E aí pessoal! Para a felicidade geral da nação, chegamos a mais um final de semana de Fórmula 1! A bola da vez é Grande Prêmio da China – Xangai. Entre os dias 14 a 17 de abril de 2016 o circo da F1 estará no Circuito Internacional de Xangai, uma pista com uma mistura interessante de curvas e retas, sendo a pior curva com praticamente 270º e ainda apresentando a MAIOR reta do calendário 2016. A pista tem 5451 metros e 56 voltas. O recorde ainda é do grande Schumacher com 1:32.238 em 2004. A velocidade máxima alcançada foi 335 Km/h. A etapa marca também o retorno do tradicional formado de Classificação, já que semana passada foi definitivamente abolida a “dança das cadeiras” apresentada para as 2 primeiras etapas da temporada 2016.
Uma preocupação grande das equipes será com os desgastes dos pneus. A Pirelli disponibilizou para o GP da China os pneus Médios, Macios e Super Macios. Os pilotos e equipes fizeram as seguintes escolhas:
Os últimos 2 anos foram dominados por Hamilton, que foi pole e venceu as duas etapas (2014 e 2015). O piloto inglês é maior vencedor, já que nos 12 anos de disputa, venceu 4 vezes. Seu companheiro, Rosberg, ganhou apenas em 2012. O que mostra que Luizinho tem boa adaptação ao circuito e como sempre, é sim o favorito para levar o P1 em Xangai este final de semana! E está precisando, após as 2 primeiras etapas com problemas, Hamilton precisa mostrar que pode retomar as rédeas da situação e caminhar rumo ao título!
Mas não será fácil, já que após avaliação da equipe em virtude dos problemas na caixa de câmbio no Bahrain, resolveram que é o momento de trocá-la! Assim o tricampeão será punido com cinco posições no grid na China.
“Não tem sido um começo tranquilo de temporada, estar nesta posição no campeonato é até bem positivo. Se você conseguir duas corridas ruins e ainda sair com dois pódios, isso é muito bom. Já me recuperei de situações piores com certeza”, disse Hamilton animado com sua recuperação já no GP da China.
Já o chefe da equipe justifica a escolha da China para a troca da peça:
“Este é o melhor circuito para decidir isso. Como as ultrapassagens são mais fáceis aqui em comparação com as próximas pistas, o impacto da pena é considerada menor”.
Falando da Sauber que chegou a ser dúvida para o GP da China devido problemas financeiros (incluindo falta de pagamento dos funcionários), a equipe foi salva (ao menos para China e Rússia), pelos patrocinadores do piloto ERICSSON. São rumores e que não foram completamente oficializados! Segundo também a mesma notícia do jornal suíço Expressen, os caras não resolveram bancar apenas a viagem, mas também colocaram em dia a folha de pagamento. O piloto brasileiro Felipe Nasr foi muito bem em 2015, largando da 9ª posição e terminando a prova em 8º. Mas isso foi em 2015 e o carro deste ano não me parece dar ao piloto condições mínimas de disputa.
E se na Sauber as coisas estão resolvidas ao menos para a China,na McLaren o martírio de Fernando Alonso ainda não tem fim. Não existe ainda confirmação de sua participação neste grande prêmio. Ainda o piloto espanhol fez elogios ao desempenho do seu substituto Vandoorne no GP do Bahrain.
“Espero voltar ao cockpit na sexta-feira, mas não podemos assumir nada antes de eu receber a liberação dos médicos para correr – independente de quando isso ocorrer. Porém, continuo me preparando normalmente para o fim de semana. E falando de Vandoorne, ele fez um ótimo trabalho no lá. E apesar dos problemas de Button, foi ótimo ver que ambos os carros andaram muito bem”.
Vale a pena também ficar de olho na Red Bull, que assumiu no Bahrain a 3ª posição na tabela do Mundial de Construtores! Claro, graças ao bom desempenho de Ricciardo e da “vergonheira” da Williams. Mas vamos também observar mais uma vez a estreante Hass que até o momento é candidata a queridinha da categoria e demonstra muito potencial!
CHAMADA OFICIAL – F1.com
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“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!