E chegamos à 10ª etapa do Mundial de Fórmula 1 em 2017! Grande Prêmio da Inglaterra diretamente de Silverstone, chamado o PALCO do automobilismo mundial! Treinos livres e treino classificatório dominado pela Mercedes, mas a Ferrari em corrida sempre forte este ano e a Mercedes com suas dificuldades.
Grid de largada foi definido no sábado (15/07/2017) e teremos Hamilton na pole position, sua 67ª (falta 1 para igualar Schumacher). Com a punição de Bottas pela troca da caixa de câmbio, o piloto largará em 9º, já que ficou em 4º no classificatório. Alonso, que deu show no Q1, larga em último em virtude das 30 posições de penalização – também trocas de partes do carro/motor. VEJA O GRID COMPLETO AQUI!
LARGADA
Antes mesmo da largada já tivemos gente abandonando – Palmer e sua Renault com problemas hidráulicos – volta de aquecimento! Mas a largada foi tranquila – no bom sentido – sem incidentes, Hamilton manteve-se na ponta, Kimi seguiu na cola e Max Verstappen agressivo na disputa com Vettel! Em seguida Ocon e Hulk disputando a 5ª posição. Final da primeira volta: Hamilton, Kimi, Max, Vettel, Hulk, Ocon, Bottas, Perez, Vandoorne e Massa. Boas largadas de Bottas e Massa, já recuperando algumas posições. E no final da primeira volta, enrosco entre Kvyat e Sainz e resulado… SAFETY CAR!
VOLTAS 1-10
Relargada na 5ª volta e seguimos com Hamilton, Kimi, Verstappen, Vettel e Hulkenberg no top5. Ricciardo lá atrás, tentando uma corrida de recuperação dá aquele passeio na grama, mas retorna – 17º. Bottas ganha a posição de Ocon e passa a 6º. Ocon, Perez, Vandoorne e Massa fecham o TOP 10 após 6 voltas. Sainz e Palmer fora da prova!
Corrida seguiu sem ultrapassagens ou disputas, exceto de Bottas para cima de Hulkenberg. Destaque para Alonso em 13º após ter largado em último e Vandoorne mantendo-se em 9º. Final da primeira parte e tínhamos: Hamilton, Raikkonen, Verstappen, Vettel, Bottas, Hulkenberg, Ocon, Perez, Vandoorne, Massa, Grosjean, Stroll, Alonso, Ricciardo, Magnussen, Wehrlein, Ericsson e Kvyat.
VOLTAS 11-20
Abertura da volta #11, a única disputa era a caça de Vettel para cima de Max Verstappen, mas o piloto da Red Bull em bom desempenho. Lá atrás Ricciardo chega em Alonso e começa a pensar na ultrapassagem (disputa pela 13º posição).
Volta 13 e Ricciardo consegue ultrapassar Alonso. Segue então para cima de Stroll, engole a Williams também! O piloto da Red Bull, que largou em penúltimo, já era 11º. E… E… lá na frente, DISPUTA forte entre Max e Vettel – roda a roda, cortando zebra e grama! Vettel coloca por dentro, mas Verstappen seguiu pela parte de fora da curva e conseguiu defender-se bem! Torcida vibra! Finalmente uma disputa de verdade na prova! Mas Max seguia à frente!
Volta 15 – Hamilton na ponta com mais de 4 segundos para Kimi. E bem Max e Vettel. Bottas seguia em 5º, mas chegando neles! Corrida seguiu com Vettel realmente decidido a combater Max Verstappen, mas sem sucesso nas investidas até então. Ricciardo ataca Massa e claro, sem chances para o piloto da Williams.
Final das primeiras 20 voltas e tínhamos: Hamilton, Kimi, Verstappen, Vettel, Bottas, Hulkenberg, Ocon, Perez, Vandoorne, Ricciardo, Massa , Grosjean, Stroll, Alonso, Magnussen, Ericsson, Wehrlein e Kvyat.
VOLTAS 21-30
Começam as paradas de boxes! Vettel parou na volta 19 e foi o primeiro, provavelmente para tentar ultrapassar Max em box! O piloto da Red Bull parou na 20ª volta, péssimo pit-stop e neste caso, parabéns à Ferrari pela estratégia: Vettel, com compostos macios, assume o P3 oficial, mas em pista 5º.
Voltas 22/23, Vettel ultrapassa Hulkenberg. Ricciardo se aproxima de Vandoorne e já parte para a ultrapassagem. Excelente prova de recuperação de Ricciardo! Verstappen também ultrapassa Hulkenberg e segue na cola de Vettel – mas já com boa distância do rival da Red Bull.
Voltas 24 e 25, Kimi e Hamilton fazem seus pits, nesta ordem. Sem problemas, Hamilton retorna à frente de Kimi e à frente de Bottas (não havia parado – largou com pneus macios).
Final desta fase (30 voltas): Ricciardo, Bottas e Magnussen não haviam feito suas paradas. Em pista tínhamos: Hamilton, Bottas, Kimi, Vettel, Verstappen, Ricciardo, Hulkenberg, Magnussen, Ocon e Perez no TOP 10. Kvyat chamado aos boxes com possível problema no carro!
