Interlagos recebeu nesta quinta-feira alguns dos competidores da primeira etapa de endurance do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge. Pilotos titulares e os convidados especialmente para a prova de 300 km da tarde deste sábado foram para a pista para os treinos opcionais e clínicas de pilotagem que marcam todas as etapas do calendário da categoria.
Em comum, todos destacaram o astral para a corrida.
Confira as declarações dos pilotos nesta quinta feira:
Caca Bueno:
“É muito legal! Estou muito animado. Foi uma surpresa participar, mas estou muito feliz de fazer parte desse evento. Todo mundo sempre falou muito bem da categoria há muitos anos e eu sempre brinquei falando “sacanagem que os profissionais não podem correr lá, porque é um baita evento”. E agora apareceu a oportunidade para a gente poder andar e estou muito animado. Foi muito legal andar com o Porsche. Eu já tinha andado com o Porsche no exterior há uns dez anos, então poder voltar a ter contato com esse carro depois de um tempo é muito bacana. Mas ao mesmo tempo temos que reconhecer que é muito diferente do que eu venho pilotando, então tem um certo período de adaptação. Sei da minha qualidade como piloto, mas não acho que eu vou chegar aqui fazendo primeiro tempo, sair ganhando tudo, porque temos que passar por uma adaptação clara em cima do carro também. Então o primeiro treino serviu para isso. Fiz dois stints longos dentro do tempo disponível para andar e quase não mexi no carro. E o ritmo, para minha surpresa, foi bem agradável”.
Marcel Visconde:
“A prova se avolumou e o nível aumentou sensivelmente. Não é só a quantidade, mas a qualidade dos competidores presentes. A barra do nível deu uma subida, mas a ideia é fazer o mesmo que fizemos ano passado: não errar. Se a gente for constante e não errar, podemos chegar bem –talvez até ganhar de novo. Mas o importante é chegar bem, com o carro íntegro, sem se envolver em acidentes e fazer nosso trabalho. Com esse tanto de estrela vai aflorar a competição e numa prova de endurance é interessante ter um ritmo constante, mesmo que um pouco mais baixo. Já revisamos o plano de voo para uma boa estratégia e tentar buscar um lugar no pódio. E tem ainda a questão do campeão overall: neste ano eu faltei a duas corridas, o que é raro. Mas o Pedro está na disputa pelo prêmio de competir em Le Mans e vamos fazer o máximo para que ele chegue até a prova final em condições de buscar essa conquista”.
Nelson Piquet Jr.
“Foi um dia bom, para conhecer o carro, entender mais ou menos a dinâmica do evento. Tivemos bastante conversa com o Edu Bassani, para traçar a melhor estratégia para amanhã, definir como vamos usar os pneus, porque são limitados. Então tem que ser muito esperto no planejamento. Tem bastante dupla forte na corrida, então vamos otimizar tudo que a gente pode porque será importante. O Pedro conhece mais o carro, já andou um ano inteiro aqui e isso ajuda. Não vamos nos estressar, mas estamos aqui para ganhar, como todos os outros. Então vamos trabalhar para buscar o melhor resultado”.
Ramon Alcaraz:
“Em primeiro lugar: Eu gosto muito de endurance. Acho que são provas mais legais que as sprints, porque conta muito a estratégia, o piloto tem tempo para a adrenalina baixar e se manter numa tocada constante. O segundo ponto é que correr misturado Challenge e Cup vai ser muito legal, porque é um desafio maior. E o terceiro ponto, que eu acho mais legal ainda, é a gente, que é piloto amador, correr com os “profissa”. Correr com gente da Stock, com o Nelsinho, que passou pela F1 e é campeão mundial da Fórmula E. Então é muito prazeroso isso, no sábado sem dúvida eu vou me sentir um piloto de verdade. Então a expectativa é excelente, estou com um parceiro rápido, o William Freire, então vamos trabalhar para buscar um pódio na Challenge, que é nossa meta”.
Gabriel Casagrande:
“Minha primeira vez no carro foi muito legal. Gostei bastante do Porsche e usamos o treino para pegar a mão. É um carro diferente dos outros que guiei ao longo da minha carreira, tem suas manhas. Mas é um carro muito gostoso de guiar. Você sente o carro no chão, a potência no corpo. Então acho que vai ser uma corrida muito legal, ainda mais nessa pista que proporciona muita coisa boa. Faz um tempo que não acelerava em Interlagos e competir aqui também serve como um treino para a Corrida do Milhão logo logo. Então quero aproveitar e andar o máximo aqui, porque sei que a cada volta vou melhorar. E assim vou poder ajudar o JP a chegar no resultado que ele espera que eu conquiste junto com ele”.
Carlos Ambrosio:
“Acabei de ficar sabendo que o Daniel está na briga para ser o campeão overall da Challenge e vou me esforçar mais ainda na corrida. Somos parceiros de box desde o início do ano e sempre nos demos bem. Quando houve a última troca dos modelos da Porsche Cup, o carro do Paludo ficou comigo, então, apesar de ser nossa primeira corrida em dupla, a camaradagem e a parceria vêm de longa data”.
