E tivemos neste domingo (09/07/2017) o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1/2017, diretamente do Red Bull Ring. Bottas pole position, seguido de Vettel, Kimi e Ricciardo. Hamilton ficou em 3º, mas larga em 8º (veja o motivo).
LARGADA
Com Hamilton largando em 8º devido a punição pela troca de caixa de câmbio e Wehrlein largando dos boxes, tivemos uma largada com incidente – Max Verstappen e Alonso se tocam na primeira curva. Como foi? Alonso, larga muito bem e coloca o carro lado a lado com Verstappen. Uma Toro Rosso, Kvyat, toca Alonso por trás e ao rodar, o espanhol atinge Verstappen. Fim de prova para os 2 – Max e Alonso. Bottas conseguiu se manter na ponta, Vettel colado em 2º. Kimi segura o ímpeto de Ricciardo. Massa em largada fantástica e auxiliado pela batida de Verstappen e Alonso, pula para 10º.
[envira-gallery id=”16108″]
VOLTAS 1-10
Bottas começa a abrir para Vettel, Ricciardo segue à distância. Grosjean ataca Kimi e ganha a 4ª posição. Ocon segue em 6º. Hamilton segue atrás da Force India em 7º. Na 5ª volta, avaliação da direção da prova em relação a “queimada” de largada por Bottas. Volta 6 e Hamilton ultrapassa Ocon e assume a 6ª posição. Kimi recupera a posição de Grosjean. Volta 9 e Hamilton já assume a 5ª posição ao ultrapassar Grosjean. Ao final da 10ª volta tínhamos: Bottas, Vettel, Ricciardo, Kimi, Hamilton, Grosjean, Perez, Ocon, Massa e Stroll no TOP10. Alonso e Verstappen fora da prova.
VOLTAS 11-20
Kvyat punido com drive-thru pela batida em Alonso. FIA começa a mostrar dados da largada e compara a reação de Bottas e Vettel na largada. Sem punição para o piloto da Mercedes. Volta 12 e Bottas já abria 5 segundos para Vettel.
“Tivemos boa largada, chegamos ate a 10ª posição, infelizmente alguém me acertou por trás e agora estou aqui falando com você” – Alonso, sobre o incidente que o tirou da corrida ao ser entrevistado pela Rede Globo.
Corrida entra naquele momento de fila indiana. Volta 15 e Hamilton já avisa a equipe que já sente o desgaste dos pneus – isso, ele que largou com super-macio. Hamilton já mostra o carro no retrovisor de Kimi, respectivamente, 5º e 4º colocados. Volta 18 e praticamente todos os pilotos começam a reclamar dos pneus, principalmente os de ultra-macios, que já demonstram ter bolhas.
Final da volta 20 e a classificação era a seguinte: Bottas, Vettel, Ricciardo, Kimi, Hamilton, Grosjean, Perez, Ocon, Massa e Stroll no TOP 10.
VOLTAS 21-30
Hamiton já está com 1.2s atrás de Kimi e quase entrando na zona da asa móvel. Volta 22, Bottas abre 6.5s para Vettel e Ricciardo segue a 3.5s de Vettel. Volta seguinte e Hamilton cola definitivamente em Kimi Raikkonen, mas erra em uma abordagem e Kimi consegue um fôlego.
Bottas faz volta rápida atrás de volta rápida, preparando-se para o pit! Final da volta 30, nada muda em relação aos ponteiros. Classificação a partir do 11º: Magnussen, Palmer, Vandoorne, Sainz, Wehrlein, Ericsson, Hulkenberg e Kvyat. Lembrando, Alonso e Max fora!
VOLTAS 31-40
Bottas abre mais de 7 segundos para Vettel e Ricciardo tem 5 segundos atrás de Vettel. Magnussen começa a pressionar Stroll na briga pelo TOP10. Mas… mas… volta 31 e o piloto da Haas tem problemas com o carro, que pena, equipe solicita que leve o carro para os boxes. Fim de prova para Magnussen.
Volta 34 e começam as paradas de boxe. Hamilton entra e coloca os ultra-macios. Vettel também faz sua parada e coloca super-macios. Volta 38 e Bottas ainda não havia feito seu pit e com compostos ultra. Assim como Raikkonen e Massa. Volta 39 e Hamilton parece não ter bom desempenho com os compostos ultra-macios. Visivelmente os pneus estão deteriorados com pouquíssimas voltas.
Final da volta 40 e tínhamos: Bottas, Raikkonen (não pararam), Vettel, Ricciardo, Hamilton, Ocon (não parou), Massa (não parou), Grosjean, Perez e Sainz no TOP10.
VOLTAS 41-50
Volta 41 e finalmente Bottas parte para o pit. Raikkonen assume temporariamente a ponta! Bottas retorna à frente de Vettel. E na pista ainda, sem a parada de Kimi, Bottas retoma a ponta e segue firme com um excelente desempenho. Volta 45 e Raikkonen faz seu pit-stop. De forma impressionante, Massa ainda não havia parado, mas com compostos macios. Vandoorne é punido por drive-thru por ignorar bandeira azul. Volta seguinte e Sainz abandona!
Ao final das paradas, tínhamos a seguinte classificação:
VOLTAS 51-60
Volta 51 e Vettel marca a volta mais rápida! Naquela altura, Vettel passaria a 20 pontos à frente de Hamilton no campeonato! E Bottas passa a ser uma preocupação para o inglês. Volta 56 e Vettel estava a 3.2s atrás de Bottas. Os ponteiros começam a negociar ultrapassagens com retardatários. Volta 60 e Massa se aproxima bem de Ocon, disputa pela 8ª posição.
VOLTAS 61-71
E partimos para o desfecho da etapa. Últimas 10 voltas. Seguíamos com Bottas, Vettel, Ricciardo, Hamilton e Kimi no TOP5. Volta 63 e Hamilton começa a voar literalmente, retoma o record da pista e se aproxima de Kimi, buscando com vontade o pódio. Massa segue nas tentativas de aproximação em Ocon. E… e… na volta 66 pilotos e imprensa avisam sobre gotas de chuva na pista! Serááááá… Serááááá… não… não. Não veio mesmo, infelizmente 0_o.
Última volta e Vettel pressiona forte Bottas e Hamilton pressiona Ricciardo! Mas, final de prova, as aproximações de Vettel/Bottas, Hamilton/Ricciardo e Massa/Ocon, não foram frutíferas e terminamos sim com a vitória impecável de Bottas, seguido de Vettel e Ricciardo fechando o pódio! Com a 4ª posição de Hamilton, Vettel abre 20 pontos no campeonato e Bottas mostra o bico para Hamilton!
Felipe Massa, com o incidente da largada e uma prova consistente, recupera-se do fiasco nos treinos classificatórios e termina em 9º. Stroll fecha o TOP10.
Parabéns BOTTAS! Bela prova!
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL
Vettel abre 20 pontos para Hamilton, Bottas encosta em Lewis. Massa chega no TOP 10. Veja a classificação após 9 etapas:
PRÓXIMA ETAPA
E a próxima corrida será na Inglaterra em 16 de julho de 2017 para a 10ª etapa de 2017! Veja o calendário completo!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!