Somos chamados para viver por pessoas, e isso se aplica em todas as áreas da vida, o meu ambiente também é uma dessas áreas e um exemplo para todo o Brasil disso é a Fórmula Truck com a reciclagem dos materiais utilizados durante as dez etapas da categoria.
“Temos de preservar o meio ambiente, pois vivemos neste mundo e queremos deixar para nossos filhos e netos um planeta com boas condições e onde as pessoas possam viver em harmonia com a natureza. Nossas águas, mares, rios e lagos, e nossas florestas precisam ser preservadas para as próximas gerações”, diz Neusa Navarro, presidente da categoria.
Em Goiânia, última etapa da Truck a Coocamar (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável) e a Accert Transporte Logística de Resíduos, sob a coordenação do ativista ambiental Nilton Marques (www.conhecer.org.br), recolheram uma quantia de 200 quilos de alumínio, 150 de plásticos e 10kg de embalagens tetra pak. A ação também acontecera em Londrina.
Todas etapas realizadas pelo Brasil a Fórmula Truck contrata empresas para recolher o material reciclável descartado nos camarotes, bares e na cozinha, todas as pessoas presentes no autódromo são orientadas para que possam descartar seu lixo corretamente.
Após isso, o conteúdo é devidamente separado pelas empresas e ONGs, atitude que gera recursos financeiros as famílias de baixa renda que vivem de reciclagem.
“Na nossa sede, em Santos, e em todas as corridas temos lixeiras especiais para cada tipo de lixo e fazemos a separação de tudo o que pode ser reciclado e realizamos bom aproveitamento de todo o material, especialmente de papel, embalagens tetra pak e plásticos. Imaginem se jogássemos no ralo centenas de litros de óleo que utilizamos nos caminhões de corrida e nas carretas que transportam toda a nossa estrutura pelo Brasil. Com certeza poluiríamos muito o mar e os rios ao nosso redor”, analisa Neusa.
Altair Félix é o responsável, especialmente, da reciclagem de óleos e de materiais ferrosos reaproveitados dos brutos da Fórmula Truck. A empresa Lubrasil, especializada em reciclar esses líquidos, mantém na sede da Truck em Santos(SP) um reservatório de 500 litros que é esvaziado mês a mês. Cerca de 300 litros dos mais variados tipos de óleos (motor, transmissão e de componentes hidráulicos) reciclados todos os meses.
“Também reciclamos tudo o que se estraga nas corridas, pois muitos desses objetos metálicos que trazemos das provas não podem ser reutilizados. Aproveitamos o alumínio dos pistões e de outros pontos, enviamos para as empresas partes da estrutura dos caminhões de corrida, ferros e até mesmo os blocos dos motores, claro, quando não podem mais ser aproveitados nas pistas. A fibra de vidro, usada nas carenagens, quando se quebra em acidentes, é encaminhada para uma empresa usar em fornos industriais”, explica Altair, irmão de Aurélio Batista Félix, criador da Fórmula Truck, falecido em 2008.
Outro item muito importante – o pneu – material utilizado por toda a categoria que todas equipes da Fórmula Truck reciclam – de forma individual. Além de evitar ser jogado em aterros sanitários e se transformar em criadouro de mosquitos, principalmente o Aedes Aegypt, causador de graves doenças como dengue, chicungunha e zika, todas potencialmente mortais, a categoria colabora com a preservação da terra. Quem explica como funciona é Aurélio Júnior, diretor Operacional da Fórmula Truck.
“Separamos os pneus usados em três tipos. Um que pode ser recapeado mais facilmente, outro que é direcionado para virar sucata e se transformar em materiais de borracha e o terceiro, que se apresenta bastante desgastado. Esses geralmente são os do meu show, pois minhas apresentações consomem muito os pneus. Em média, cada caminhão de corrida utiliza cerca de 70 pneus por temporada. Como temos sete em atividade nas nossas equipes em Santos, são 700 pneus por ano encaminhados à empresa Sorocap, que tem sede em Sorocaba, interior de São Paulo”, diz Juninho, como é conhecido, pelo Show dos Caminhões, feito ao lado da irmã, Dani, em todas as dez etapas da Fórmula Truck, que terá sua próxima corrida no dia 3 de julho em Londrina, Norte do Paraná.
Parceria com o Instituto Cafú, Truck Kids, reciclagem de materiais usados nas etapas, preocupação com o meio ambiente isso é a Fórmula Truck! A categoria mais popular da América do Sul dando um grande exemplo as demais categorias do automobilismo brasileiro.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!