SC/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 45 voltas
37º) Thiago Tambasco/Mauro Neuenschwander (MG/MG), GM Celta/Fast Racing, a 46 voltas
38º) Allan Aquino/Ingmar Biberg (PAR/PR), Ford Ka/RMP Motorsport, a 52 voltas
39º) James Ramos/Pierre Sabbagh (SC/SC), VW Gol/Stumpf Preparações, a 56 voltas
40º) André Bragantini/Cleiton Campos (SP/SC), GM Celta/Fast Racing, a 61 voltas
41º) Edson do Valle/Wellington Justino (GO/GO), Ford Ka/Classe A-Ferrari Motorsport, a 61 voltas
42º) Célio Vinícius/Pablo Alves (GO/GO), Fiat Mobi/Landerson Competições, a 66 voltas
43º) Wilians Peres/Rodrigo Bonora (PR/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 66 voltas
44º) Felipe Carvalho/Guilherme Salas (PR/SP), GM Celta/Fast Racing, a 68 voltas
45º) Luiz Carlos Ribeiro/Peter Ferter (RS/RS/MS), Ford Ka/Ourocar-Charrua Racing, a 69 voltas
46º) João Lemos/Analino “Choka” Sirtuli (POR/RS), GM Corsa/Choka Car Racing, a 75 voltas
47º) Marcelo Andrade/Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR/PR/PR), VW Gol/Stumpf Competições, a 76 voltas
48º) Tuca Antoniazi/Thiago Messias (RS/RS), GM Corsa/Tuta Racing, a 81 voltas
49º) Eduardo Pavelski/Nicolas Salmini (PR/PR), VW Gol/SR Competições, a 84 voltas
50º) Renan Guerra/Marlon Caús Bastos (SP/PR), GM Celta/Alpie Competições, a 94 voltas
51º) Guto Baldo/Júnior Caús (PR/PR), GM Corsa/Sivel Competições, a 99 voltas
52º) Davi dal Pizzol/Gustavo dal Pizzol (PR/PR), VW Gol/Roger Preparações, a 100 voltas
53º) Gustavo Myasava/Lucas Daleffe (PR/PR), MRF Motorsports/GM Celta, a 102 voltas
54º) Marcelo Campagnolo/Gastão Weigert (PR/PR), Ford Fiesta/Seidel Preparações, a 104 voltas
DESCLASSIFICADO
Gabriel Formentão/Cleves Formentão (PR/PR), VW Gol/SpeedCar
Melhor volta: Lucas Inoue/Leandro Totti, na 98º, 1min18s398, média de 140,421 km/h
CORRIDAS COMPLETAS
Segue vídeo da CATVE.com com todas as provas da 32ª edição da Cascavel de Ouro:
https://www.youtube.com/watch?v=eE40QVSAWVo
“Fabricio Barbosa é casado, graduado em Processos Gerenciais, social mídia, apaixonado por velocidade, louco por motos, piloto amador nas horas vagas, além de obcecado por MOTOGP e WSBK” – Fabrício é um colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre WSBK e SBK Brasil!