VOLTAS 31-40
Abrimos a volta 31 e na pista a expectativa de disputa em pista, ficava com as duas Force India. Ocon em 9º e Perez em 10º. Classificação do resto: Massa em 11º, seguido de Vandoorne, Grosjean, Alonso, Stroll, Wehrlein, Ericsson e Kvyat.
Hamilton abria cada vez mais, volta rápida em cima de volta rápida. Volta 32 e já tinha mais de 5 segundos à frente de Bottas, que foi chamado para o PIT na volta seguinte. Reorganizada a fila dos ponteiros: Hamilton, Kimi, Vettel, BOTTAS e Verstappen – que perdeu mais uma posição em virtude do péssimo pit-stop da Red Bull. Com a parada de Ricciardo, tínhamos a seguinte ordem: Hamilton, Raikkonen, Vettel, Bottas, Max, Hulkenberg, Magnussen (sem parada), Ocon, Perez e de forma fantástica, Ricciardo fechando o TOP10. E mais, inicia em seguida a caça à Perez! Não demora muito e já abocanha a Force India! Que corrida do Ricciardo! Volta 34 e infelizmente Alonso tem problemas com motor, falta de potência e abandona mais uma vez!
Volta 37 e Ricciardo ultrapassa Ocon e Magnussen! Já era o 7º colocado, fantástico para quem largou em penúltimo! Lá na frente, Vettel tem mais de 7 segundos atrás de Raikkonen e Hamilton já com mais de 11 segundos para Kimi. E na volta 38, finalmente, Magnussen entra nos boxes. Retorna em 14º.
Final do penúltimo bloco da prova e tínhamos, após todas as paradas de boxes: Hamilton, Kimi, Vettel, Bottas, Verstappen, Hulkenberg (que prova), Ricciardo, Ocon, Perez, Massa, Vandoorne, Grosjean, Stroll, Magnussen, Ericsson, Kvyat e Wehrlein. Fora: Alonso, Sainz e Palmer.
VOLTAS 41-51
Bloco final da prova, e na classificação das voltas rápidas tínhamos:
A corrida seguia na normalidade, sem a tal chuva prometida e sem disputas que pudessem mudar o resultado até então estabelecido! Infelizmente a disputa de Vettel e Max foi tirada da pista e se converteu em disputa de box. O “show” mesmo ficou por conta da recuperação de Ricciardo em pista, largando de 19º.
Mas na volta 43, Bottas resolve atacar Vettel e inicia uma caça surpreendente para SALVAR a pátria! Vettel não vende barato, segura com unhas e dentes a posição, travando pneus e se desdobrando ao máximo! Bottas tentando, no final das contas, somar mais uns pontinho e claro, ajudar indiretamente o companheiro! Volta 44 e sem chances, BOTTAS ultrapassa VETTEL!
Volta 50 e Kimi, no azar de sempre, tem seu pneu danificado, desmanchado literalmente. Entra nos boxes. Mesma coisa acontece com Max Verstappen! Meu Deus, final de prova que parecia TOTALMENTE definido, muda tudo! Veeeeeeeeettel também tem problema na última volta, pneu dianteiro também FURADO, vai arrastando o carro na pista na tentativa de terminar, mas não consegue, entra nos boxes! QUE FOI ISSO! Que final de prova! Raikkonen consegue retornar à pista e ainda sobe ao pódio!
FINAL DE PROVA, vitória fácil, fácil de HAMILTON. Kimi em boa prova, com o problema de pneu ainda saiu no lucro e sobe ao pódio. Bottas, que largou em 9º, acabou em 2º! Vettel ainda consegue voltar dos boxes e chegar em 7º, minimizando o caos do domingo. Mas perde pontos importantes em relação a Hamilton no mundial.
Max fecha em 4º, seguido de RICCIARDO em 5º, Hulkenberg (prova impecável da Renault) em 6º. Infelizmente a disputa entre as Force India não aconteceu, Ocon fechou em 8º e Perez em 9º. Massa termina em 10º, ao menos pontuando.
A calmaria da prova toda foi contornado pelo FINAL fantástico, emocionante! É isso! É isso! Parabéns LEWIS HAMILTON! Agora a diferença para Vettel é de apenas 1 ponto no mundial! Campeonato toma outro rumo!
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL APÓS 10 ETAPAS
Após esse final fantástico, a situação do campeonato é a seguinte:
GALERIA DE FOTOS
[envira-gallery id=”16378″]
PRÓXIMA ETAPA
O próximo encontro deste circo será na Hungria para a 11ª etapa em 30 de julho de 2017! Veja o calendário completo aqui!
VEJA TAMBÉM
- FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Inglaterra – 2017
- FÓRMULA 1 – Resultado do 1º Treino Livre (TL2) – GP da Inglaterra – 2017
- FÓRMULA 1 – Resultado do 2º Treino Livre (TL2) – GP da Inglaterra – 2017
- FÓRMULA 1 – Resultado do 3º Treino Livre (TL3) – GP da Inglaterra – 2017
- FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Inglaterra – 2017
- PROGRAMAÇÃO DA TV – Corridas transmitidas na TV – 14/07 a 16/07/2017
NEWSLETTER – TOMADA DE TEMPO
E não esqueça de assinar nossa NEWSLETTER! Rápido e fácil!
Nos siga também nas redes sociais: facebook.com/tomadadetempo, instagram.com/tomadadetempo, twitter.com/tomadadetempo e nosso canal no YOUTUBE!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!