O piloto Thiago Rizzo e o navegador Ivo Mayer já contam os minutos para a largada da principal competição off-road nacional. No dia 03 de setembro, começa o Rally dos Sertões, a maior prova de rali do país e a segunda maior do mundo, atrás apenas do tradicional Rally Dakar. A largada será em Goiânia (GO) e chegada em Palmas (TO).
Com a Equipe Top Rally Team, a dupla inscrita na categoria Super Production já está pronta para a competição. Foram meses de muita expectativa e, agora, tem aproximadamente duas semanas para finalizar os preparativos e toda a grande logística.
“A cada evento que participamos com o carro ampliamos o desenvolvimento e fazemos modificações”, diz Thiago Rizzo, campeão do Rally dos Sertões e campeão do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2015. “Vamos fazer ajustes durante o rali, mas com certeza as experiências anteriores nos ajudarão a já começar a prova com um carro muito bom, que evoluiu bastante nos meses de preparação”, conta o piloto de Petrópolis (RJ).
O navegador Ivo Mayer completa: “Como a cada prova desenvolvemos mais, estamos em um ponto bem competitivo. Agora é um outro tipo de prova, com um pouco de tudo do cross country e, ainda, teremos como característica principal as areias da região Nordeste nos três últimos dias, com o percurso pelo Parque Nacional do Jalapão (deserto brasileiro) no Tocantins, onde será feita a etapa Maratona (pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos).”
Segundo divulgado pela organização, o Sertões 2016 promete ser um dos mais difíceis e também lindos da história.
“Gostei muito do formato. Teremos nesta edição todo tipo de terreno, com areião, cascalho, travessia de rios, pedras e serras. Aguardamos com muita expectativa. A Dunas Race está de parabéns pela escolha do roteiro”, destaca Rizzo que segue líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (Super Production) e do Mitsubishi Cup (L200 Triton ER).
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 02/09
– Carreata pela cidade
– Coletiva de Imprensa oficial
– Festa Oficial Sertões 2016
Sábado, dia 03/09
– Largada rali Mitsubishi Motorsports
– Largada rali Suzuki Off-Road
– Fun Day Mitsubishi
– Evo Day Lancer
– Volta Rápida com Ingo Hoffmann (Lancer)
– Prólogo do Rally dos Sertões (Cidade Alpha Goiás)
– Cerimônia Oficial de Abertura (Hino e Fogos)
– Largada Promocional (Autódromo Internacional de Goiânia)
Domingo, dia 04/09 – Etapa 1
– Goiânia (GO) – Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 247,92 Km
Trecho especial: 112,08 Km
Deslocamento final: 300 m
Total do dia: 360 km
Segunda-feira, dia 05/09 – Etapa 2
– Padre Bernardo (GO) – Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 35,09 km
Trecho especial: 373,83 km
Deslocamento final: 9,63 km
Total do dia: 418,5 km
Terça-feira, dia 06/09 – Etapa 3
– Cavalcante (GO) – Posse (GO)
Deslocamento inicial: 12,7 km
Trecho especial: 386,46 km
Deslocamento final: 243,94 km
Total do dia: 643 km
Quarta-feira, dia 07/09 – Etapa 4
– Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 189,7 km
Total do dia: 566 km
Quinta-feira, dia 08/09 – Etapa 5
– Luís Eduardo Magalhães (BA) – Mateiros (TO)
Desloc. inicial: 35,47 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 0
Total do dia: 463 km
Sexta-feira, dia 09/09 – Etapa 6
– Mateiros (TO) – Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 0
Trecho especial: 491 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 498 km
Sábado, dia 10/09 – Etapa 7
– Ponte Alta (TO) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km
Total do dia: 198 km
Total da prova: 3.143 km
Total de trechos especiais: 2.341 km
A equipe Top Rally Team, representante de Petrópolis (RJ), conta com o patrocínio da 3W Distribuidora de Malhas, Marcobrás Transportes e, apoio da Estravaganzza Jeans, AcquaSports Academia, Speedway Confecções, KNF Confecções e Posto Mineirão.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!