E chegou a vez do meu “quintal” de casa, palco de muitas alegrias, em especial a etapa da Fórmula Truck desse ano, nosso querido Autódromo Internacional Ayrton Senna, que está localizado em aqui em Londrina, norte do Paraná.
Foi o terceiro autódromo Internacional construído no Paraná, o autódromo foi inaugurado no dia 23 de agosto de 1992, tem a capacidade para 35 mil pessoas, tendo sido construído graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Londrina e a Petrobras Distribuidora e teve seu nome modificado em Junho de 1994 para homenagear o piloto Ayrton Senna.
O autódromo de Londrina é considerado um pouco travado, com muitas curvas de baixa e média velocidade.
É um circuito de difícil ultrapassagem, por ser um pouco estreito, por ter poucas áreas de escape e o muro fica muito perto da pista.
O Autódromo é classificado assim:
– PISTA 3055M: uma reta do box de 700m e uma curva bem travada para esquerda com uma freada forte. – onde se realiza as 500 Milhas de Londrina.
– PISTA 3.145M: uma reta do box de 700m com uma curva para direita e logo adiante outra para esquerda com uma freada muito forte e em seguida uma curva de 90º (curva de esquina).
– AMBAS PISTAS: Uma pequena reta onde chegamos à curva da caixa d’agua para esquerda em subida que vai em direção ao “S” da caixa d’agua, curva das mais importantes do circuito por ser a entrada da reta principal de 800m.
Desta curva é importante sair forte para conseguir o maior giro no motor e consequentemente mais velocidade no final dela, onde acontece as ultrapassagens.
Chegando no final da reta temos uma curva rápida que é chamada de mergulho, porque o piloto mergulha numa curva cega e logo na sequência em outra curva para a esquerda. Este ponto é importantíssimo, onde os pilotos mais rápidos fazem a diferença.
Em seguida, uma pequena reta que vai ao encontro de uma curva com uma freada muito forte, chamada curva do box. Trata-se de uma curva de 180º.
Após esta curva, chega-se à curva da vitória, importantíssima, onde o piloto tem que achar o ponto certo para acelerar e consequentemente conseguir maior velocidade no final da reta do box.
INSTALAÇÕES
Oferece 30 boxes com capacidade para quatro carros cada, ambulatório médico, heliporto, 06 lanchonetes, torre de cronometragem de 04 andares, camarotes e amplo estacionamento.
CURIOSIDADES
O Autódromo de Londrina sedia e já sediou provas como: da Fórmula 3, Fórmula Ford, Stock Car, Fórmula Truck, 500 Milhas de Londrina, Motociclismo, Arrancadas, Troféu Maserati e outras mais.
Em 2016 Londrina voltou ao schedule da Stock Car Brasil, após um período fora do calendário.
GOSTOU?
Então veja as outras matérias da série:
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!