E o que era praticamente esperado para FINAL de 2017, acabou antecipado pela turma da AUDI e acontecerá ao final da temporada 2016! Com muita tristeza e lágrimas, está confirmada a saída da montadora alemã das pistas da WEC – Campeonato Mundial de Endurance.
Foram “apenas” 18 anos de parceria e participação,com números maravilhosos. Foram 13 grandes vitórias nas 24hs de LeMans. Ainda foram campeões em 2 temporadas (2012 e 2013). E saem da categoria POR COMPLETO, alguns especialistas imaginavam que ao menos nas etapas de 24hs de LeMans, os alemães estariam presentes, mas não foi o decidido, sairão POR COMPLETO!
Segundo a montadora, seu papel na WEC já foi cumprido e vão para o FUTURO dos carros com energia elétrica, ou seja, irão concentrar seus esforços na Fórmula-E. Segundo o presidente da Audi, Rupert Stadler, como seus carros de rua estão cada vez mais “elétricos”, nada mais sensato em concentrar estudos e evoluções tecnológicas nesta área. Para os funcionários da fabricante, Stadler frisou que a decisão é estratégica para que a marca continue COMPETITIVA! Parêntese: Teria sido agravada a situação e a decisão antecipada para este ano devido o incômodo da Porsche e as promessas de evoluções da Toyota para 2017? Apenas para reflexão.
O foco então será na equipe Abt Schaeffler da Fórmula-E e já começou desde o mês passado seu envolvimento. Mas a participação PLENA da montadora na categoria será evidenciada em 2018 apenas. Na FE, continuará contando com a força do brasileiro Lucas Di Grassi como um dos pilotos. O brazuka comentou sobre a situação:
“Quando cheguei na AUDI fui muito bem recebido, praticamente um membro da família. Tem sido uma honra representar a Audi. Agradeço a eles por estes 3 anos correndo na WEC, onde tive a honra de correr ao lado de Tom Kristensen, que é uma verdadeira lenda de Le Mans. Ainda ter o prazer em correr ao lado de Duval e Jarvis. Vencemos corridas, fizemos poles, subimos ao pódio das 24Hs de Le Mans três vezes em 4 anos. A Audi agora vai focar na Fórmula-E e eu também. Estou muito feliz com a categoria que vem tomando uma dimensão além do imaginado, e a prova disso é o comprometimento da Audi com a F-E” – Di Grassi – Que deixa também a categoria ao final do ano para concentrar-se na Fórmula-E.
Já na DTM, a AUDI continua, mas com uma preocupação diferente: ESTRATÉGIA DE MERCADO. Seria muito complicado sair de uma categoria onde seus principais concorrentes dos esportivos de rua são FORTES e presentes: BMW e MERCEDES. Este ano, por exemplo, o piloto da Audi ficou perto do título – que foi levantado pelo piloto da BMW Marco Wittmann (VEJA COMO FOI).
Já que nós, pobres mortais, não podemos fazer nada. BOA SORTE à AUDI e DI GRASSI nesta nova empreitada! São gigantes e certamente tudo ocorrerá bem alongo prazo! De nossa parte, apenas não será fácil acompanhar as corridas de endurance sem as argolas campeãs! O vídeo abaixo demonstra bem a falta que farão:
https://www.youtube.com/watch?v=zWk4zVmHGok
Grande abraço pessoal!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!