Gaston Mazzacane:
“O carro é muito rápido, que tem muita sensibilidade, capaz de virar boas voltas em Interlagos. Tem um belo poder de freada, um grande grip e boa potência. Também o câmbio em paddle shift é muito eficiente. Então é um verdadeiro carro de corrida –e muito bom. Claro que gostaria de fazer mais voltas, porque preciso conhecer melhor o equipamento e o comportamento do carro. E fazer algumas voltas experimentando outas configurações, por exemplo, com o melhor acerto para pneu gasto. Hoje foi um dia de aprendizado meu e do Dario Giustozzi, para conhecer a dinâmica da Porsche Cup. E a pista de Interlagos me agrada muito, um traçado técnico, com todas as possibilidades de pilotagem. Já competi aqui em outros anos e ganhei aqui com a Top Race em 2010, quando a categoria argentina corria aqui. Então estou voltando depois de seis anos e foi um dia muito legal”.
Daniel Paludo:
“O Carlinhos é o porta-voz da dupla e além de ser muito bom nas declarações hoje já pegou a mão do carro da Challenge. O fim de semana promete”.
Eloi Khouri:
“Tenho 20 anos de amizade com o Cozzi e foi ele quem me introduziu nesse mundo do automobilismo. É uma bênção poder correr em dupla com um camarada desse, porque tudo o que eu aprendi com carros de corrida foi com ele e a família dele. Então espero aprender mais ainda nesta etapa, dividindo o carro com o Cozzi. Hoje ele andou muito bem, veio com bons tempos –e foi muito interessante a experiência de avaliar a telemetria junto e ver como um pode contribuir com a tocada do outro”.
Nono Figueiredo:
“A situação é bem diferente para mim. Estou acostumado a trabalhar na categoria como piloto consultor há oito anos, já competi diversas provas com a Dener Motorsport, como Mil Milhas, Top Series (que vencemos), 24 Horas de Daytona… Mas dentro da Porsche Cup vai ser minha segunda corrida apenas. A primeira foi a prova de endurance do ano passado. Corro com o Marcio Basso, que é um piloto que está evoluindo muito. Minha motivação é grande em ajuda-lo a evoluir mais ainda, é meu papel com todos os pilotos da Porsche Cup como consultor, mas nessa corrida especificamente mais ainda com o Marcio. Fico muito feliz de ver diversos outros pilotos de nível nesse grid –são tantos e de tantas categorias que prefiro nem citar nomes para não correr o risco de deixar de mencionar algum. Mas destaco ainda que temos pilotos internacionais, competidores do Panamá, da Argentina: essa mescla que uma prova de endurance proporciona para a categoria é fantástica. Sobre a nossa participação, temos que tem em mente que é uma corrida longa. Lógico que fazer a pole, como em 2015, tem um sabor muito gostoso, mas dentro de uma prova de duas horas e meia ou 300 km, isso é nada. O trabalho é para ser constante. O que vai determinar é o equilíbrio da dupla e também quem cometer menos erros nos pit-stops”.
Lista de inscritos
Cup
Constantino Jr e Lucas Foresti
Márcio Basso e Nonô Figueiredo
Miguel Paludo e Beto Gresse
Darío Giustozzi e Gaston Mazzacane
Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista
Clemente Lunardi e Beto Posses
Pedro Queirolo e Marcel Visconde
Marcelo Hahn e Allam Khodair
Maurizio Billi e Ricardo Mauricio
Ricardo Zonta e Alan Hellmeister
Paulo Pomelli e Diego Nunes
Daniel Schneider e Ricardo Baptista
Gil Farah e Marcelo Franco
Edu Azevedo e Sylvio de Barros
JP Mauro e Gabriel Casagrande
Nelson Piquet Jr e Pedro Piquet
Claudio Dahruj e Caca Bueno
Challenge
Eloi Khouri e Marco Cozzi
Mauricio Salla e Guilherme Reischl
Luiz Fernando Elias e Marçal Müller
Rodrigo Mello e Tom Filho
Roberto Samed e Marcio Mauro
Ramon Alcaraz e William Freire
Otávio Mesquita e Cristiano Piquet
Daniel Paludo e Carlos Ambrósio
Luiz Arruda e Marcus Vario
Sergio Maggi e Mau Zanella
Beto Leite e Beto Valerio
Christian Hahn e Renan Guerra
Programação – endurance 1 – Interlagos (atividades oficiais):
Sexta-feira, 5 de agosto
13h15 – 13h55 – Treino livre 1 – Cup e Challenge
14h10 – 14h50 – Treino livre 2 – Cup e Challenge
15h – 15h40 – Briefing – Cup e Challenge
16h – 16h10 – Classificação 1 – Cup
16h20 – 16h30 – Classificação 2 – Cup
16h40 – 16h50 – Classificação 1 – Challenge
17h – 17h10 – Classificação 2 – Challenge
Sábado, 6 de agosto
12h40 – 12h50 – Warm Up 1 – Cup e Challenge
13h – 13h10 – Warm Up 2 – Cup e Challenge
14h55 – Voltas de apresentação (2 voltas) – Cup e Challenge
15h – Largada – Cup e Challenge
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!