E neste sábado tivemos o treino classificatório das 6 Horas de Nurburgring, 4ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC.
Antes de falar do treino e grid de largada, apresento um pouco do circuito. Com 5148 metros de extenção, Nurburgring fica localizado nas montanhas Eifel – Alemanha Ocidental. Foi inaugurado em 1927 e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28 km, posteriormente foi criado um novo traçado de 22 km de extensão e era utilizado pela Fórmula 1 na década de 1960. Atualmente é utilizado outro traçado de 5148 metros, porém o traçado de 22 km ainda permanece, servindo apenas para “Track Days” e corridas de longa duração.
Agora, voltando ao tema da matéria, na LMP1, principal categoria, quem levou a melhor foi a Audi R18 de #7 com Marcel FASSLER e André LOTTERER. Seguido da outra Audi R18 de #8 com o brasileiro DI GRASSI e seus companheiros DURVAL e JARVIS. Em seguida temos os carros #1 e #2 da Porsche com seus 919 Hybrid e pilotando estas máquinas, respectivamente, Timo BERNHARD/Mark WEBBER/Brendon HARTLEY e Romain DUMAS/Neel JANI/Marc LIEB.
Já na LMP2, outro brasileiro, Bruno SENNA largará com sua equipe da 4ª posição. O português Albuquerque, companheiro de Senna, até fez a segunda melhor volta, mas na média dos pilotos, acabaram em quarto mesmo. Mas Senna acha que não a equipe e o carro não estejam ruins assim, ainda comenta que o Oreca 05 está andando fora do comum.
“Não estávamos tão mal quanto parecia na véspera. Acho que dá para sair desta prova com bons pontos e, se acertarmos na estratégia, poderemos até sonhar com pódio. Os Oreca estão mesmo em outro planeta em termos de velocidade. Mas corridas de longa duração envolvem outras variáveis, como o consumo de pneus, pit stop, tráfego” – comenta Bruno Senna
Na mesma categoria, ainda teremos PIZZONIA largando em 5º e DERANI em 7º. Pipo Derani está animado com a corrida:
“Estou animado para a corrida deste final de semana em Nurburgring, já que a pista deve favorecer o pacote da Extreme Speed Motorsports Ligier JS P2-Nissan melhor do que foi em Le Mans. Precisamos pressionar os líderes da LMP2 e não será fácil reduzir a diferença, mas não vamos desistir e estamos ainda mais determinados agora” – Derani
Já na LMGTE temos como pole position da categoria PRO os donos do Aston Martin Vantage V8, THIIM e SORENSEN, seguidos de Stefan MUCKE e Olivier PLA com seu Ford GT. E na categoria AM, o carro #88 de AL QUBAISI/HEINEMEIER HANSSON/LONG em 1º, seguidos de RIED/HENZLER/CAMATHIAS em 2º, todos com o Porsche 911 RSR.
Veja algumas cenas fantásticas deste sábado:
GRID DE LARGADA – LMP
1 – #7 – LMP1 – Marcel FASSLER, André LOTTERER, – Audi R18
2 – #8 – LMP1 – Lucas DI GRASSI, Loic DUVAL, Oliver JARVIS – Audi R18
3 – #1 – LMP1 – Timo BERNHARD, Mark WEBBER, HARTLEY – Porsche 919 Hybrid
4 – #2 – LMP1 – Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB – Porsche 919 Hybrid
5 – #6 – LMP1 – SARRAZIN, CONWAY, KOBAYASHI – Toyota TS050 – Hybrid
6 – #5 – LMP1 – DAVIDSON, BUEMI, NAKAJIMA – Toyota TS050 – Hybrid
7 – #13 – LMP1 – TUSCHER, KRAIHAMER, IMPERATORI – Rebellion R-One – AER
8 – #4 – LMP1 – Simon TRUMMER, Oliver WEBB, Pierre KAFFER – CLM P1/01 – AER
9 – #12 – LMP1 – Nicolas PROST, Nick HEIDFELD, BECHE – Rebellion R-One – AER
10 – #26 – LMP2 – Roman RUSINOV, René RAST, Alex BRUNDLE – Oreca 05 – Nissan
11 – #36 – LMP2 – MENEZES, LAPIERRE, RICHELMI – Alpine A460 – Nissan
12 – #42 – LMP2 – Nick LEVENTIS, KANE, WILLIAMSON – Gibson 015S – Nissan
13 – #43 – LMP2 – GONZALEZ, ALBUQUERQUE, Bruno SENNA – LIGIER JS P2 – Nissan
14 – #44 – LMP2 – Tor GRAVES, Antonio PIZZONIA, HOWSON – Oreca 05 – Nissan
15 – #27 – LMP2 – Nicolas MINASSIAN, Maurizio MEDIANI, – BR01 – Nissan
16 – #31 – LMP2 – Ryan DALZIEL, Pipo DERANI, CUMMING – LIGIER JS P2 – Nissan
17 – #45 – LMP2 – Matthew RAO, BRADLEY, Roberto MERHI – Oreca 05 – Nissan
18 – #37 – LMP2 – Vitaly PETROV, Kirill LADYGIN, Victor SHAITAR – BR01 – Nissan
19 – #35 – LMP2 – David CHENG, Ho-Pin TUNG, PANCIATICI – Alpine A460 – Nissan
20 – #30 – LMP2 – SHARP, Ed BROWN, VAN OVERBEEK – LIGIER JS P2 – Nissan
GRID DE LARGADA – LMGTE
1 – #95 – LMGTE Pro – Nicki THIIM, Marco SORENSEN, – Aston Martin Vantage V8
2 – #66 – LMGTE Pro – Stefan MUCKE, Olivier PLA, – Ford GT
3 – #97 – LMGTE Pro – Richie STANAWAY, Darren TURNER, – Aston Martin Vantage V8
4 – #51 – LMGTE Pro – Gianmaria BRUNI, James CALADO, – Ferrari 488 GTE
5 – #67 – LMGTE Pro – Marino FRANCHITTI, PRIAULX, TINCKNELL – Ford GT
6 – #77 – LMGTE Pro – Richard LIETZ, Michael CHRISTENSEN, – Porsche 911 RSR (2016)
7 – #88 – LMGTE Am – AL QUBAISI, HEINEMEIER HANSSON, LONG – Porsche 911 RSR
8 – #78 – LMGTE Am – RIED, Wolf HENZLER, CAMATHIAS – Porsche 911 RSR
9 – #98 – LMGTE Am – DALLA LANA, LAMY, Mathias LAUDA – Aston Martin Vantage V8
10 – #83 – LMGTE Am – François PERRODO, COLLARD, Rui AGUAS – Ferrari F458 Italia
11 – #71 – LMGTE Pro – Davide RIGON, Sam BIRD, – Ferrari 488 GTE
12 – #50 – LMGTE Am – YAMAGISHI, RAGUES, RUBERTI – Chevrolet Corvette C7-Z06
13 – #86 – LMGTE Am – WAINWRIGHT, CARROLL, BARKER – Porsche 911 RSR
GRID COMPLETO – COM TEMPOS
MELHORES MOMENTOS – TREINO CLASSIFICATÓRIO
CLASSIFICAÇÃO ATUAL DO CAMPEONATO
Para verificar como está a classificação atual do mundial de Endurance – WEC 2016, acesse: http://www.fiawec.com/courses/classification.html
PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS E TRANSMISSÃO
A largada está marcada para as 8 horas (Horário de Brasília). O Fox Sports 2 transmitirá ao vivo e na íntegra.
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!