Corrida em 3 atos
Acordar cedo nos fins de semana das provas da Motovelocidade 2017 é para os fortes, ou como eu, para os fãs das competições em duas rodas. A primeira categoria a se apresentar é a Moto3, que literalmente esquenta a manhã de competições.
Ontem no GP da República Tcheca não foi diferente. A prova pode ser dividida em três atos: largada, primeiras 10 voltas e voltas finais. Em cada momento situações particulares com muita disputa e velocidade.
Tenho a impressão que a disputa pelo campeonato nesse momento se desenha entre o italiano Romano Fenati #5 e o espanhol Joan Mir #36, não esquecendo que o também espanhol Aron Canet #44 continua se aproximando da dupla da imagem abaixo. Vamos aos fatos.
Largada
Com uma volta espetacular no sábado, o argentino Gabriel Rodrigo largava na P1 seguido de Romano Fenati e do espanhol Juanfran Guevara. Na segunda fila estavam Joan Mir, Nicolo Bulega e Bo Bendesneyder, enquanto Aron Canet largava na 17ª posição.
Ao apagar das luzes vermelhas Rodrigo se mantém na P1 enquanto Fenati larga mal, cai para quinta posição. Ao longo de toda primeira volta as posições se alternaram e na primeira listagem apareciam Guevara, Bendesneyder, Mir, Fenati e Rodrigo.
Miolo da corrida
Ao longo das 9 voltas seguintes nossos competidores foram se organizando, negociando ultrapassagens, buscando melhores posições com vários duelos particulares. Parecia que a corrida ficaria para Guevara, mas, sempre tem um mas…
Guevara, Bendsneyder e Fenati ficavam mais próximos e mais abusados, enquanto Mir vinha na espreita, sem deixar os três se distanciarem. Esse combate originou um primeiro pelotão que se distanciou do quinto colocado. Quando faltavam 5 voltas, Fenati passa Bendsneyder e assume a primeira posição.
Últimas voltas
Comecei a acreditar que o italiano ganharia Brno 2017! Mir acabou com essa perspectiva. Na metade da volta seguinte, o espanhol mostrou porque é o líder do compeonato. Num momento de vacilo, Fenati erra e Mir passa Fenati, Guevara e Bendsneyder. P1 para o espanhol. Na sequencia Fenati se recupera e chega na P2. Mir e Fenati abrem do segundo pelotão que agora tem a presença de Canet na quinta posição.
As duas últimas voltas foram antológicas. Luta intensa, curva a curva, reta a reta, freada a freada, push, push, push… Fenati tentou de todas as formas passar Mir que se defendia de forma espetacular sem deixar espaço para o italiano. Canet pressionou tanto Bendsneyder e Guevara que conseguiu ultrapassá-los e ficou com a P3.
Mir se defendeu até a última curva e assim venceu sua sexta prova nesta temporada. Fenati se contentou com a P2 e cumprimentou após a linha de chegada o brilhante Joan Mir.
Segue o resultado final da Moto3 no GP da República Tcheca 2017:
E agora as primeiras posições do campeonato estão assim:
“Professor, Analista de Sistemas, apaixonado pela esposa e filhos e um grande torcedor dos esportes de velocidade. Uma pessoa de bem com a vida que gosta muito de conversar e entender a natureza humana” – Gilson é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!