E entre os dias 27/02/2017 e 02/03/2017 tivemos os primeiros testes oficiais da Fórmula 1! E foi em Barcelona no Circuito da Catalunha que as equipes apresentaram definitivamente seus carros e os colocaram na pista para que os pilotos pudessem testar e verificar o que terão nas mãos para a temporada 2017.
E assim foram 4 dias de muitas avaliações, testes e surpresas (boas e ruins). A Mercedes, apesar de algumas dificuldades no último dia, aparentemente reinará mais uma vez. Na classificação final, Bottas surpreendeu e ficou com o melhor tempo (1:19.705). Hamilton acabou em 4º com 1:20.983. A diferença é que, nos testes, a Ferrari mostrou-se muito melhor que o esperado (por ela inclusive). No geral, Vettel ficou em 2º lugar e na mesma casa do primeiro colocado Bottas. Seguido do companheiro Kimi com 1:20.872. Red Bull que o mundo aguardava como a possível desafiadora da toda poderosa Mercedes, não contava com o time de vermelho e acabou ali, logo atrás. Mas como digo sempre, treino é treino… corrida é corrida!
E aí vem o resto! A Williams não conseguiu dar mais que 213 voltas, sendo 103 de Massa e 110 de Stroll. E o culpado é justamente o novato, dono de muito talento ($$$$$$$$$$), que rodou/esborrachou o FW40 3 vezes, tirando inclusive a equipe dos testes em pista molhada no último dia! Mas como se diz: “Papai paga tudo né!”. Nos tempos, claro que existem várias questões a serem consideradas (o que estavam testando, tipo de pneus, etc), mas Felipe não passou dos 1:22.046 e Stroll ficou com 1:22.351 como melhor tempo. A McLaren, com pintura laranja, teve diversos problemas e pode ter certeza que o culpado não é apenas o motor! Assim, não foi diferente da Williams e a equipe deu apenas 208 voltas, sendo 107 de Vandoorne e 101 de Fernandinho. Os pilotos não passaram da casa de 1:22seg também. A vida não será fácil novamente para os pilotos e equipe! Mas a torcida continua!
Da galera do fundão, destaque par a Renault que, além de uma pintura muito elegante e bonita, parece ter um conjunto interessante. Palmer ficou em 6º no geral e Hulkenberg em 8º. A Sauber com o “Sony” Ericsson até que não foi mal e fez 1:21.824 e fechou em 9º. Ainda foi a equipe que marcou a melhor velocidade máxima. A Haas ficou ali no pelotão do meio e da galera da casa de 1:22seg com Grosjean em 11º e Magnussen logo atrás. Force India que prometeu mundos e fundos, não mostrou nada de mais e na verdade ficou a desejar. Ocon fechou em 15º, seguido do Perez. E por fim, Toro Rosso, que também mostrou uma pintura sensacional, e a única com bico e outros detalhes similares à Mercedes em relação a aerodinâmica, ficou devendo muito no desempenho. Lanternas nos tempos gerais, ganhando apenas do piloto de testes Alfonso Celis da Force India.
Mas meu amigo, não dá pra tirar muita conclusão. Foram apenas os primeiros treinos e testes, não dá para saber o que foi escolhido como foco pelas equipes e ainda o pior, os tipos de pneus variaram. Por exemplo, se for considerar pneu, é mais fácil dizer que a Ferrari de Vettel foi a melhor, já que Bottas utilizou os ultra-macios em sua melhor volta. Vettel com macios, ficou apenas 0.247s atrás do piloto da Mercedes. Desta forma, irei apenas mostrar abaixo os resultados diários e o geral.
DIA 1 – 27/02/2017
Um pouco do primeiro dia e a apresentação dos carros no vídeo oficial – f1.com – Youtube:
DIA 2 – 28/02/2017
Um pouco do segundo dia no vídeo oficial – f1.com – Youtube:
DIA 3 – 01/03/2017
Um pouco do terceiro dia no vídeo oficial – f1.com – Youtube:
DIA 4 – 02/03/2017
Um pouco do quarto dia no vídeo oficial – f1.com – Youtube:
TEMPOS COMBINADOS – Dias 1, 2, 3 e 4
Veja abaixo os tempos com a relação de pneus utilizados:
1º Valtteri Bottas – Mercedes – 1min19.705 – Ultra Macios
2º Sebastian Vettel – Ferrari – 1min19.952 – Macios
3º Kimi Räikkönen – Ferrari – 1min20.960 – Macios
4º Lewis Hamilton – Mercedes – 1min20.983 – Super Macios
5º Daniel Ricciardo – Red Bull – 1min21.153 – Macios
6º Jolyon Palmer – Renault – 1min21.396 – Macios
7º Max Verstappen – Red Bull – 1min21.769 – Macios
8º Nico Hülkenberg – Renault – 1min21.791 – Macios
9º Marcus Ericsson – Sauber – 1min21.824 – Super Macios
10º Felipe Massa – Williams – 1min22.076 – Macios
11º Romain Grosjean – Haas – 1min22.118 – Super Macios
12º Kevin Magnussen – Haas – 1min22.204 – Super Macios
13º Lance Stroll – Williams – 1min22.351 – Macios
14º Antonio Giovinazzi – Sauber – 1min22.401 – Ultra Macios
15º Esteban Ocon – Force India – 1min22.509 – Super Macios
16º Sergio Pérez – Force India – 1min22.534 – Super Macios
17º Stoffel Vandoorne – McLaren – 1min22.576 – Ultra Macios
18º Fernando Alonso – McLaren – 1min22.598 – Ultra Macios
19º Daniil Kvyat – Toro Rosso – 1min22.956 – Macios
20º Carlos Sainz – Toro Rosso – 1min23.540 – Médios
21º Alfonso Celis – Force India – 1min23.568 – Ultra Macios
QUANTIDADE DE VOLTAS POR EQUIPE
VELOCIDADE MÁXIMA
PIRELLI – Primeiras impressões
Nestes 4 dias de testes foram, no total, 3185 voltas com os pneus Pirelli, totalizando 14826 Km percorridos! Nos 3 primeiros dias foram testados e apreciados os slicks e no último dia os pneus de chuva e intermediários.
Para Mario Isola, da Pirelli, os testes foram um sucesso e está satisfeito:
“Estamos muito satisfeitos com os resultados. Pelo que vimos até agora, o produto está de acordo com as nossas expectativas. Para a temporada 2017, pediram para desenvolvermos pneus com menos degradação e que permitam aos pilotos forçarem o ritmo ao máximo. Isso é o que vimos até agora nos primeiros treinos e é o que vamos continuar a ver na segunda sessão na próxima semana. Os tempos de volta já caíram consideravelmente, o objetivo era ser 5 segundos mais rápido na comparação com as marcas de Barcelona, em 2015. Bottas fez o melhor tempo com 1min19.705 e usando pneus ultramacios. Considerando que a pole em 2015 nesta pista foi de 1min24.68, podemos dizer que o objetivo foi atingido”
VEJA TAMBÉM
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!