Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, horários e grid de largada – GP da...

FÓRMULA 1 – Programação, horários e grid de largada – GP da Espanha/Barcelona – 2016

306
Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli
Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli

E chegamos à 5ª etapa do mundial de Fórmula 1 2016 (13/05 a 15/05/2016). O palco é Barcelona – GP da Espanha no Circuito de Catalunha! A grande novidade deste final de semana é a rebaixada de Kvyat para a Toro Rosso, definição de Max Verstappen na Red Bull e a disponibilização dos pneus DUROS pela primeira vez no campeonato! A Pirelli ofereceu os compostos MACIOS, MÉDIOS e DUROS para o GP da Espanha. Mas a maioria das equipes acabou escolhendo a quantidade mínima obrigatória do pneu duro, dando prioridade pra os macios.

Segundo a Pirelli, estas são as características dos compostos:

DURO LARANJA: O pneu mais duro na linha da Pirelli é projetado para os circuitos que apresentam as mais altas cargas de energia nos pneus, com curvas rápidas ou superfícies abrasivas, e são muitas vezes caracterizados pelas altas temperaturas ambientes. O composto demora mais para aquecer, mas oferece máxima durabilidade, o que frequentemente significa que desempenha um papel fundamental na estratégia de corrida.

MÉDIO BRANCO: Em teoria, é o pneu mais perfeitamente equilibrado dentre todos, com uma combinação ideal entre desempenho e durabilidade. Como resultado disso, é extremamente versátil, mas muitas vezes muito útil em circuitos cuja tendência é a alta velocidade, temperatura e cargas de energia.

MACIO AMARELO: É um dos pneus mais frequentemente utilizados na linha, que se sobressai por um equilíbrio muito bom entre desempenho e durabilidade, com ênfase no desempenho. É um pneu que tende a ser utilizado para fins de velocidade em detrimento de longas distâncias, mas é capaz de dar às equipes uma vantagem competitiva tanto no início da corrida, quando o carro está com tanque cheio, quanto como um “sprint” no final.

Veja como foram as escolhas das equipes e pilotos para este final de semana:

Fonte: Pirelli
Fonte: Pirelli

Uma outra novidade do final de semana é a estreia das GP2 e GP3. Mais atração para os fãs de automobilismo.

CIRCUITO

O GP da Espanha, desde 1991, tem sido disputado no Circuito da Catalunha – cidade catalã de Montmeló. Tem o comprimento aproximadamente 4,7 km, com 66 voltas e totalizando 307 km de distância percorrida na corrida. Cinco seções de alta velocidade, 3 curvas lentas (Т5, Т10, Т15), duas possíveis zonas de ultrapassagem (Т1, Т10) e 2 zonas de DRS.

Como curiosidade, a pista em Montmeló foi construída para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O Circuito de é o local preferido para testes fora da temporada de Fórmula 1. A volta mais rápida no circuito da Catalunha foi alcançada em 2008 por Kimi Raikkonen (1:21.670) enquanto ele corria pela Ferrari.

Veja o traçado:

Fonte: f1.com
Fonte: f1.com

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

1º Treino Livre – Sexta-Feira – 5:00 – Sportv2
2º Treino Livre – Sexta-Feira – 9:00 – Sportv
3º Treino Livre – Sábado – 6:00 – Sportv
Classificação – Sábado – 9:00 – Sportv
Corrida – Domingo – 9:00 – Globo
* – Horários de Brasília

GRID DE LARGADA

E neste sábado (14/05/2016) às 09:00 (Horário de Brasília) tivemos o treino classificatório para definição do GRID DE LARGADA do GP da Espanha de F1.

Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli
Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli

E finalmente tivemos uma “briga” entre os pilotos da Mercedes. Na verdade, Hamilton mostrou que com carro em boas condições não tem chance para o Rosberg! Treinos livres é um blablabla eterno, mas na hora do “vamos ver”, do “pega para capar”, Luizinho meteu a bota do acelerador e, apenas de alguns erros, e conquistou a pole position! A Ferrari que fez seu showzinho particular no TL1, dormindo o treino, ficou somente no gogó mesmo e não teve chances com a Mercedes e para piorar, ficou devendo para as Red Bulls! Vettel (6º) ainda conseguiu ficar atrás de Kimi Raikkonen (5º).

Na Red Bull, Daniel Ricciardo ficou a frente em praticamente todos os treinos, mas a “MÍDIA LIXO” já tentou tratar o neófito Max Verstappen como o rei apenas per ter ficado à frente de Ricciardo em um dos treinos livres! Mas como se diz… treino é treino… na classificação Max deu seu ar da graça no Q2, ficando à frente do companheiro, mas Ricciardo mostrou quem manda nessa parada e classificou em 3º. Max, não podemos desconsiderar, tem final de semana brilhante até agora e largará em 4º! Vamos ver na corrida!

Na sequência temos Valtteri Bottas, Carlos Sainz, Sergio Perez e de forma surpreendente, Fernando Alonso fechando o TOP 10. É a primeira vez que a McLaren entra para o Q3 nesta temporada!

O fiasco do dia, a vergonha da humanidade, para variar ficou por conta da duplinha misteriosa WILLIAMS/FELIPE MASSA. Que foi aquilo! Que imbecilidade foi aquela de deixar os boxes (2ª tentativa) faltando apenas 1:24.000 para finalizar o treino/Q1? Achavam que em uma volta de abertura de tempo o menininho do carro branco iria fazer tempo de pole? Que amadorismo dessa equipe! Final da história, Massa largará em 18º, local mais que adequado para quem toma decisões imbecis e erram como ninguém o tempo todo! Parabéns WILLIAMS! Mais uma vez ferrando seus pilotos com estrategistas de fundo de quintal! Massa culpou o tráfego pelo baixo desempenho:

“Tinham carros lentos que saíram das garagens na minha frente na minha volta, e, depois, não tive tempo para ir de novo. Com certeza, não fizemos a abordagem e o procedimento correto para sair com tempo suficiente na primeira volta, o tráfego aconteceu e não conseguimos ir novamente. Foi muito frustrante” – Massa sobre a situação.

Já Pat Symonds, em entrevista, disse que o GPS do pau véio da Williams não detectou tráfego na volta do Massa! — tentando limpar a barra de sua equipe e culpar apenas o piloto pelo baixo desempenho no Q1. Depois disso, o piloto acordou para o mundo e deixou de “tapar o sol” com a peneira:

“A equipe decide quando vamos sair com certeza, sabemos que temos apenas uma volta e precisamos economizar os pneus, portanto precisávamos sair com um pouco mais de margem”

CULPA DE TODOS… incompetência GERAL! Mas chega de falar desse Felipe! Vamos comentar um pouco do drama do outro Felipe, o Nasr que vai largar em 20º e para piorar atrás do falastrão “SONY” Ericsson. Nasr solta o verbo e diz que não terá evolução no carro mais uma vez:

“A única atualização que temos neste fim de semana veio da Ferrari. Do lado aerodinâmico, não temos nada. As outras equipes trazem atualizações, já que é a mesma pista dos testes de pré-temporada e você pode comparar melhor os carros aqui. Os resultados do GP da Espanha acabam ditando o que vai acontecer na fase europeia do campeonato”

O lixo da Sauber, que já deveria ter sido vendida, continua na mesma ou melhor… CADA VEZ PIOR! Neste ritmo… SIM… terminarão o campeonato na lanterna!

VEJA O RESULTADO DA TOMADA DE TEMPO

Qualifying_-_2016-05-14_12.54.45

CORRIDA

A corrida será neste domingo (15/05/2016) às 09:00 (horário de Brasília) e transmitida pela Rede Globo!

FOTOS

Vejam as fotos do final de semana:

[envira-gallery id=”4858″]