E nesta tarde de sábado – 22/10/2016 às 16:00 tivemos a tomada de tempo para o GP dos Estados Unidos de F1. Felizmente tempo bom, sem chuva e com um discreto sol.
No Q1 os primeiros a marcar foram Wehrlein , Felipe Nasr e seu “companheiro” Sony Ericsson. Sendo que Ericsson marcou 1:39.017. Na sequência tivemos a turma da Haas – Grosjean e Gutierrez. Logo entram os ponteiros Ricciardo, Hamilton, Rosberg, marcando tempos na casa dos 1 min e 36 segundos.
Nasr que marcou tempos excelentes dos treinos livres #1 e #2, graças a TESTES IMBECIS da Sauber, foi medíocre nos tempos do TL3, refletindo também no qualify. O brasileiro terminou em 21º e fora já no Q1. Parabéns Sauber, vocês tem o poder… de acabar com qualquer coisa que possa beirar o bom! Mas de forma ESTRANHA, que passa a conseguir virar bem é o “Sony” Ericsson, classificando em 14º e no Q2. É VISÍVEL, CLARO que existe alguma força do MAL, CRETINA, dentro dessa equipe medíocre! Forças que obrigam favorecer o DONO da grana! Conseguiram ajustar o carro bem nos livres e amanhece no sábado praticamente com um outro carro.
“Sensação de carro desequilibrado, carro sem aderência e complicado. Perdeu performance, freio com problemas. Ontem estava bom e eu estava confiante e hoje ficou assim. A equipe vai ter que verificar” – Felipe Nasr
Hamilton crava 1:36.296, Nico fica atrás com 0.101 de diferença. Verstappen faz o 3º tempo e um pouco à frente do companheiro Ricciardo. A Ferrari que parecia ter conseguido chegar mais próximo da Mercedes corridas atrás, hoje permite a Force India colocar seus carros entre Red Bull e a equipe vermelha.
O outro brasileiro, Felipe Massa, fez tempo mediano, mas suficiente para passar ao Q2 – 9º. Button com dificuldades extremas, faltando apenas 2 minutos para o fim do Q1, consegue marcar tempo e naquele momento dentro dos 16 classificados para a parte 2 – mas pegou muito tráfego. Tanto que na sequência, perdeu a posição para Palmer, que se classifica. Fora do Q2: Grosjean, Magnussen, Button, Wehrlein, Nasr e Ocon.
Classificados para o Q2
Começa o Q2. Rosberg não perde tempo e entra logo no início do treino. Assim como Hamilton. Nico marca 1:36.351 e Hamilton com errinho na Curva 1, fica atrás com 0.099. Perez, com mais de 1 segundo atrás da Mercedes, é o terceiro a completar. Ricciardo entra, marca 1:36.255 e assume o melhor tempo, mas com pneus supermacios. Mercedez fizeram seus tempos com macios. Verstappen marca um 6º lugar, atrás as Ferraris.
A Williams e Felipe Massa, com aquela VELHA estratégia FANTÁSTICA de entrar faltando NADA para acabar o treino, desta vez deu mais sorte que juízo e acabou classificado em 10º. Bottas fica em 9º. Perez não consegue se classificar, assim como Alonso, Kvyat, Gutierrez, Palmer e Ericsson.
“Tive muito problema nos carros na sexta-feira e hoje (Sábado) o carro melhorou muito o desempenho” – Ericsson
Vou me abster de qualquer comentário em relação aos depoimentos de NASR e ERICSSON! Mas que é ESTRANHO é ESTRANHO! Pena Nasr não ter tido qualquer oportunidade ainda para não continuar nessa equipe!
Classificados para o Q3 – Parte Final
E começa o Q3, parte decisiva do treino. Novamente as Mercedes não perdem tempo e são as primeiras a marcar. Com pneus supermacios desta vez, destroem os cronômetros com 1:35.370 de Luizinho e Rosberg logo atrás com 0.072. Atrás passam Verstappen e Vettel nas primeiras tentativas. Mas Ricciardo entra na pista e assume a 3º posição. Seguido de Verstappen, Vettel e Kimi.
Entram depois as Williams e os demais. Mercedes voltam à pista e aparentemente Hamilton tem problemas, praticamente parou o carro no meio da pista! Nico abre a volta final à frente e marca o tempo de 1:35.215. Hamilton, resolve o “pepino, abacaxi” e sai voando BAIXO. Marca impressionantemente 1:34.999 e GARANTE mais uma pole na carreira (58ª pole)! QUE VOLTA MEU AMIGO, QUE VOLTA! Acho que ele funciona muito bem com sustos!
Ricciardo garante o 3º lugar, seguido de Verstappen. Red Bull deixa Ferrari pra trás e mais uma vez Kimi deixa Vettel para trás.
Questionado pela imprensa sobre essa estratégia de fazer apenas 1 volta rápida nos treinos, Massa comenta:
“Na verdade não tem pneu para fazer mais voltas no Q2 e Q3. Não tem muito o que inventar, se o carro fosse competitivo (mais do que é) seria diferente” – Felipe Massa que vai largar em 9º.
Que volta LUIZINHO! Que volta! Um passo para a tentativa de Hamilton em atrapalhar o título de Rosberg. Difícil, mas não impossível!
GRID DE LARGADA
CORRIDA
Pelo mostrado pela Red Bull, pode ser que em alguma estratégia interessante, possa dar algum trabalho para a Mercedes. A corrida será transmitida pela SPORTV (Rede Globo não o fará) às 16:45 deste domingo 23/10. Veja programação completa!
GALERIA DE FOTOS
Veja algumas fotos de Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas:
[envira-gallery id=”10151″]
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!