A Pirelli finalmente confirmou que renovou o contrato assim continuará como fornecedora de pneus da Fórmula 1 entre 2017-19. A fabricante italiana demonstrou no GP da Rússia do ano passado que um acordo tinha sido concretizado, mas as negociações sobre as regras de 2017 atrasaram o anúncio oficial.
A F1 tem o objetivo de criar carros mais emocionantes, entregando downforce adicional para aumentar as velocidades e baixar os tempos de volta em 2017, por meio de mudanças significativas de chassis e pneus mais largos.
A empresa italiana requisitou testes adicionais para facilitar a preparação e agora está satisfeita com os subsídios. A fabricante vai agora ser capaz de realizar “testes com carros especificação 2012, 2013 ou 2014, usando pneus no tamanho atual, mas com elementos protótipos (nas construções ou compostos) para se preparar para 2017”.
Ela também irá realizar um total de 25 dias de testes com carros modificados de 2015, usando pneus protótipos do tamanho de 2017: 305/670-13 na frente e 405/670-13 na traseira – para pneus slicks.
A Pirelli já começou a testar alguns elementos em pneus de tamanho atual, com os de tamanho 2017 previstos para começar no verão europeu, com base em acordos com a FIA e as equipes. Desde 2011 os italianos retornaram como os fornecedores exclusivos de pneus da Fórmula.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!