Estar no top-5 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem os pós e seus contras, ao mesmo tempo muito cobiçadas e ao mesmo as menos desejadas.
Com as novas mudanças no regulamento da Truck, cuja a regra entra em vigor no Autódromo Ayrton Senna em solo Londrinense os cinco primeiros do campeonato, deveram usar o restritor de potência instalado na turbina do bruto.
Tricampeão da categoria, Felipe dá uma ideia do sofrimento dos pilotos para a etapa.
“É duro dizer isso, mas felizmente não sou o líder do campeonato e não terei o restritor que tira a maior quantidade de potência do motor. No entanto, também vou perder bastante, pois o de segundo lugar me leva a perder algo em torno de 120 cavalos. O que é bastante, mas tem gente pior do que eu. Tenho de correr mais com a cabeça do que com o pé direito” – brinca Giaffone numa referência ao líder Diogo Pachenki, que deixará de usar cerca de 140 HP do seu caminhão Mercedes-Benz.
A pista de Londrina conta com alguns pontos de subida, porem o piloto garante que realmente os restritores iram atrapalhar mas o efeito em Londrina perto de outras etapas é menor.
Sem dúvida que vai atrapalhar, mas Londrina é uma das que menos dificulta. Se fosse em Goiânia seria bem pior, assim como será em Interlagos, onde quem usar o restritor vai sofrer muito mais mesmo. Apesar de Londrina ter pontos de subida, a gente não sente tanto assim; diz Felipe.
Levando em conta tudo isso o piloto, vencedor de duas etapas nessa temporada, tem uma previsão pessimista para a etapa do dia 3.
“Fazer a pole position é bem difícil. Não largando na frente, passar sem a força do motor, não dá! Largando mais para trás, preciso correr tentando chegar na frente dos adversários que estão perto na tabela de classificação. Corro sem ilusão alguma, pois pensar em vitória seria irreal. A vitória virá somente se tiver muita sorte e todos quebrarem”
Quinta etapa da temporada da Fórmula Truck acontece dia 3 de julho na cidade paranaense de Londrina.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!