
E no final das contas, o formato de “dança das cadeiras” para os treinos classificatórios da F1 2016 está DEFINITIVAMENTE abolido! Os pilotos e equipes venceram a queda de braço com a FIA e já a partir do GP da China (incondicionalmente), teremos o velho e antigo formato de classificação.
Em reunião nesta quinta-feira (07/04/2016) entre FIA, FOM, Pirelli, equipes e pilotos, os chefões da F1 (Jean Todt e Bernie Ecclestone) tiveram que acatar o desejo da maioria e aprovar a volta da classificação nos moldes de 2015. E não teremos mais discussões que promovam mudanças ao menos ainda em 2016. Já para 2017, as equipes se colocaram à disposição da FIA para discutir sim uma atualização do formato, mas com calma e sabedoria!
Bernie se mostrou desanimado com a decisão e vê dificuldade para que em um futuro próximo, seja possível uma evolução no formato:
“Não sinto que agora seja possível encontrar uma solução para o futuro. As pessoas parecem esquecer que o que estamos tentando fazer é tentar embaralhar o grid. Hamilton até nos ajudou com suas más largadas nas 2 primeiras etapas e a Ferrari parece ter conseguido evoluir um pouco, então talvez as coisas mudem um pouco. Quanto ao formato, a menos que possamos encontrar um entendimento entre todos, não vamos a lugar nenhum. É simples assim”.
Veja a NOTA emitida pela FIA (Oficial):
“A pedido unânime das equipes em uma carta recebida nesta quinta-feira, Jean Todt, presidente da FIA, e Bernie Ecclestone, representante do detentor dos direitos comerciais da F1, aceitaram, no interesse do campeonato, apresentar à Comissão de F1 e ao Conselho Mundial do Esporte a Motor a proposta para voltar para o formato de classificação em vigor em 2015. Esta proposta, se aprovada por ambos os órgãos da F1, entrará em vigor no GP da China e será aplicada pelo resto da temporada. Todt e Ecclestone são favoráveis à ideia apresentada pelas equipes para uma avaliação geral de um formato para 2017.”
Próxima etapa do mundial de Fórmula 1 será em 17/04/2016 na China. Veja o calendário completo aqui!
VEJA TAMBÉM o que vai rolar na TV no próximo final de semana (08 a 10/04/2016)!

“Um goiano, acolhido por mineiros e atualmente vislumbrado pelo sul do país! Apaixonado pela família e pelo automobilismo, o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador, diretor de redação, editor-chefe e um dos colunistas do Tomada de Tempo!