Ele foi disparado o piloto do dia, Verstappen deu show em Interlagos, IN LOCO o piloto fez o que queria e o que não queria no domingo caótico em São Paulo. Dentre as façanhas Max fez drift, jogou o Vettel pra fora, dividiu curva lado a lado com os amiguinhos, conseguindo até, os aplausos de TODOS presentes em Interlagos.
Caso queira saber como foi o incrível GP do Brasil e entender o que eu quis dizer, fique à vontade. Sem mais delongas, bora conhecer mais um pouquinho do menino gênio.
Verstappen nasceu na Bélgica em 1997, e realmente o piloto tem gabarito para fazer o que fez ontem. Seu pai, Jos Verstappen, disputou oito temporadas na Fórmula 1 pelas equipes Benetton, Simtek, Footwork, Tyrrell, Stewart, Arrows e Minardi.
Já sua mãe, Sophie Kumpen, correu de Kart. Já Paul Kumpen seu avô, competiu em provas de enduro. Anthony Kunpen, tio de Max participou de corridas do FIA GT e também das 24 Horas de Le Mans. POUCA EXPERIENCIA ADQUIRIDA NÉ? Realmente Max tem a velocidade no sangue.
Quando ele “saiu” do andador, já começou a correr de Kart, aos 4 anos Max já aloprava os amiguinhos nos kartódromos por onde ele andava. No ano de 2012 foi quando o piloto teve a sua ascensão para os monopostos mais desejados do mundo. Em outubro de 2013, pouco depois de Max completar 16 anos, o piloto fez testes no carro da Manor Motorsport no circuito de Pembrey, dando 160 voltas.
Em seguida, fez mais um teste, onde pilotou um Dallara F311 da Motopark Academy, no circuito de Jerez. Em janeiro de 2014, Max participou da Florida Winter Series, assinando pouco tempo depois com a Van Amersfoort Racing um contrato para disputar a Fórmula 3. Onde em julho do mesmo ano, correu o Masters de Fórmula 3 pela Motopark.
Verstappen iniciou sua carreira na Fórmula 1 em agosto de 2014, precisamente dia 18, quando a Scuderia Toro Rosso anunciou sua contratação. A contratação do jovem gerou algumas críticas do ex-campeão da Fórmula 1 Jacques Villeneuve, Ville chegou a dizer que “era a pior coisa para a Fórmula 1”.
Max conseguiu dias depois colidir um modelo RB8 em uma exibição nos Países Baixo. Ai fica a pergunta, VERSTAPPEN, COMO TU ME É CONTRATADO, VAI E BATE O CARRO EM UM EVENTO DA EQUIPE? Logo mais no Bate Papo nas Pistas ele vai nos responder haha!! Momento POLEEEEEMICOOO!!
Deixando o HUE de lado, logo na sua segunda corrida, Max alcançou o sétimo lugar no Grande Prêmio da Malásia de 2015, se tornando o mais jovem piloto a pontuar na Fórmula 1, com dezessete anos e 180 dias.
Em 2016, o piloto foi promovido, dias após o GP da Rússia, a equipe Red Bull promoveu a troca de Max por Kvyat. A ansiedade cortava giro dentro do piloto, a ponto dele confessar que passou três noites sem dormir. Na sua primeira corrida na “nova” equipe, no GP da Espanha, obteve sua melhor posição de largada, o quarto lugar. GP na qual o piloto venceu.
Com este resultado o piloto alcançava a marca de três feitos históricos na categoria, até o GP do Brasil: o mais jovem piloto a liderar uma prova, o mais jovem a subir ao pódio, o mais jovem a vencer.
E com a excepcional exibição em Interlagos Max conseguiu mais um feito: se tornou o piloto mais jovem a cravar a melhor volta em um Grande Prêmio, superando assim Nico Rosberg.
RECORDE DO MENINO GENIO
- 2014 Scuderia Toro Rosso – Piloto mais jovem a testar um carro da Fórmula 1.
- 2015 Scuderia Toro Rosso – Piloto mais jovem a correr na Fórmula 1.
- 2016 Red Bull Racing – Piloto mais jovem a conseguir um pódio.
- 2016 Red Bull Racing – Piloto mais jovem a vencer uma prova.
- 2016 Red Bull Racing – Piloto mais jovem a gravar a melhor volta na Fórmula 1.
Talento o cara tem, e MUITO POR SINAL, mostrado para os que duvidavam, o que ele veio fazer na Fórmula 1. Claro que as vezes rola dele fazer umas cagadinhas e tals – normal de um piloto que está iniciando a sua carreira. Mas vamos ser sinceros, a nova geração vem quente para as próximas temporadas. Realmente a muito tempo estávamos esperando por um show igual o de Max em Interlagos. Para finalizar o clima do GP do Brasil, fica o nosso muito obrigado Max!!
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!