E após 9 etapas, 18 provas espetaculares e muita emoção, está FINALIZADA a TEMPORADA 2016 da DTM (Sabia mais sobre a categoria). Iniciamos na Alemanha com Hockenheimring, seguindo depois para a Austria no circuito de Red Bull Ring/Spielberg. Voltamos à Alemanha para mais duas etapas em EuroSpeedway Lausitz e Norisring. Em Julho partiram para Holanda para a 5ª etapa em Park Zandvoort e no mês seguinte levaram a emoção ao Moscow Raceway – Rússia! A 7ª etapa, de volta à Alemanha, deu-se no fantástico Circuito de Nürburgring e após um pulo em Hungaroring/Hungia, retornaram à Hockenheimring para o grande FINAL! E diga-se de passagem, que FINAL!
E para tudo isso, contamos com 3 marcas/montadoras (Mercedes, AUDI e BMW) e que estavam divididas em 12 equipes compostas por 28 pilotos fantásticos!
Como característica da categoria, a competitividade e equilíbrio podem ser observados na distribuição dos pilotos entre poles, voltas rápidas e vitórias!
No campeonato, a disputa acabou ficando mesmo entre o alemão Marco Wittmann da BMW e o italiano Edoardo Mortara da AUDI. A disputa ficou até o último momento (veja como foi) e acabou com Wittimann campeão da DTM 2016, seguido de Mortara. Na sequência tivemos Jamie Green, Robert Wickens, Paul di Resta, Tom Blomqvist e o suíço Mattias Ekström fechando o TOP6. O único brasileiro presente na categoria é Augusto Farfus, mas que infelizmente não teve uma temporada para comemorar tanto. Farfus ficou em 16º com 44 pontos!
Na disputa entre as montadoras, a AUDI conseguiu o troféu somando 700 pontos contra os 647 da BMW e 471 da Mercedes-Benz.
Como sempre, a cada final de temporada, a DTM deixa em nós – apaixonados pelo esporte – aquele gostinho de quero mais! E que venha então 2017, com muita emoção e muita diversão para todos nós! Uma pena que, infelizmente, já temos más notícias para a temporada 2017! Realmente teremos a redução de 24 para 18 carros no grid! Cada montadora deverá retirar 2 carros, ou seja, eliminar 1 equipe! A Mercedes já se decidiu e ficará com as HWA, ART GP e Mucke Motorsport. Audi e BMW não se definiram sobre a equipe extinta. Por outro lado, na BMW, Martin Tomczyk deixa a categoria para correr no Grand Turismo Europeu e uma pena, mas Antonio Felix da Costa ficará apenas disponível para a Fórmula E. Na Audi, Timo Scheider se aposenta e Edoardo Mortara – vice-campeão 2016 – vai para a Mercedes!
Para finalizar, prefiro apresentar esse FANTÁSTICO VÍDEO com o fechamento da temporada nos cliques e filmagem da DTM Oficial. Vale a pena cada minuto e é impossível não arrepiar ou se emocionar! Valeu DTM!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!