Nessa temporada da Fórmula 1, teremos seu maior calendário da história, com 21 provas. Uma das novidades do calendário é a volta do GP da Europa, que será realizado no Azerbaijão, país que nunca antes recebeu uma etapa da categoria, mas que é sede de outros eventos de automobilismo.
O Circuito de Baku, uma pista de rua – muito rápida – com cerca de 6km em sentido anti-horário, que conta com uma reta longa, levando os belos carros a uma velocidade que chega perto dos 345km/h e foi desenvolvido pelo famoso arquiteto Hermann Tilke, responsável por diversos traçados da F1.
Alonso, foi um dos primeiros pilotos a conhecer o traçado da prova que acontecera durante os dias 17, 18 e 19 de junho e rasgou elogios para o palco do Grande Prêmio da Europa.
“Fiquei impressionado com tudo o que vi hoje. Posso dizer com confiança que o circuito de rua de Baku será o mais memorável de toda a temporada 2016. Do ponto de vista técnico, estou ansioso para testar minhas habilidades em uma pista tão desafiadora, principalmente nestas curvas tão fechadas” – afirmou o entusiasmado piloto.
A pista se localizará às margens do Mar Cáspio, passando por trechos medievais da chamada Cidade Velha de Baku, e terá 6.006 m de comprimento – dentre os circuitos atuais, apenas Spa-Francorchamps (7.004 m) é maior.
Serão 20 curvas, sendo oito para a direita e 12 para a esquerda.
Queríamos uma pista que mostrasse o melhor de Baku, nossa capital, e estou feliz pelo circuito no qual as equipes de Fórmula 1 correrão, afirmou o ministro Azah Rahimov.
Acompanhe uma volta virtual no Circuito de Baku com o piloto Daniel Ricciardo.
O Hamilton voltou a vencer, a Ferrari com atualizações em Montreal foi super bem e vira buscando o podio em Baku. Quanto a RBR acredito que a escuderia venha forte, e o nosso Nico Rosberg tem que voltar a andar bem para não perder o primeiro lugar no campeonato.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!